Buscar

FARMACOLOGIA NP1 E NP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FARMACOLOGIA:
Setas simpático e Parassimpático e falar os receptores e neurotransmissores. E como é a ação de mecanismo do Buscopan
R: No 2 (simpático) receptor Alfa e Beta e NT Nora e no 4 receptor Muscarínico e NT ach.
Ach agindo em TGI, útero e rins causa constrição causando dor. Buscopan é antagonista de receptores muscarínicos da Ach
Acetilcolina
R: É um neurotransmissor que interage com os receptores muscarínicos presentes no musculo liso de órgãos como útero e o intestino, causando a contração muscular o que provoca dor.
O que é farmacodinâmica, farmacocinética e farmacêutica
R: Interações farmacocinéticas são aquelas em que um fármaco altera a velocidade ou a extensão de absorção, distribuição, biotransformação ou excreção de outro fármaco.
Interações farmacodinâmicas ocorrem nos sítios de ação dos fármacos, envolvendo os mecanismos pelos quais os efeitos desejados se processam. O efeito resulta da ação dos fármacos envolvidos no mesmo receptor ou enzima
Interações farmacêuticas, também chamadas de incompatibilidade medicamentosa, ocorrem in vitro, isto é, antes da administração dos fármacos no organismo, quando se misturam dois ou mais deles numa mesma seringa, equipo de soro ou outro recipiente
 O que é biodisponibilidade
R: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.
Intoxicação por medicamento ácido para diminuir a ação ou eliminar é melhor beber suco de laranja ou leite?
R: Drogas ácidas são melhor absorvidas em meio ácido, e a básica em meio básico porque é melhor absorvido.
Um menino comeu camarão e desenvolveu uma crise asmática. Qual mecanismo de ação de um asmático nesse caso
Os nutrientes podem modificar os medicamentos por influírem em processo, quais são?
R: Modificação do PH, modificação da velocidade do esvaziamento gástrico, aumento do fluxo sanguíneo, ligação do fármaco com componente alimentar. 
O que ocorre com o uso de descongestionante nasal
R: O uso prolongado de medicamentos contendo nafazolina podem provocar vasodilatação reativa (efeito rebote), com consequente necessidade do aumento da dose, por um mecanismo de ação ainda incerto, mas que pode envolver a dessensibilização dos receptores e lesão de mucosas
NP2
Cite o mecanismo pelo quais os nutrientes podem alterar a biodisponibilidade
R: O tipo de alimentos ingeridos podem afetar a biodisponibilidade do fármaco através de fatores como: Reduzindo ou aumentando o esvaziamento gástrico, reduzindo sua absorção pelo epitélio intestinal. Alterando valores de Ph que interferem diretamente na digestão, absorção do fármaco.
Tetraciplina ph, dieta rica em proteína vegetal carne e leite.
R: As tetraciclinas, apesar de irritarem o estômago, devem ser administradas longe das refeições, pois além de formarem complexos insolúveis com o cálcio de alimentos (leite e derivados), são instáveis em meio ácido e, além disso, a diminuição da motilidade gastrointestinal diminui a sua absorção.
Captopril como age?
R: Captopril é um inibidor de ECA (enzima conversora de angiotensina). A ECA é uma enzima que transforma a molécula angiotensina 1 em angiotensina 2, um potente vasoconstritor... Impedindo sua conversão, ocorre vasodilatação periférica, diminuindo a PA.
Processo de Biotransformação qual objetivo geral desse processo
R: O objetivo do processo de biotransformação é tornar o fármaco menos lipossolúvel para facilitar sua alimentação pela urina.
Mecanismo de ação do Salbutamol, medicamento asmático
R: Salbutamol é um agonista dos receptores adrenérgicos β2 de curta duração utilizado para o alívio do broncoespasmo em condições como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.
Explique o que acontece com a velocidade de excreção do Carmo ácido com AAS.
R: (Metabolização de drogas) Torna a molécula da droga mais hidrossolúvel para 
ser mais facilmente eliminada do organismo. O Fármaco estava sofrendo o processo de biotransformação no qual o fígado estava tornando o fármaco menos lipossolúvel e mais hidrossolúvel para facilitar sua eliminação pela urina.
Desenho com medicamento A B e C
R: Potente é aquele que chega mais rápido ao receptor alvo e tem maior biodisponibilidade na corrente sanguínea, ou seja tem grande quantidade de fármaco interagindo com os receptores, o mais eficaz é o q fica mais tempo na corrente sanguínea por isso tem seu efeito +duradouro comparado ao fármaco menos eficaz ( no desenho é o que se encontra na corrente sanguínea por um espaço maior de tempo.
FUROSIMIDA
R: Aumentam de forma intensa a excreção de urina e sódio pelo organismo. A sua principal utilização é na remoção de edema causado por problemas cardíacos, hepáticos ou renais.
Leite e Nutrientes com AAS
R: AAS é um produto que possui em sua fórmula uma substância chamada ácido acetilsalicílico.
Esta substância tem a propriedade de baixar a febre (antitérmico), aliviar a dor (analgésico) e
reduzir a inflamação (antiinflamatório). Por isso, é utilizado para alívio dos sintomas de várias
doenças como gripes, resfriados e outros tipos de infecções. AAS deve ser ingerido de preferência após as refeições ou com um pouco de leite. 
Mulher que tomou antibiótico e engravidou
R: Ele é um indutor enzimático, ou seja, aumenta a atividade de enzimas metabolizadoras responsáveis pela eliminação das drogas no organismo, o que aconteceu foi que o antibiótico aumentou a atividade das enzimas, o que fez com que a droga fosse eliminada muito mais rápida dp organismo, diminuindo o tempo e efeito do contraceptivo no corpo que faz a mulher engravidar.
4 FÁRMACOS QUE TEMOS QUE SABER PARA QUE SERVE E EFEITOS COLATERAIS:
Buscopan - aliviam de forma rápida e prolongada cólicas, dores e desconforto abdomina
Atrovent - é indicado como broncodilatador no tratamento de manutenção do broncoespasmo associado à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica e enfisema. 
Pilocarpina: Como miótico, no controle da pressão intra-ocular elevada (glaucoma). Pilocarpina pode ser usado em combinação com outros mióticos, betabloqueadores, inibidores da anidrase carbônica e agentes simpatomiméticos ou hiperosmóticos.
Betadecol: O betanecol é usado no tratamento da retenção urinária que resulta de uma anestesia geral ou uma neuropatia diabética dabexiga urinária. Se usa também para aliviar a atonia (falta de tônus muscular) gastrointestinal. Os receptores muscarínicos localizados na bexiga e no trato gastrointestinal estimulam a contração da bexiga e expulsam a urina, assim como ocorre um aumento da motilidade gastrointestinal.
A Piridoxina (Vitamina B6) acelera a conversão da L-Dopa em dopamina plasmática pela ativação da enzima Dopa Descarboxilase. O ácido tânico, substância presente no café, no chá mate, frutas e vinhos, pode precipitar vários tipos de medicamentos como clorpromazina, flufenazina, prometazina e alcalóides.
A Penicilina V deve ser administrada em 2 horas de diferença com as refeições, pois os alimentos podem aumentar a ocorrência de inativação através da abertura do anel beta-lactâmico. Os medicamentos que causam efeitos irritativos na mucosa gastrointestinal, por exemplo os antiinflamatórios não esteróides (AINE), devem ser administrados junto com as refeições. A ingestão de alimentos com o propranolol reduz o efeito de primeira passagem e aumenta a sua biodisponibilidade.

Outros materiais