Buscar

Resumo = Sistema Somatossensorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sistema Somatossensorial
Prof. Rita Bergo 9 de maio 2016
O sistema somatossensorial foi o primeiro a ser estudado eletrofisiologicamente. Receptores distribuídos em todo o corpo fornecem informações somáticas (soma=corpo), distribuíds em três grandes funções: propriocepção, exterocepção e interocepção. 
Propriocepção é a sensação de si próprio. Os receptores estão nos músculos esqueléticos, nas capsulas das articulações, nos tendões, para permitirem a consciência da postura e dos movimentos do próprio corpo, particularmente dos membros e da cabeça. 
Exterocepção é a sensação da interação direta do mundo externo com o corpo. O tato é a principal forma de exterocepção. Inclui as sensações de contato, pressão, afago, movimento e vibração, sendo usada para identificar objetos. O toque é definido como o contato direto entre dois corpos físicos. Pode-se dizer que existe um componente ativo motor do tato – para agarrar, afagar, tocar, pressionar – uma parte do corpo é movida contra uma superfície ou organismo. O tato é passivo quando se é tocado por outro ou por algo. 
Há componentes sensoriais e motores envolvidos e conectados anatomicamente no encéfalo, sendo importantes para orientar o comportamento. Na exterocepção há também a sensação térmica de calor e frio, importante para controlar o comportamento e mecanismos homeostáticos, necessários para manutenção da temperatura corporal em torno de 37º. Também a sensação de dor – chamada de nocicepção, também faz parte da exterocepção, sendo resposta a eventos que podem causar danos ou prejuízos ao corpo, principal motivador de ações necessárias à sobrevivência, como esquiva ou luta. 
Interocepção é o terceiro componente da sensação somática – a sensação de funcionamento dos principais sistemas de órgãos do corpo e de seu estado interno. Embora os eventos que se originam nas vísceras não se tornem sensações conscientes, são importantes para a regulação das funções autonômicas, principalmente dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e renal. Os receptores viscerais são basicamente quimioceptores. 
A informação somatossensorial da pele, dos músculos, das capsulas articulares e das vísceras é transmitida por neurônios que se situam nos gânglios das raízes dorsais, que inervam os membros e o tronco ou por neurônios sensoriais que inervam as estruturas cranianas (face, lábios, boca, conjuntiva do olho e dura mater). Esses neurônios sensoriais têm duas funções principais: a transdução e a codificação do estímulo em sinais elétricos e a transmissão desses sinais ao sistema nervoso central. O corpo neuronal se situa num gânglio na raiz dorsal de nervos espinais ou cranianos. Estes neurônios sensitivos originam se da crista neural, no período de formação do sistema nervoso na fase embrionária. São um tipo de célula bipolar, chamado de pseudounipolar. O axônio tem duas ramificações – uma se projeta para a periferia, inervando a pele, os músculos, as articulações, as vísceras, ligando-se aos receptores especializados para os diferentes tipos de estímulos. A outra ramificação termina na medula ou no tronco encefálico, onde forma a primeira sinapse somatossensorial. Este axônio serve como uma linha única de transmissão, ligando o receptor terminal ao sistema nervoso central, sendo por isso chamado de fibra aferente primária. 
As fibras nervosas somatossensoriais tem diferentes diâmetros (calibres) e velocidades de condução. Os mecanoreceptores para o tato e a propriocepção são inervados por fibras mielinizadas de grande calibre, que conduzem o potencial de ação rapidamente. Os nociceptores, os receptores térmicos e outros quimioceptores possuem fibras amielinizadas ou com bainha de mielina bem fina e de calibre reduzido, conduzindo os impulsos mais lentamente. 
Os nervos periféricos que inervam os músculos e a pele contém muitos tipos de fibras nervosas sensoriais. As fibras musculares são classificadas de acordo com seu diâmetro em I, II, III e IV. As da pele são classificadas pela velocidade de condução utilizando combinação de letras do alfabeto arábico e grego (Aα, Aβ, Aδ e C). 
O receptor que se encontra no terminal da fibra somatossensorial determina o tipo de estímulo detectado pelo neurônio. Receptores do tato e da propriocepção são formados por uma cápsula não neural que pode ser deformada ou comprimida. Fibras que detectam estímulos nocivos, térmicos ou químicos possuem terminais que não são encapsulados – chamados de terminações nervosas livres. Quando um receptor é ativado por um estímulo ocorre despolarização e se houver força suficiente, potenciais de ação são transmitidos ao longo da ramificação periférica e central, que termina na medula ou tronco. 
Há 8 tipos de mecanorreceptores cutâneos sensíveis a diferentes tipos de deformação na pele. Cinco tipos de proprioceptores sinalizam informações musculares (força, comprimento muscular, ângulo articular; 4 termoreceptores infomam a temperatura dos objetos que tocam a pele, 4 nociceptores captam estímulos nocivos, e no mínimo há 1 receptor para prurido. 
As informações somatossensoriais são conduzidas da medula espinal ao tálamo por duas vias ascendentes separadas, que se aproximam no nível da ponte, passam pelo mesencéfalo e chegam no tálamo. São o sistema coluna dorsal-lemnisco medial e o sistema anterolateral. O tálamo é um aglomerado de núcleos no centro de encéfalo, promovendo a comunicação entre muitos centros encefálicos subcorticais e o córtex. 
A informação tátil entra e é processada inicialmente no córtex somatossensorial primário, S1, no lobo parietal, formado por 4 subáreas, que transmitem ao centros superiores corticais, incluindo S2 , o córtex parietal posterior e o córtex motor primário. 
Fonte: Kandel E. Princípios de Neurociências, 5a Edição.

Outros materiais