Buscar

aula 1 questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1- Quais são as características morfológicas que definem um tecido epitelial? 
	São células poliédricas, com uma grande variedade de formas que podem ser achatadas (“ladrilhos”) ou alongadas. O núcleo normalmente segue a forma da célula - células cúbicas possuem núcleo arredondado, células colunares possuem núcleo mais alongado e células pavimentosas possuem núcleo achatado. Os limites das células são quase invisíveis à microscopia de luz. Pela forma do núcleo é que se pode saber a disposição do epitélio (camada isolada, múltiplas camadas, ácinos, túbulos, etc.).
 
2- Quais são os critérios usados para classificar os tecidos epiteliais?
	O tecido epitelial é dividido segundo a sua função principal em epitélio de revestimento e epitélio de secreção. O epitélio de secreção é classificado de acordo com as características morfológicas das células e com o número de camadas. O epitélio de secreção é classificado quanto à ramificação do ducto excretor, morfologia da unidade secretora, natureza da substância secretada e modo como a substância é liberada.
 
3- Qual a principal característica de um tecido conjuntivo? Quais são seus componentes e funções? 
	Os tecidos conjuntivos são compostos por células residentes e transitórias e, em maior parte, por matriz extracelular (MEC), cuja abundância é sua principal característica. Isso permite preencher os espaços corporais, conectar outros tecidos e oferece suporte estrutural e funcional. Suas principais funções são: a reparação após a lesão, proteção, transporte e armazenamento de substâncias.

Outros materiais