Buscar

Classificação das Obrigações quanto ao momento de seu cumprimento e à sua liquidez

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Classificação das Obrigações quanto ao momento de seu cumprimento e à sua liquidez
Em se tratando de obrigações, sabemos que elas poderão ser positivas (de dar coisa certa ou fazer) e negativas (não fazer). Por isso, para melhor entendermos, existe uma série de classificações para que se especifiquem cada uma delas. Dentre elas, destaco duas: quanto ao momento do cumprimento da obrigação (execução instantânea, diferida e periódica) e quanto a sua liquidez (líquida e ilíquida).
As obrigações quanto ao momento de seu cumprimento, tem por sua finalidade as execuções: Instantânea, Diferida e Periódica. Vejamos o significado de cada uma delas e exemplos adjuntos.
A execução Instantânea, como próprio nome já diz, dar-se a instantaneamente, na hora do ato. Temos, como exemplo, a compra e venda a vista.
A execução Diferida é semelhante à instantânea, mais sua execução será em um momento futuro, tendo como exemplo o pagamento a prazo.
E por fim a obrigação que se cumpre periodicamente. A obrigação de execução continuada, duradoura, contínua, de trato sucessivo ou periódica, é a que se caracteriza pela prática ou abstenção de atos reiterados, solvendo-se num espaço mais ou menos longo de tempo. Por exemplo: a obrigação do locador de ceder ao inquilino, por certo tempo, o uso e gozo de um bem infungível, e a obrigação do locatário de pagar o aluguel convencionado.
Ocorre quando as relações das partes desenvolvem-se por um período mais ou menos longo, devido à própria natureza da relação (ex.: contrato de locação, de trabalho, seguro etc.) ou devido à própria vontade das partes (ex.: compra e venda com pagamento a prazo). 
Não podemos esquecer quanto à liquidez que, se dividem em líquida e ilíquida. Liquida quando seu valor for certo, sem haver variações ou derivações, já a ilíquida é quando o valor for incerto, não obtém a quantidade exata ou certa sobre o haver.

Outros materiais