Buscar

AULA SISTEMA LINFÁTICO2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SISTEMA LINFÁTICO
Prof. Dr. Eulâmpio José da Silva Neto
*
SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático está formado por vários vasos e órgãos com função de recolher a linfa e verte-la para o sistema circulatório nas veias jugular e subclávia. Estes dois sistemas agem juntamente com na circulação dos líquidos corporais e na defesa orgânica. 
*
*
SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático está constituído por:
Vasos linfáticos
Ductos
Troncos
Vasos
Capilares
Linfonodos
Tonsilas (Anel linfático da faringe) 
Órgãos Hemopoéticos
Baço
Timo 
Medula óssea vermelha
*
*
*
*
*
*
*
*
LINFA
A linfa é um líquido claro e transparente que banha as células, sendo muito semelhante ao plasma sangüíneo. A linfa recolhida do intestino durante a digestão é denominada de quilo, de coloração leitosa, é mais espessa que a linfa comum. Estas características do quilo são decorrentes da grande quantidade de gordura no quilo em relação à linfa.
*
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
Capilares linfáticos: assim como os capilares sangüíneos são pequenos vasos de paredes endoteliais delgadas, porém eles começam em fundo cego, lembrando dedos de luva. Suas fenestrações são maiores que as que ocorrem nos capilares sangüíneos, o que possibilita a absorção de partículas maiores que as captadas pelo sistema circulatório sangüíneo. Os capilares linfáticos se reúnem formando redes linfáticas. Embora estejam amplamente distribuídos no corpo, estão ausentes na epiderme, no cabelo, na unha, na córnea, na cartilagem articular, no tecido nervoso central e na medula óssea. 
*
*
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 Vasos linfáticos: são vasos com estrutura semelhante às veias, porém de paredes mais finas. Os grandes vasos linfáticos apresentam a estrutura de uma veia de médio calibre, com uma camada externa, uma média e uma interna. 
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 Vasos linfáticos: Os vasos linfáticos se formam a partir da junção de capilares linfáticos, continuam a confluir formando vasos cada vez mais calibrosos. Normalmente se denominam os vãos linfáticos de acordo com o calibre em vasos linfáticos, ductos linfáticos e troncos linfáticos. Há vasos linfáticos superficiais e profundos. O maior vaso linfático do corpo é o ducto torácico, que começa em uma dilatação no nível do estômago denominada cisterna do quilo. 
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
	Ele ascende até a região torácica acompanhando a artéria aorta e vai desembocar na veia subclávia esquerda. Os vasos linfáticos são providos de válvulas, que muitas vezes dá um aspecto de colar de pérolas ao vaso devido às dilatações e constrições provocadas pelas mesmas. As válvulas juntamente com outros fatores como: pressão de filtração nos capilares linfáticos, contração muscular, pulsação das artérias vizinhas, pressão negativa torácica e pressão negativa sangüínea das veias braquiocefálicas favorecem o fluxo da linfa em direção ao sistema circulatório.
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
	O ducto torácico drena a metade esquerda do corpo e a parte inferior da metade direita. A porção superior do tronco, cabeça e membro superior direitos são drenados pelos troncos broncomediastinal direito, subclávio direito e jugular direito, que se unem para formar o ducto linfático direito. Este desemboca na veia subclávia direita ou no ângulo venoso direito.
*
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 Linfonodos: são órgãos encapsulados de formato oval que estão localizados entre o trajeto dos vãos linfáticos. Os linfonodos estão distribuídos geralmente em grupos, mas às vezes vêm isolados, tanto superficiais quanto profundos. Os grupos de linfonodos são denominados de centros linfáticos. Devido aos capilares linfáticos terem grandes passagens e com isto permitir a entrada de grandes partículas, inclusive bactéria, há a necessidade de uma “inspeção” da linfa durante o seu percurso. Esta “inspeção” é feita justamente pelos linfonodos através de uma filtragem, caso existam bactérias na linfa estas serão detidas nos linfonodos. 
*
