Buscar

Portifolio Sem 2 Dp - Individual II

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO 
31	INTRODUÇÃO	�
2	REFENCIAL TEÓRICO	3
3	ANÁLISE E RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES	5
4	CONCLUSÃO	9
�REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….10�
INTRODUÇÃO
O papel do Administrador não é apenas de gerenciar determinada área de uma organização ou toda ela, mas contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois a sua função política e social o torna um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho. O presente trabalho tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre. Trata-se de uma pesquisa sobre vários temas referentes às disciplinas estudadas durante o semestre.
A referida entrevista é de fundamental importância no processo de aprendizagem, possibilitando a correlação entre a teoria e a prática. Após a entrevista, foram realizadas análise e interpretação das respostas, confrontando a teoria com a prática. Através deste trabalho pretendo avaliar o ambiente organizacional da empresa Parceria Agrícola, a visão do administrador no relacionamento com os clientes e colaboradores e suas estratégias em um mercado competitivo como o agronegócio brasileiro.
REFERENCIAL TEÓRICO
Como pudemos ver nos estudos das escolas administrativas, são várias as habilidades que o administrador precisa dispor para desempenhar de forma profissional suas atividades. Dentre elas, destacamos três: 
- Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
- Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
- Habilidades Conceituais: Ter visão sistêmica. 
Elas são utilizadas de acordo com o nível hierárquico, ou não, dos administradores, ou também de acordo com o que fazem (função) dentro da empresa em que trabalham. 
E com o mundo cada vez mais globalizado podemos notar que as habilidades se alteram durante o tempo, pois sempre estamos mudando para algo mais moderno, e com isto temos mais recursos para adquirir mais conhecimento, planejamento e ter flexibilidade de lidar com pessoas.
Emile Durkhiem, por exemplo, encarou a administração como habilidade humana e com isso estabeleceu os aspectos que ocasionaram o surgimento das teorias da administração.
Desde o início da humanidade, o homem buscou formas e maneiras de realizar suas atividades de forma que tivesse melhores resultados de eficiência. Unindo seus esforços em conjunto com diferentes indivíduos para obter melhores resultados. Começou a criar métodos organizados de trabalho, planejamento e meios de produção e distribuição de bens e serviços.
Iniciamos com as contribuições de Durkheim, pois foi o primeiro sistematizador da sociologia, além de ser um dos responsáveis por tornar a administração uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social, bem como, um dos grandes intelectuais responsáveis pelo desenvolvimento da ciência jurídica. Outra contribuição de Durkheim é que ele destaca o social como coercitivo. O direito por outro lado é símbolo da solidariedade social. O número das relações sociais é proporcional ao número das normas jurídicas que as determinam.
Já Max Weber, é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.
Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.
Um aspecto singular da obra de Karl Marx é que sua intenção não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.
Marx desenvolve o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção, ferramentas, matéria-prima, terra e máquina, que se tornaram propriedade privada do capitalista. Separava também, ou alienava, o trabalhador do fruto do seu trabalho, que também é apropriado pelo capitalista. 
Essa é a base da alienação econômica do homem sob o capital. Politicamente também o homem se tornou alienado, pois o Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta. Para Marx, o homem só pode recuperar sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico e à política que o excluíram da participação consciente e transformadora. Vincula a crítica da sociedade à ação política. Propôs um novo método de abordar e explicar a sociedade, mas também um projeto de ação sobre ela.
Marx afirmava que as relações entre os homens são relações de oposição, antagonismo e exploração. As desigualdades sociais observadas no seu tempo eram provocadas pelas relações de produção do sistema capitalista, que dividem os homens em proprietários e não-proprietários dos meios de produção. As desigualdades são a base da formação das classes sociais.
Marx identificou relações de exploração da classe dos proprietários, a burguesia, sobre a dos trabalhadores, o proletariado. Essas relações parecem ser inconciliáveis: afinal o capitalista quer preservar o direito a máxima exploração do trabalho do operário; e o trabalhador, por sua vez, procura diminuir essa exploração ao lutar por direitos trabalhistas mais justos.
