Buscar

AULA SISTEMA MUSCULAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SISTEMA MUSCULAR
Prof. Dr. Eulâmpio José da Silva Neto
*
SISTEMA MUSCULAR
Músculos são órgãos formados por células especializadas em contração. Este tecido muscular possibilitar diferentes funções relacionadas com a diminuição do tamanho dos órgãos a que as células musculares, fibras musculares ou miócitos, estão associadas. Uma das principais funções do tecido muscular nos animais é a locomoção. O tecido muscular está diferenciado em esquelético, cardíaco e liso. 
*
*
*
*
COSNTITUIÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
As unidades fundamentais dos músculos esqueléticos são as células musculares que são denominadas de fibras musculares. Estas são compostas por um citoplasma, sarcoplasma. O sarcoplasma está envolvido pela membrana celular, o sarcolema. Cada célula muscular está envolvida por uma delicada camada de tecido conjuntivo denominado de endomísio. 
*
*
COSNTITUIÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
Cada músculo está formado por centenas ou milhares de fibras musculares que se reúnem em feixes de fibras. Cada feixe de fibra está envolvido por uma camada de tecido conjuntivo denominado de perimísio. 
*
COSNTITUIÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
Cada músculo também está envolvido por uma camada de tecido conjuntivo, o epimísio, que é o mais espesso dos três. O epimísio mantém contato com o perimísio e, juntos, se continuam para as extremidades dos músculos, formando seus meios de inserção.
*
*
MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
Existem dois tipos de células musculares, as fibras vermelhas que são de contração lenta e estão presentes em grande quantidade em músculos posturais, e as fibras brancas de contração rápida, que estão presentes em grandes quantidades em músculos que precisam desempenhar maiores agilidades de movimento.
*
MORFOLOGIA DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
O somatório de todas as fibras musculares de um músculo forma o que chamamos de ventre, ou seja, o ventre muscular é a parte carnosa do músculo, responsável pela contração muscular. O prolongamento do tecido conjuntivo, resultante da união dos tecidos conjuntivos que formam o perimísio e epimísio, para as extremidades dos músculos dará origem às inserções dos mesmos. Estas inserções podem ser de dois tipos, tendão ou aponeurose. Em resumo podemos dizer que os músculos estão formados de um ventre muscular e duas extremidades, que podem ser tendão ou aponeurose. 
*
*
*
MORFOLOGIA DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
Existem exceções, já que muitos músculos cutâneos estão inseridos diretamente na pele, não apresentando tendões. Chamamos de tendão a extremidade muscular que tem o formato cilíndrico ou de fita e de aponeurose a extremidade do músculo que tem o formato laminar. Podemos encontrar também tendões localizados entre porções do ventre muscular de um músculo, estes são denominados de tendões intermédios, como no músculo digástrico, ou intersecção tendínea, como ocorre no músculo reto do abdome. Os músculos formam grupos isolados, relacionados com suas funções. 
*
*
*
MORFOLOGIA DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
A maior parte dos músculos está inserida através de tendões ou aponeurose ao esqueleto. Estas fixações são denominadas de origem e inserção, podem também ser chamadas de ponto fixo e ponto móvel de acordo com o movimento muscular. Sendo estes termos relativos, o que é ponto móvel em um movimento pode passar a ser o ponto fixo no movimento oposto (ex. durante a flexão do cotovelo a inserção distal do m. bíceps do braço no rádio é o ponto móvel, mas durante a flexão do braço, com a articulação do cotovelo mantida fixa, a inserção proximal do m. bíceps do braço na escápula passa a ser o ponto móvel). O tendão proximal é denominado de cabeça e o distal é muitas vezes denominado de “cauda”. Os grupos musculares estão envolvidos por um tecido conectivo, formado principalmente por fibras colágenas, denominada de fáscia dos músculos.
*
*
*
MORFOLOGIA DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
Esta fáscia esta revestindo vários grupos de músculos, subdividindo-os de acordo com suas funções, cada porção isolada pela fáscia é denominada de loja muscular. Exemplo, na coxa há a fáscia lata, esta divide os músculos em uma loja medial, com músculos adutores, uma loja anterior, com músculos extensores e uma loja posterior com músculos flexores. A fáscia aumenta a eficiência da contração muscular, desde que retém os mesmos em uma posição próxima ao osso, evitando seu deslocamento durante a contração muscular. Nas regiões próximas do carpo e tarso há espessamentos de fáscia denominados de retináculos, que evitam o afastamento dos tendões de suas melhores linhas de trabalho. O termo fáscia superficial por muitos autores usado para o tecido areolar logo abaixo da pele não é mais recomendado pela última terminologia anatômica, ficando o termo tela subcutânea o termo mais apropriado para esta estrutura.
*
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
Os músculos podem ser classificados sob vários aspectos: 
        Quanto à forma do ventre muscular: 
	o     Fusiforme: quando o ventre muscular apresenta a forma de fuso, ou seja, é cilíndrico, amplo no centro e estreito nas extremidades, ex. m. bíceps do braço;
	o       Plano: quando o ventre muscular apresenta a largura e o comprimento equivalentes e sobrepondo-se sobre a espessura, ex. m. obliquo externo do abdome;
	o   	 Reto: quando o ventre muscular apresenta a comprimento sobrepondo-se sobre a largura e a espessura, formando um longo retângulo, ex. m. reto do abdome;    
*
Fusiforme
Plano
Reto
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
	Triangular: quando o ventre muscular apresenta um formato de triângulo, ex. m. grande dorsal, m. peitoral maior;
	Quadrado: quando o ventre muscular apresenta o comprimento e a largura praticamente equivalentes, formando uma figura quase quadrada, ex. m. tireo-hióideo;
	Biventre: quando há dois ventres musculares, como o músculo digástrico.
 
*
Triangular
Quadrado
Digástrico
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
Quanto ao número de cabeças:
o       Bíceps: quando o músculo possui duas cabeças, ex. m. bíceps braquial, m. bíceps femoral;
o       Tríceps: quando o músculo possui três cabeças, ex. m. tríceps braquial;
o       Quadríceps: quando o músculo possui quatro cabeças, ex. m. quadríceps femoral.
*
Bíceps
Tríceps
Quadríceps
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
-Quanto ao sentido das fibras musculares:
o       Semipeniforme: quando as fibras musculares estão obliquas apenas de um lado do tendão, ex. m. fibular terceiro;
o       Peniforme: quando as fibras musculares estão obliquas em dois lados do tendão, ex. m. flexor longo do hálux;
o       Multipeniforme: quando as fibras musculares estão obliquas em vários sentidos em relação ao tendão do músculo, este tipo de músculo apresenta várias divisões tendíneas dentro do ventre muscular, ex. m. deltóide.
*
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
-         Quanto à função:
o       Orbicular: são músculos circulares situados em torno dos órgãos 
o       Cutâneo: são músculos ligados à pele que ao se contraírem têm ação direta sobre a pele, enrugando-a, ex. mm. da mímica como o m. occipitofrontal e m. nasal;
o     	Abdutor: são os músculos que ao se contraírem afastam o membro do plano mediano do corpo, ex. m. deltóide;
o       Adutor: são os músculos que ao se contraírem aproximam o membro do plano mediano do corpo, ex. m. adutor magno.
*
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
-         Quanto à função:
o    Rotator: são músculos que ao se contraírem determinam a rotação da articulação, ex. m peitoral maior;
o     Flexor: são os músculos que ao se contraírem diminuem o ângulo da articulação, m. braquial;
o  Extensor: são os músculos que ao se contraírem aumentam o ângulo da articulação, ex. m. tríceps do braço;
o     Pronador: são músculos que ao se contraírem
giram a antebraço, voltando a palma da mão voltada para trás, ex. m. pronador redondo;
o      
*
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
-         Quanto à função:
o    Supinador: são músculos que ao se contraírem giram o antebraço, voltando a palma da mão para frente, ex. m. supinador;
o      Oponente: são músculos que ao se contraírem colocam em oposição os dedos polegar e mínimo, ex. mm. oponentes do polegar e do mínimo;
o     Esfíncter: são músculos circulares que ao se contraírem fecham orifícios, ex. m. esfíncter externo do ânus.
*
Oponenter
Esfincter
Supinador
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
-   Na denominação dos músculos são levados em consideração vários aspectos, como a forma, função, localização, posição, número de cabeças, inserções e sentidos das fibras (ex.m. quadrado lombar, m. bíceps braquial, m. obliquo externo do abdome, m. adutor longo, m. esternocleidomastóideo).
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
-  Os músculos desempenham várias ações, ou seja, eles podem ser os músculos principais de uma ação em um momento e deixar de sê-los em outro momento. O músculo principal da ação é denominado de protagonista ou agonista, o músculo que auxilia o protagonista é denominado de sinergista e o músculo que tem ação contraria ao protagonista é denominado de antagonista. Exemplo: na flexão do cotovelo o músculo braquial é o principal músculo da ação (protagonista), sendo auxiliado pelo músculo bíceps braquial (sinergista) e contrapondo-se a esta ação está o tríceps braquial (antagonista). 
*
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS 
-   Quando temos o movimento de extensão as ações são invertidas, quem era antagonista passa a ser protagonista. Na realidade não há um músculo que seja, na concepção da palavra, antagonista, já que isto seria antieconômico para o corpo. O que eles têm são ações diferentes, ou sejam, atuam em momentos diferentes com ações antagônicas. Durante a ação de um músculo, seu oponente atua fixando a articulação ou melhorando esta eficiência articular.
*
BOLSAS E BAINHAS SINOVIAIS 
-   Todas as vezes que um tendão passa próximo a uma saliência óssea, isto ocorre nas áreas articulares às articulações, há o perigo de um excesso de atrito entre o tendão e o osso, o que poderia traumatizar o tendão interferindo em seu funcionamento. Nestas regiões há a formação das bolsas e bainhas sinoviais. Estas são derivadas da membrana sinovial, que se projeta por entre as aberturas da membrana fibrosa. As bolsas sinoviais são pequenos sacos de membrana sinovial, cheios de liquido sinovial, que estão localizados entre o tendão e o osso. As bainhas sinoviais são também sacos formados por membrana sinovial e cheios de liquido sinovial, que envolve todo o tendal, ou seja, o tendão fica mergulhado dentro da bainha sinovial.
*
IRRIGAÇÃO, DRENAGEM E INERVAÇÃO DOS MÚISCULOS ESQUELÉTICOS
-   A irrigação é feita, geralmente, por uma artéria principal e outros secundários, que penetram na superfície do músculo e vão se distribuir por todo o músculo utilizando os septos intramusculares como percurso. A drenagem venosa é feita do mesmo modo, só que no sentido inverso. A drenagem linfática é feita pelos vãos linfáticos da região do músculo. A inervação dos músculos é feita tanto no ventre (sensitiva e motora) como no tendão (sensitiva). As fibras sensitivas no ventre muscular e tendão fornecem informações sobre o grau de distensão dos músculos, para que o comando motor seja apropriado 
*
EU SOU UM PRETO NORTE
AMERICANO FORTE
COM BRINCO DE OURO
NA ORELHA.
A MAIS NOVA E A MAIS VELHA ESPADA E SEU CORTE
SEU OLHO ME OLHA MAS NÃO ME PODE ALCANÇAR....
							Reconvexo
						Maria Bethânia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais