Buscar

Ciencia Politica Avaliando Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
 CIÊNCIA POLÍTICA
Simulado: CCJ0107_SM_201512539971 V.1 
Aluno(a): SIDNEI ANTONIO DA COSTA Matrícula: 201512539971 
Desempenho: 0,1 de 0,5 Data: 17/05/2016 09:47:36 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201513371693) Pontos: 0,0 / 0,1
No que se refere às características básicas do sistema de governo presidencialista, podemos afirmar que: I ¿ A chefia do Estado e do governo cabem ao Presidente da República. II ¿ A composição do governo cabe ao presidente do Poder Legislativo. III ¿ A escolha do presidente da República se dá por meio de processo eleitoral e com mandato por prazo determinado. Após analisar cada uma das afirmativas anteriores (verificando se são VERDADEIRAS OU FALSAS), assinale qual das alternativas que se seguem corresponde à correta compreensão das assertivas apresentadas: 
Todas as afirmativas estão ERRACDAS
Somente a afirmativa III está CORRETA
Somente a afirmativa I está CORRETA. 
Somente a afirmativa II está ERRADA.
Todas as afirmativas estão CORRETAS
2a Questão (Ref.: 201513308331) Pontos: 0,1 / 0,1
Montesquieu rompe com uma tradição filosófica de que as leis exprimiam certa ordem natural, resultante da vontade de Deus. A teorias até então vigentes estabeleciam que essa "Lei Divina" possuía três características principais. São elas: 
Naturais, justas e ideais
Legítimas, imutáveis e ideais 
Legítimas, naturais e justas 
Convencionadas, naturais e ideais 
Convencionadas, imutáveis e justas 
3a Questão (Ref.: 201512813908) Pontos: 0,0 / 0,1
Referente ao conceito de Autonomia, essencial para a definição do modelo de divisão político administrativo de um Estado, é incorreto afirmar que
Não Existem em Estados Unitários.
Está relacionada a auto administração, ou seja, e respectiva cobrança e administração de tributos.
Existem nos estados membros federativos
É uma auto gestão autorizada e limitada por lei, em determinada fração territorial de um pais.
Indicam normatividade interna, ou seja, uma auto regulamentação.
4a Questão (Ref.: 201513265295) Pontos: 0,0 / 0,1
"Quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o Poder legislativo é reunido com o Poder Executivo não existe liberdade (...) tão pouco existe liberdade se o poder de julgar não fosse separado do Executivo e do Legislativo (...) tudo estaria perdido se o mesmo homem (...) exercesse os três poderes." Montesquieu conclui que "só o poder freia o poder", no chamado "Sistema de Freios e Contrapesos", por essa razão cada poder deve manter-se autônomo e constituído por pessoas e grupos diferentes¿ MONTESQUIEU, Do Espírito das Leis. São Paulo. Ed. Difusão Européia do Livro, 1962, p.35. Com base no pensamento de Montesquieu, é correto afirmar que:
O pensamento de que os órgãos possuem somente uma função específica é correto, pois, a tarefa de cada um deles é diretamente determinada, inexistindo responsabilidades que se entrelaçam.
Os três Poderes não são responsáveis pela implantação do Estado em si, pois, não receberam finalidades específicas, nem contribuíram para a formação de uma força coletiva organizada, mesmo designados a atender os anseios da sociedade.
Os poderes do Estado são subordinados entre si, ou seja, inexiste a independência orgânica, portanto eles não devem trabalhar de forma harmônica, nem autônoma.
A divisão dos Poderes é crucial para a formação de uma sociedade preocupada com as relações de comando, pois sem esse desligamento podem ocorrer situações de arbitrariedade. 
O Poder do Estado não é uno e indivisível, pois cada um dos poderes exerce sua atividade de formas diferenciada e independente.
5a Questão (Ref.: 201513285916) Pontos: 0,0 / 0,1
O Brasil adotou a república como forma de governo, a partir de 1889. Mas, até hoje, ainda há debates entre os cientistas políticos sobre a permanência no imaginário coletivo e na vida política do país de aspectos da monarquia. Um desses debates é sobre que instituição teria no presente força e influência para exercer, mesmo que informalmente, uma condição comparável a de um Quarto Poder. Nesse contexto, a instituição em tela seria:
a Presidência da República. 
a Presidência da Câmara dos Deputados. 
o Estado-Maior das Forças Armadas. 
o Tribunal Federal de Recursos. 
o Ministério Público. .

Outros materiais