 
ANÁLISE E RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES
Para relacionar a forma com que os administradores atuais desenvolvem suas habilidades, possibilitando assim uma correlação entre a teoria e a prática, entrevistamos o empresário Edson Bassalobre, proprietário da empresa Parceria Agrícola Ltda e seu colaborador Antônio Brizi.
A Parceria Agrícola é uma empresa que representa, em Assis (SP) e região, a marca Morgan Sementes e Biotecnologia, uma marca da Dow AgroSciences, multinacional de sementes hibrida de milho. Por ser representante de uma marca multinacional precisa se adequar constantemente às exigências da marca, pois o modelo de negócios é parecido ao modelo de franquias.
Além desta marca, a empresa também trabalha com fertilizante orgânico, e com este produto consegue uma margem maior, pois detém a exclusividade da representação em toda região.
Segundo o proprietário, no quesito preço, a empresa precisa se adequar ao mercado, principalmente, porque os produtores adquirem seus produtos uma vez ao ano e precisam realizar um trabalho muito bem feito para realizar as vendas antecipadas com o argumento de que assim o cliente conseguirá escolher melhor a variedade que mais se adapta a sua lavoura.
A melhor maneira de realizar um bom negócio é antecipando as vendas ou pedindo um desconto maior a multinacional na hora da compra. Isso faz com que seus preços sejam mais atrativos que seus concorrentes que trabalham com a mesma marca, no caso de semente de milho. No caso do fertilizante as negociações são melhores, pois a margem de lucro é elevada, e com isso é possível realizar algumas promoções dentro do ano, até porque, se de um lado são detentores da exclusividade nas vendas do produto, de outro, por ser um produto diferenciado tem um preço elevado, e isso leva mais tempo para vender, aumentando seu custo.
Com referência a inflação, o que mais interfere em suas vendas é a cotação do dólar, pois a maioria dos fertilizantes vem de fora do país. Com a cotação do dólar acima do esperado, os produtos encarecem demais e isso trava as vendas. E não é somente isso! Se antecipar a compra dos fertilizantes e odólar estiver em alta, quando ele baixar, terão um volume elevado de produtos muito caros em estoque e não conseguirá vender. Se comprar em baixa, terá um produto barato no estoque e poderá fazer promoções, mas normalmente as empresas fazem cota de vendas quando o dólar está em baixa, dificultando encontrar produto a venda no exterior em grande volume.
No mercado de sementes, normalmente a cada dois anos uma nova tecnologia é lançada e com isso os preços são alterados. No tocante a definição dos preços, segundo o proprietário, é levado em consideração o incremento de produtividade que a nova tecnologia trará e com base neste número é calculado o valor do produto. A maior dificuldade da empresa é fazer com que o cliente/ produtor enxergue esta melhoria e invista no novo produto. 
As novas tecnologias, normalmente, têm cerca de 30% de aumento de preço e isso já vem definido pela multinacional, detentora da tecnologia, a revenda (Parceria Agrícola Ltda) deve então traçar estratégias para fazer com que os produtores realmente invistam nesta nova tecnologia, para isso são realizados eventos de lançamento destes produtos e inúmeras palestras para levar até os produtores informações confiáveis. Além disso, também são realizados plantios em áreas testes, chamados de “ensaios” para testar o novo produto na realidade dos próprios clientes. Assim, a empresa consegue passar a ideia e o conceito do novo produto de uma forma mais confiável, fazendo com que os próprios produtores falem bem dos produtos e vendam a tecnologia aos seus vizinhos de sítio.
No caso dos fornecedores não há muita alternativa, pois os produtos vêm direto da multiplicadora autorizada de sementes e não têm como debater muito os preços nem formas de pagamento, que normalmente são faturados para a safra, ou seja, entre junho e agosto. Uma das únicas formas de negociação são os prazos e se o volume for maior, conseguem descontos significativos, através de bonificações de sacas de semente. 
No mercado de sementes os concorrentes são muitos, “a briga no campo é grande”, mas cada um tem sua estratégia. No caso da Parceria Agrícola Ltda, eles têm tanto concorrentes que trabalham com a mesma marca mas inúmeras outras que trabalham com marcas tão produtivas quanto a sua. Neste caso, o maior diferencial é o atendimento especializado dos agrônomos no campo. O conhecimento do produto, do solo, das pragas e doenças é primordial, pois qualquer erro o prejuízo é grande. Dependendo do ataque de lagartas, por exemplo, um dia de atraso na pulverização trás um prejuízo de cerca de 20% na colheita.
Os maiores concorrentes da marca Morgan na região de atuação da Parceria Agrícola Ltda são: Dow AgroSciences, Dekalb, Agroceres, Pioneer, Biogene e Biomatrix. A estratégia para driblar esta concorrência severa tem sido, como dito anteriormente, o conhecimento profundo do produto. O posicionamento de cada espécie de milho em solo adequado para ele, ou seja, não tem como plantar um milho que exige um solo fértil com boa adubação em uma área de solo fraco sem tratos culturais corretos: é jogar dinheiro fora e perder o cliente. Isso tem contribuído significativamente com o crescimento da empresa, pois todos os colaboradores respeitam estes parâmetros e limitações de cada híbrido.
Por se tratar de pessoas mais simples, os produtores são, na maioria, fiéis ao profissional que o atende no campo. Se algum profissional se destaca no atendimento a sua fazenda, ele então procura comprar tudo o que aquele profissional lhe indica, e isso tem facilitado o trabalho da Parceria Agrícola Ltda, pois tem investido pesado em treinamento aos colaboradores e este investimento tem retornado em numero de clientes satisfeitos e fiéis.
Para Edson, o significado de liderar é saber: conquistar pessoas através do exemplo e fazer com que elas te sigam por saber que você confia nelas. Esta é uma resposta que transparece muito o estilo Humanista de administração, onde o ser humano tem o seu lugar cativo. 
Na visão dos administradores atuais, o ser humano precisa ser respeitado e os administradores precisam estar atentos no comportamento da sociedade para que os anseios desta sejam contemplados em suas decisões.
Desta forma podemos visualizar que, segundo os clássicos da sociologia, a teoria que mais se aproxima da apresentada pelos entrevistados é a teoria Humanista, onde a qualidade do relacionamento que os indivíduos desenvolvem no interior dos grupos que compõem a organização pode influenciar positivamente ou negativamente o desempenho e a qualidade desse desempenho.
No entanto, mesmo os bons líderes podem cometer erros e ter grandes defeitos. No caso de Edson, ele comenta que muitas vezes ele insiste demais em uma ideia e isso compromete o trabalho de todo o grupo, pois investem tempo em um projeto arriscado e acaba por desanimar todo o grupo. E com o passar dos dias vendo que o projeto não está indo bem as cobranças se multiplicam na ânsia de fazer dar certo, e isso prejudica o processo, pois desgasta os colaboradores além de perder a credibilidade junto aos mesmos.
Os bons líderes são sempre seguidos e isso faz da empresa um referencial de bons profissionais. Ajuda na seleção de novos colaboradores, pois todos querem trabalhar com uma equipe eficiente e bem treinada.
Líderes têm seus discípulos e é assim que conseguem formar equipes talentosas. Mas estes líderes não nasceram assim, foram forjados através de treinamentos constantes e isso nunca acaba. Todos os dias há informações novas chegando e mais treinamento e acompanhamento. E assim os bons profissionais vão se lapidando e se transformando em referência em suas áreas de atuação.
Segundo Edson, a motivação é manter o bom relacionamento com cada um dos colaboradores e deixar claro que você se importa, não somente com ele mas com sua família, seus sonhos e com suas realizações, por mais pequenas que sejam. A valorização dos colaboradores não está somente em bons salários, mas em fazer com que façam parte da empresa como um todo. Até porque, ele é a extensão da empresa. Nem todos conhecem o proprietário, mas os colaboradores levam o conceito de sua empresa por onde passam.
Os itens que mais desmotivam os colaboradores são a falta de comunicação, de reconhecimento e desprezo por sua família. Isto tem causado muitos desapontamentos, pois muitas empresas de grande porte que antigamente eram o foco dos novos formandos, hoje estão sendo rejeitadas por não ter um relacionamento mais humano com seus colaboradores. O bom salário, hoje não é tudo!
Anualmente realizamos um acampamento de férias de uma semana onde todas as famílias dos colaboradores são convidadas a participar. Na maioria das vezes alugamos uma casa de praia ou um hotel fazenda e lá brincamos a semana toda sem pensar em serviço, treinamento e contas a pagar. Isso tem aproximado as famílias dos colaboradores e tem trazido muitos resultados positivos. Hoje é corriqueiro ver um colaborador convidando a família do outro para almoçarem juntos, o que não ocorria antes.
Segundo Edson, como trabalham com produtos de empresas multinacionais as mesmas realizam constantes pesquisas de mercado junto aos clientes para medir o grau de satisfação e a qualidade do produto e atendimento. Para ele isso tem mostrado que estão no caminho certo, pois já receberam vários prêmios pela qualidade do atendimento e conquista de mercado.
Para ele as pesquisas são sempre bem-vindas, pois é difícil mensurar o trabalho dos colaboradores a campo, e através das pesquisas conseguimos saber se o cliente está sendo atendido com qualidade e se estamos no caminho certo e se as estratégias estão sendo aplicadas no dia-a-dia.
CONCLUSÃO
Através desta entrevista pudemos verificar que a empresa Parceria Agrícola tem prosperado, pois não deixou de lado algumas regras básicas no relacionamento com os clientes e colaboradores, além de não se acomodar nos conhecimentos adquiridos, antes realizam treinamentos constantes. 
Outro motivo, é que ela conseguiu transformar oambiente empresarial sem deixar de lado o ambiente externo onde as famílias precisam de atenção, qualidade de vida e segurança para continuarem suas vidas, pois administradores necessitam de pessoas que não somente trabalham, mas que promovam a riqueza de suas organizações.
REFERENCIAS
FARIAS, Luiz Alberto Beserra de. Poder e cultura nas organizações contemporâneas. Disponível em: <http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/ culturaorganizacional/0144.pdf>. Acesso em: 02 de novembro 2013.
FORMENTINI, Márcia; OLIVEIRA, Tiago Mainieri. Ética e responsabilidade social: repensando a comunicação empresarial. Disponível em: <http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/responsabilidadesocial/0189.pdf>. Acesso em: 02 de novembro 2013.
LIMA, Solange Moreira Dias de. O perfil do administrador do presente, face as novas tecnologias da informação. 2002. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/O%20Perfil%20do%20administrador%20no%20presente.htm>. Acesso em: 01 de novembro 2013.
SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Acesso em: 01 de novembro 2013.
SERPRO. Gestão do Conhecimento como Modelo Empresarial.
http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo01.htm. Acesso em: 01 de novembro 2013.
BUENO, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003. 369 p.
JUSTIÇA FEDERAL. Processo da Comunicação. http://www.jfpr.jus.br/ arquivos/office/0bb1788777b0056d8ed3e710778dbcae.pdf. Acesso em: 01 de novembro 2013.
CEISMAEL. Barreiras na comunicação humana. http://www.ceismael.com.br/ oratoria/barreiras-a-comunicacao-humana.htm. Acesso em: 30 de outubro 2013.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
JOSÉ CARLOS MUNIZ 
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
Texto: Estudo de caso da empresa Parceria Agrícola Ltda.
Assis
2013
JOSÉ CARLOS MUNIZ
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
Texto: Estudo de caso da empresa Parceria Agrícola Ltda.
Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 1º Semestre 2.
Professores: Regina Lúcia Malassisse, Ivan Campos, Mônica Maria Silva, Rodrigo Trigueiro e Marcelo Viegas.
Assis
2013

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes