Buscar

Nota 94-discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota: 94
PROTOCOLO: 2016060212155088EEE47
Disciplina(s):
Organização do Trabalho Pedagógico
	Data de início:
	02/06/2016 15:04
	Prazo máximo entrega:
	02/06/2016 16:19
	Data de entrega:
	02/06/2016 15:51
Questão 1/3
Leia o texto a seguir:
“O Projeto político pedagógico é o instrumento que conecta os elementos da escola, no âmbito da complexidade de fatores que determinam o desenrolar dos fatores do dia a dia nesse espaço.”
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: Perspectivas e enfoques. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2013. (p 10)
Há alguns aspectos a serem considerados pela escola no momento da elaboração do Projeto Político Pedagógico, descreva quais são eles.
Nota: 33.3
	O aluno deve indicar no mínimo três elementos que constam a seguir: cabe à escola a escolha de quais elementos culturais serão priorizados para cada uma das etapas do trabalho desenvolvido no ambiente escolar, e qual a melhor forma de fazê-lo. A escola deve ter claro qual o projeto de sociedade que pretende construir. Ao realizar a elaboração de seu PPP, a escola deve definição de conteúdo e organização das metodologias. Compromisso com da escola com a construção e a disseminação dos conhecimentos. Partir do princípio da coletividade. (p. 26 e 27). O PPP deve ser desenvolvido a partir da definição da identidade da escola, da concepção de homem e de sociedade pelo coletivo de profissionais que trabalham na escola com a participação da sua comunidade, que será possível desenvolvera unidade pedagógica necessária para que a escola cumpra a função de socializar o conhecimento historicamente acumulado (p. 77)
Resposta:Os aspectos a serem considerados pela escola no momento da elaboração do PPP são:Mobilização da comunidade da comunidade escolar para a discussão sobre a construção do PPP; Elaboração do PPP :inclui discussão sobre o marco referencial,elaboração do diagnóstico ou conhecimento da realidade escolar,definição de prospostas,plano e estratégias de ação,divulgação a aprovação do PPP pela comunidade escolar; Implementação do PPP:envolve aspectos relacionados ao desenvolvimento das propostas e ações definidas coletivamente ao desenvolvimento das propostas e ações definidas coletivamente e ao acompanhamento dessas,reestruturando-as modificando-as sempre que necessário; Avaliação do PPP:ocorre ao longo do seu desenvolvimento procura estabelecer relações entre o projetado e o realizado,procurando identificar,analisar problemas que podem ocorrer nesse percurso. 
Questão 2/3
Leia o texto a seguir:
“O conselho escolar é um espaço aberto, mas não é uma área destinada à exposição unilateral de pontos de vista, trata-se de um espaço no qual nós construímos alguma coisa em comum e não, simplesmente, uma situação em que eu torno públicas as minhas posições, as minhas convicções, os meus interesses e as minhas ideias.”
 
WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 58)
O conselho escolar é um mecanismo de gestão democrática, um órgão colegiado composto de forma paritária por todos os segmentos dos trabalhadores da escola, pais e alunos. Considerando essa complexidade, discorra sobre a função do conselho escolar.
Nota: 33.3
	O conselho escolar discute, delibera, normatiza, aconselha e fiscaliza as ações da escola, sempre tendo como horizonte os seguintes documentos: o PPP e o regime interno da escola. Para tanto, cabe aos conselheiros conhecerem muito bem tais documentos, pois eles são os balizadores das reflexões realizadas nesse mecanismo de gestão democrática (p. 116).
Resposta:O conselho escolar tem a função de: Estabelecer e acompanhar o PPP da escola; Analisar e aprovar o Plano Anual da escola,com base no PPP da mesma; Acompanhar e avaliar o desempenho da Direção e da escola face às diretrizes.prioridades e metas estabelecidas no seu Plano Anual,redirecionando as ações quando necessário; Articular ações com segmento da sociedade que possam construir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem;entre outras atribuições.
Questão 3/3
Leia o texto a seguir:
“O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.”
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003 (p. 13)
Como meio de atender às suas necessidades de sobrevivência, o homem faz uso do trabalho. Com base nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, explique a natureza e a especificidade do trabalho pedagógico.Nota: 26.7
	O trabalho é uma atividade intencional, em que seu agente antecipa mentalmente a finalidade da ação e faz um planejamento do início ao fim. O princípio que deve nortear a organização de todo o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola é o trabalho (p. 25)
Resposta:O que diferencia o Homem dos outros animais é o trabalho.E o trabalho instaura-se a partir do momento em que seu agente antecipa mentalmente a finalidade da ação.Assim o objetivo da educação diz respeito,de um lado,à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e outro lado concomitantemente,à descoberta das formas mais adequadas para atingis esse objetivo.

Outros materiais