Buscar

LEI 11.10505 Biossegurança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Integrada do Tapajós - FIT
Curso Bacharelado em Biomedicina
Biossegurança
Santarém – Pará 
Março de 2016
Lei nº 11.105/2005
Faculdade Integrada do Tapajós - FIT
Curso Bacharelado em Biomedicina
Biossegurança
Santarém – Pará 
Março de 2016
Alânia Nicole Wentz 
Graziela dos Anjos
Josiane Elizabeth Almeida e Silva
Maria Darlene Ferreira de Castro
Nara Daniella Azevedo Chagas
Laís da Silva Sousa
Ramon Sampaio Mota
Lei nº 11.105/2005
Lei nº 11.105/2005
INTRODUÇÃO
A Lei nº 11.105/2005 veio regulamentar os incisos II, IV e V do parágrafo 1º do art. 255 da Constituição Federal, bem como estabelecer normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados e seus derivado
DEFINIÇÃO 
Transgênicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) são organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas pelo homem, OGMs possuem alterações em seu genoma realizadas através de tecnologia do DNA recombinante ou Engenharia genética.
A biotecnologia, assim com a engenharia genética vem com a pratica dos OGMs para melhorar a qualidade de vida da população. Desenvolvendo vegetais mais ricos em vitaminas e nutrientes e mais resistentes a pragas e melhor adaptados ao clima de uma região, e animais transgênicos para doação de tecidos ou órgãos para transplantes em humanos. 
E a Lei 11.105/2005 veio estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados OGM.
ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGMs)
PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO
A Lei nº 11.105/2005 inovou o sistema jurídico de proteção ambiental pátrio ao dispor expressamente sobre o princípio da precaução.
ASPECTOS JURÍDICOS
As leis são necessárias para regulamentação da convivência social e para definição das atividades de interesse público a serem protegidas e priorizadas, delimitando-se os direitos e deveres individuais, coletivos e difusos.
ASPECTOS AMBIENTAIS
Enorme biodiversidade no Brasil
Responsabilidade de conhecer efeitos
Contaminação (Bacillus thuringiensis) pelo uso de agrotóxicos
Perde de todo banco de germoplasma
Papel da Lei: Adequar parâmetros jurídicos
ASPECTOS SANITÁRIOS
Contituição Federal Brasileira
Inciso V, parágrafo 1º do art. 225
Efeitos de organismos genéticamente modificados: Alergias, contaminação, aumento de resistência, disfunções hormonais, evidências de câncer
Art. 7º, inciso I
ASPECTOS AGRÍCOLAS
A busca constante pelo desenvolvimento agrícola, colocado com prioridade pelo governo, tem colocado em risco a biodiversidade de diversos locais .
ASPECTOS ECONÔMICOS
Da apropriaçao e uso dos recursos naturais, ocoore a fonte de riqueza economica da sociedade em que vivemos.
Situacoes a possibilidades ressalta-se a importancia da lei 11105-2005 na area economica.
ASPECTOS SOCIAS
A sociedade atual é marcada por uma enorme exclusão social, gerando uma distribuição desigual e desgredação dos recursos naturais.
ASPECTOS CULTURAIS
A partir da década de 70, surgiram novas discursões sobre o meio ambiente. Convêm assim questionar em que estado do direito ambiental, o planeta se encontra hoje especificamente biossegurança. Onde equidade internacional, ou seja, desenvolvimento sustentável.
OBRIGADO!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes