Buscar

Pesquisa e Prática Profissional

Prévia do material em texto

Pesquisa e Prática Profissional - Espaços não Escolares
Desenvolvimento Humano Organizacional
Data de início:	17/12/2015 20:35
Prazo máximo entrega:	17/12/2015 21:50
Data de entrega:	17/12/2015 21:39
Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
“No cenário moderno do trabalho empresarial, o esforço direcionado à criação de um clima participativo, o gerente é um agente da integração, responsável pela produtividade da equipe. “BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. (p. 28) 
No livro-base, ressalta-se a relevância dos estudos sobre o relacionamento interpessoal nas organizações. Explique como o estudo sobre o relacionamento interpessoal contribui tanto para uma empresa como para a escola.
Nota: 20.0
Estudar a relação entre as pessoas em um grupo das organizações de trabalho é considerar o relacionamento interpessoal, ou seja, os aspectos entre o indivíduo e o grupo de trabalho, pois quando estes aspectos se unem para o funcionamento adequado da organização e da equipe, a organização passa a atingir os seus objetivos. (p. 113)
Resposta:
A RELAÇÃO INTERPESSOAL É FUNDAMENTAL EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO, SÃO AS PESSOAS QUE MOVEM OS NEGÓCIOS, ESTÃO POR TRAS DOS NUMEROS, LUCROS E TODO BOM RESULTADO A VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES É UMA PRATICA CONSTANTE DE TODO LIDER OU GESTOR POIS SÃO ELES QUE TEM O PODER DE INFLUENCIAR PROFISSIONAIS ATRAVÉS DE SUAS ACOES.
Questão 2/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Aprender hoje é buscar, comparar, pesquisar, produzir, comunicar. Só a aprendizagem viva e motivadora ajuda a progredir. [...]
É um conjunto de intenções, gestos, palavras, ações que são traduzidas pelos alunos como positivos ou negativos, que facilitam a interação, o desejo de participar de um processo grupal de aprendizagem, de uma aventura pedagógica [...]
 
Fonte: MORAN, J. M. Aprendizagem significativa. Entrevista concedida ao Portal Escola Conectada, da Fundação Ayrton Senna. 1º ago. 2008, p. 1.
 
O relatório consolidado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI,é um referencial para estruturação de práticas pedagógicas, publicado por Jacques Delors (2006) recomenda que a educação seja sustenta por quatro pilares.
Com base no fragmento do texto acima, e acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, explique a relação entre apresente os quatro pilares da educação:
Nota: 10.0
Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 40-41)
Aprender a conhecer
Aprender a fazer
Aprender a conviver
Aprender a ser
 
Resposta:
A EDUCAÇÃO DEVE ORGANIZAR SE EM TORNO DE QUATRO APRENDIZAGENS FUNDAMENTAIS QUE AO LONGO DA VIDA HUMANA, SERÃO PILARES DO CONHECIMENTO APRENDER A CONHECER ADQUIRIR INTRUMENTOS DA COMPREENSÃO, APRENDER A FAZER(PARA AGIR SOBRE O MEIO ENVOLVENTE, APRENDER A VIVER JUNTOSCOOPERAÇÃO COM OS OUTROS EM TODAS ATIVIDADES HUMANAS E FINALMENTE APRENDER A SERCONCEITO PRINCIPAL QUE INTEGRA TODOS OS OUTROS. NA VERDADE ESSAS QUATRO VIAS CONSTITUEMM EM UMA, DADO QUE EXISTEM PONTOS DE INTERLIGAÇÃO.
Questão 3/5
Leia o trecho a seguir:
 
“Os indivíduos, no âmbito das organizações, constroem representações acerca de suas experiências e vivência organizacional. Esses esquemas mentais contribuem para guiar suas ações na esfera profissional. A principal de todas essas representações é o conceito de si mesmo, o qual já fazia parte do universo simbólico pessoal, mas que, pelo caráter dinâmico, continua a ser construído através das interações sociais no trabalho. As organizações têm, portanto, um papel importante na conformação das identidades pessoais, pois os indivíduos constroem também uma representação simbólica destas em suas vidas pessoais.”
 
A Identidade no Contexto Organizacional: Perspectivas Múltiplas de Estudo. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEO/eneo_2002/2002_ENEO57.pdf Acesso em 31/08/2015.
 
 
 
Nos tempos atuais, as grandes empresas tendem a criar o modelo de comunidade ou de família. O que liga as pessoas não é mais apenas o aspecto profissional, mas sim as relações vividas nesses ambientes. Dentro dos processos inconscientes presentes nas organizações, explique o processo de identificação:
Nota: 20.0
Trata-se de um processo psíquico interno e que acontece de forma não consciente. Ocorre quando uma pessoa assume característica, qualidade ou traço de personalidade de outra pessoa, agindo como se fosse seu. A identificação pode ocorrer não apenas com relação a outras pessoas, mas também com relação a organização, sendo que pode ser parcial ou total. É uma expressão de vínculo amoroso, afetivo ou hostil. Resposta disponível na página 87 – capítulo 04.
Resposta:
O PROCESSO DE INDENTIFICAÇÃO , CONTROEM REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS SUAS EXPERIENCIAS E VIVENCIAS ORGANIZACIONAL, A PRINCIPAL REPRESENTAÇÃO É O CONCEITO DE SI MESMO, QUAL JA FAZIA PARTE DO UNIVERSO SIMBÓLICO PESSOAL, MAS PELO CARATER DINAMICO CONTINUA A SER CONTRUIDOATRAVES DAS INTERAÇOES SOCIAIS NO TRABALHO.
Questão 4/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
“Quem é o educador em cada campo de educação que estamos tratando? Em cada campo, quem educa é o agente do processo de construção do saber?”
Na educação formal sabemos que são os professores. Na não formal, o grande educador é o “outro”, aquele com quem interagimos ou nos integramos.
 
Fonte: GHON, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: < http://escoladegestores.mec.gov.br/site/8-biblioteca/pdf/30405.pdf>. Acesso em 19 jul. 2015.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e considerando as ideias apresentadas no texto acima, escreva um texto abordando:
A formação, atuação e competências do pedagogo para atender às demandas da contemporaneidade.
Nota: 16.0
Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto: (Livro-base, p. 124-125)
Considerando que a escola não deve mais centrar-se em si, mas buscar um novo cenário, abrindo-se a comunidade, e buscando parceiros que contribuam com competências complementares. A educação é uma realidade que se modifica enquanto fenômeno social e histórico, estando, atualmente, presente na industria, em hospitais, em ONGs e na cidade como um todo.
Assim, entende-se que há necessidade de um pedagogo multifuncional, com competências para atender às demandas que surgem no contexto do desenvolvimento local, que influencia o global, pois sua atuação deverá estar centrada em paradigmas atualizados que supram as necessidades do público atendido.
Diante dos diversos espaços de atuação, o pedagogo, deve ter uma formação sistêmica que permita o desempenho do seu exercício profissional, não somente no processo formal para trabalhar em escolas, mas uma formação que amplie horizontes, construa trilhas, redesenhe caminhos e crie possibilidades de histórias de vida.
Assim, entender-se que a atuação do pedagogo não se restringe a controles de planejamento, orientações aos professores, identificação de conteúdos relevantes para os currículos escolares, sua ação pedagógica deve atender às necessidades educativas e de aprendizagem de cada um dos espaços sociais.
 
Resposta:
DEVE ATUAR NO ESPAÇO ESCOLAR E TAMBEM PARA DESENVOLVER AÇÃO EDUCATIVA E PEDAGÓGICA, UM DOS FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS É A ARTICULAÇÃO AO TRABALHO ESCOLAR E DOCENTE, BEM COMO AS DEMANDAS DAS INTITUIÇÕES. NA CONTEMPORANIEDADE, PRECISA INVISTIR NA SYA FORMAÇÃO.
Questão 5/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
[...] O aumento dos saberes, que permite compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discernir.
 
Fonte: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez,2003, p. 91.
 
O relatório publicado por Jacques Delors (2006) orienta que a educação deve estar voltada para as necessidades do momento histórico. Diante disso, apresente três aspectos que a educação deve buscar para atender as contingências sociais que se apresentam pelo mundo. 
Nota: 16.0
Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 40)
A educação deve compreender a questão das comunidades locais, mas sempre contextualizando às questões globais.
Outro aspecto a ser indicado pelo relatório é com relação a importância dos sistemas de ensino democráticos como estruturas de inclusão e participação, mas para isso é preciso que a educação passe a identificar isso como prioridade.
Contextualizar o crescimento econômico mundial e sua correlação com o desenvolvimento humano, sobretudo em relação à importância estratégica da educação nesse contexto.
Buscar universalidade da educação básica, sem qualquer distinção entre pessoas.
Rever o papel político da educação nesse cenário, bem como, o papel político que os sistemas educacionais exercem na sociedade.
Resposta:
NA SOCIEDADE GLOBALIZADA, SURGEM NOVIS DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO ESTABELECE-SE UMA MULTIPLA TAREFA DE UM LADO ATENDER AS EXIGENCIAS DO MERCADO GLOBALIZADO E DE OUTRO A FORMAÇÃO HUMANA. NESSE MEIO ENCONTRASE A ESCOLA PROCURANDO ORGANIZAR DE MANEIRA A ATINGIR, DA MELHOR FORMA, ESSES DESAFIOS NESSA TENTATIVA ALEM DE ATENDER LEIS E POLITICAS, A ESCOLA BUSCA ATENDER OS OBJETIVOS QUE OS ALUNOS BUSCAMN ATRAVES DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. ESSA SITUAÇAO EXIGE ¨ALUYNO- PROFESSOR- COMUNIDADE CAMINHEM JUNTOS.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes