Buscar

avaliando o aprendizado 3 HDB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_201602447926 V.1 
	
	Data: 28/05/2016 20:41:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603275325)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1) A lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, ficou conhecida como a Lei de Terras, e foi a primeira iniciativa no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil. Ela foi aprovada no mesmo ano da lei Eusébio de Queiróz, que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. Pode-se afirmar que: I - É fruto da estratégia dos grandes fazendeiros e políticos latifundiários se anteciparam a fim de impedir que negros pudessem também se tornar donos de terras. II - Forma de proteger as terras brasileiras dos primeiros trabalhadores imigrantes que estavam chegando ao país, na transição da mão de obra escrava para assalariada, criando regulamentação e uma fiscalização do governo, para que estes estrangeiros não se tornassem proprietários, fazendo concorrência aos grandes latifúndios. III - Não seria mais permitido obter terras por meio de posse, a chamada usucapião. Aqueles que já ocupavam algum lote receberam o título de proprietário, sendo que a única exigência era residir e produzir nesta localidade. Desde então, ficou estabelecido, a partir desta lei, que só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por doação do Estado. IV - A Lei de Terras foi promulgada por D. Pedro II, e ela contribuiu para preservar a péssima estrutura fundiária no país e privilegiar velhos fazendeiros, sendo que as maiores e melhores terras ficaram concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações como herança de família. Marque a indicação CORRETA:
		
	
	São falsas as afirmações I e III.
	 
	Todos os afirmações são verdadeiras.
	
	É verdadeira apenas a afirmação IV.
	
	É verdadeira apenas a afirmação II.
	 
	São falsas as afirmações II e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603158819)
	Pontos:  / 0,1
	A Constituição de 1824 trazia em seu texto a proteção aos interesses do Imperador do Brasil, que na sua representação política denominada de 1º Reinado foi D. Pedro I; desta feita, a Carta Política do Império do Brasil adotou a forma de governo brasileiro como:
		
	
	E. Presidencial, Hereditário, Representativo e não Constitucional.
	
	Presidencial, Constitucional, Representativo e Hereditário.
	
	Monárquico, Presidencial, Constitucional e Representativo.
	
	Monárquico, Hereditário, Representativo e Constitucional.
	
	Monárquico, Eleitoral, Representativo e não Constitucional.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602511001)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo que contém um trecho da sentença de Tiradentes:
 "... Portanto condenam ao Réu Joaquim José da Silva Xavier por alcunha o Tiradentes Alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas publicas ao lugar da forca e nella morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Villa Rica aonde em lugar mais publico della será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos, e pregados em postes pelo caminho de Minas no sitio da Varginha e das Sebolas aonde o Réu teve as suas infames práticas e os mais nos sitios (sic) de maiores povoações até que o tempo também os consuma; declaram o Réu infame, e seus filhos e netos tendo-os, e os seus bens applicam para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Villa Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique e não sendo própria será avaliada e paga a seu dono pelos bens confiscados e no mesmo chão se levantará um padrão pelo qual se conserve em memória a infamia deste abominavel Réu; (...)" (Sentença de Tiradentes. Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=612, acessado em 10 de outurbro de 2008).
Como podemos notar, a execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um "simples" enforcamento. Assim, com relação a este tipo de pena aplicada ao inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, é possível afirmar que:
I - Ela ocorreu sob a égide de uma legislação criminal que havia substituído, em meados do século XVIII, o Livro V das Ordenações Filipinas.
II - Tratou-se de uma punição exemplar que visava incutir nos súditos o temor de desafiar o poder soberano do rei.
III -  Continuou a fazer parte da legislação penal do Brasil independente até os dias de hoje.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
 
		
	
	As afirmativas I e III está corretas.
	
	Somente a afirmativa I está errada.
	
	As afirmativas II e III estão erradas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Somente a afirmativa III está errada.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602502837)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Ato Adicional, decretado no período das regências no Brasil pela Lei nº 16, de 12 de agosto de 1834, estabeleceu algumas modificações na Carta Política de 1824. Acerca dessa emenda constitucional, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O Conselho de Estado foi reorganizado para que fosse possível conter os conflitos provinciais.
	 
	O estabelecimento da Regência Una, ao invés da Regência Trina, significou a eleição de um único regente, com mandato até a maioridade de D. Pedro de Alcântara (posteriormente D. Pedro II).
	
	Os Presidentes de Província passaram a ser eleitos por votação direta e secreta e a ter atribuição na aprovação de leis e resoluções referentes ao controle dos impostos.
	
	A Corte, com sede no Rio de Janeiro, por meio da aliança entre progressistas e regressistas, continuou centralizando as ações políticas em defesa da Constituição de 1824.
	 
	As Assembleias Legislativas Provinciais foram criadas para proporcionar autonomia política e administrativa às Províncias no intuito de atender as demandas locais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602503319)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Constituições Brasileiras são divididas em Constituições Promulgadas e Outorgadas, segundo sua forma de elaboração e vigência em sociedade. A Constituição é promulgada quando realizada pela Assembleia Constituinte, sendo discutida segundo os interesses sociais. A Constituição é Outorgada quando imposta em sociedade, sem que haja uma prévia avaliação da Assebleia Constituinte, o que vai contra os princípios de democracia. Diante dessa afirmação, podemos considerar que a primeira Constituição Brasileira, vigente a partir de 1824, foi uma Constituição:
		
	
	Outorgada pelo Presidente Marechal Deodoro da Fonseca
	
	Promulgada pelo povo brasileiro
	
	Promulgada pelo Presidente Marechal Deodoro da Fonseca
	
	Promulgada pelo Imperador D. Pedro I
	 
	Outorgada pelo Imperador D. Pedro I

Outros materiais