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 A estrutura dos linfonodos é composta por uma cápsula fibrosa que circunda a massa do órgão e envia trabéculas que o subdivide; o córtex rico em aglomerados de linfócitos (do tipo B e T), os folículos linfáticos; a medula que também apresenta vários linfócitos, menos agregados que na região cortical, formando os cordões medulares; há vários vasos aferentes entrando pela periferia do órgão, trazendo a linfa; e um vaso eferente saindo pelo hilo do órgão, levando a linfa já filtrada. Muitas vezes a linfa passa por uma série de linfonodos antes de ser levada à corrente sangüínea, estando grupos de linfonodos interligados por vasos linfáticos. Geralmente os grupos de linfonodos acompanham o trajeto das principais veias do corpo.
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 Anel linfático da faringe: são várias estruturas linfóides encontradas na faringe, são elas: a tonsila lingual, a tonsila palatina, a tonsila faríngea e a tonsila tubária. Elas não são fechadas em uma cápsula como os linfonodos, entrando em contato com o ar e alimentos (mais informações nos sistemas digestório e respiratório).
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
Baço: maior massa de tecido linfóide do corpo, apresenta o formato ovalado, de coloração avermelhada, está localizado no hipocôndrio esquerdo entre o estômago e o diafragma. Ele está revestido por uma cápsula que emite trabéculas para seu interior, onde observamos a polpa esplênica (polpa branca e polpa vermelha). Externamente o baço apresenta uma face diafragmática, que está voltada para o diafragma e é convexa; uma face visceral, voltada para o estômago, é côncava e com uma depressão longa, o hilo, local por onde entra a artéria esplênica, saem a veia esplênica e os vasos linfáticos esplênicos e entram e saem nervos derivados do plexo celíaco; 
*
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 O polo anterior, direcionado ântero-inferior; o polo posterior, direcionado póstero-superior, é mais delgado que o anterior; a margem inferior, retilínea e lisa e a margem superior, convexa e apresenta depressões. O baço está ligado ao estômago através do ligamento gastroesplênico, que faz parte do omento maior (ver em sistema digestório). O baço tem como função à fagocitose celular, o armazenamento de hemácias e hemoglobina e a hemopoese (produção) de linfócitos B.
*
*
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 Timo: é um órgão linfóide formado por dois lobos, um direito e outro esquerdo, situado no mediastino superior e na parte superior do mediastino anterior, entre o esterno, o pericárdio e os vasos da base do coração. Muitas vezes há a ocorrência de lobos acessórios. Os lobos do timo estão subdivididos em lóbulos, dando um aspecto glandular ao órgão. Apresenta internamente um córtex e uma medula. 
*
*
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 O timo apresenta seu desenvolvimento total logo após o nascimento, sendo bastante funcional até a puberdade. Na idade adulta ele diminui muito de tamanho, chegando muitas vezes a desaparecer, ficando em seu lugar um pequeno aglomerado de gordura e tecido fibroso. O timo tem como função principal a hemopoese (produção) de linfócitos tipo T.
*
CONSTITUINTES DO SISTEMA LINFÁTICO
 Medula óssea: a medula óssea vermelha e forma junto com o timo os órgãos linfáticos primários. Está localizada nos canais medulares dos ossos longos dos indivíduos durante a infância e nos espaços trabeculares dos ossos durante toda a vida. A medula óssea tem a função de hemopoese.
*
*
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
*
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
*
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
*
Eu sou a luz das estrelas
Eu sou a cor
do luar
...... a força da imaginação ......
Eu sou a vela que se acende
Eu sou a luz que se apaga
..... Eu sou o tudo e o nada
...... eu sou feito da terra,
 do fogo, da água e do ar
...... saiba que eu estou em você,
Mas você não está em mim
...... Dos sonhos eu sou o amor
...... Sou raso, largo, profundo
Eu sou a vela que se acende
..... Eu sou o início, o fim e o meio 
					
					Raul Seixas e Paulo Coelho - Gita
				
*
SEM OBSTÁCULOS NÃO HÁ TRIUNFO.
				
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais