Buscar

tecido nervoso resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Módulo 9 - Tecido Nervoso
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
	A principal característica do tecido nervoso é a presença de células denominadas neurônios. Os neurônios são células com prolongamentos e que têm a capacidade de serem estimuladas por substâncias químicas ou estímulos elétricos geralmente originados em outras células e, por sua vez, gerar um potencial de ação ("impulso nervoso") que é transmitido ao longo da membrana plasmática que recobre seus prolongamentos.
Células do sistema nervoso
	1- Neurônios. Os neurônios são constituídos por um corpo celular, também chamado pericário, e por prolongamentos. No corpo celular se situa o núcleo e uma grande porção de citoplasma que o envolve. Há dois tipos de prolongamentos nos neurônios. Os dendritos geralmente são curtos e bastante ramificados e sua espessura diminui à medida que o dendrito se afasta do corpo celular. O axônio, geralmente único, tem espessura constante e somente se ramifica na sua extremidade, local onde pode estabelecer sinapses. As sinapses são locais de grande proximidade entre o axônio e a superfície de outra célula. Nas sinapses um potencial de ação pode desencadear a liberação de mediadores químicos e estimular a outra célula - uma outra célula nervosa ou uma célula de outro tecido (como por exemplo, uma célula muscular ou uma célula secretora).
	2- Células da neuróglia. Além dos neurônios, o tecido nervoso possui uma outra população de células, denominadas células da glia ou células da neuróglia. Há vários tipos de células da neuróglia, que exercem funções importantes no tecido nervoso, tais como suporte e nutrição de neurônios, isolamento dos neurônios, fagocitose e reparação no tecido nervoso.
Fibras nervosas
	Os axônios são sempre envolvidos por outras células. Como os axônios são geralmente bastante compridos, há sempre necessidade de muitas células para revestir toda sua extensão. No sistema nervoso central o revestimento é feito por um tipo de célula da neuróglia intitulado oligodendrócito.No sistema nervoso periférico exercem esta função as células denominadas células de Schwann.Ao conjunto de axônio + célula de revestimento se dá o nome de fibra nervosa.
	As células que envolvem os axônios podem produzir um material composto de várias moléculas de lipídeos complexos, denominado mielina. As fibras nervosas cujas células de revestimento contêm mielina são chamadasfibras nervosas mielínicas ou mielinizadas, ao contrário das fibras nervosas não-mielinizadas ou amielínicas cujas células de revestimento não contêm mielina.
Localização do sistema nervoso
	Quanto à sua localização o tecido nervoso pode ser classificado em:
	1 - sistema nervoso central, formado por duas porções contínuas, uma situada no interior da caixa craniana, oencéfalo, e a outra constituindo a medula espinal. No sistema nervoso central há corpos celulares e prolongamentos de neurônios além de muitas células da neuróglia. Os neurônios do cérebro estão concentrados no córtex e em agrupamentos de tamanhos variados denominados núcleos.
	2 - sistema nervoso periférico, é distribuído pelo corpo sob forma de:
- nervos, que são formados por fibras nervosas.
- gânglios nervosos que são acúmulos de corpos celulares de neurônios situados fora do sistema nervoso central.
	Os órgãos do sistema nervoso central são revestidos por membranas de tecido conjuntivo denominadasmeninges. Não há praticamente tecido conjuntivo no interior do sistema nervoso central. Os órgãos e estruturas do sistema nervoso periférico são revestidos por tecido conjuntivo.
Organização do tecido nervoso no sistema nervoso central: substância branca e cinzenta 
	No sistema nervoso central o tecido nervoso está organizado de tal maneira que os corpos celulares dos neurônios ficam agrupados em várias regiões, estas regiões constituindo a substância cinzenta do sistema nervoso central.
	Os prolongamentos dos neurônios (principalmente seus axônios) também se organizam constituindo regiões denominadas de substância branca. Na substância branca os axônios formam feixes de diferentes calibres.

Outros materiais