Buscar

ANÁLISE CONJUNTURAL E CENÁRIOS APOL1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EOVANE NASCIMENTO BALBI - RU: 938985
PROTOCOLO: 2016060793898592C745
Disciplina(s):
Gestão do Conhecimento
Análise Conjuntural e Cenários
	Data de início:
	07/06/2016 22:20
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:20:34
Questão 3/5
As diferenças entre as teorias tradicionais de comércio internacional e a teoria de vantagem competitiva das nações podem ser resumidas na forma do tratamento do problema: dinâmico ou estático. As teorias tradicionais tratam de uma realidade muito simplificada, na qual o estoque de fatores e a produtividade são dados e nada se pode fazer a esse respeito. No mundo real, isso não ocorre. Para análise do comércio internacional é importante termos claro alguns conceitos básicos de comércio exterior.  Com base nesse contexto escolha a alternativa, ao modelo de comércio internacional descrito abaixo:
“Consiste no fenômeno de uma empresa poder elevar a sua produção necessitando proporcionalmente de menos insumos. Significa que a empresa pode dobrar a sua produção e necessitar de menos que o dobro de insumos, refletindo em um menor custo e preço final mais baixo.”
	
	A
	Dumping
	
	B
	Economia de escala
	
	C
	Custo marginal
	
	D
	Comércio interindústrias
Questão 4/5
A partir da segunda metade do século XVIII surgiram os debates sobre comércio internacional que influenciaram a teoria econômica moderna. Até aquela época, o conhecimento acerca do comércio exterior derivava apenas dos escritos da escola mercantilista, que justificavam o comércio internacional pela oportunidade que ele oferecia de se obter um excedente na balança comercial o objetivo era o superávit comercial, que deveria ser atingido a qualquer custo. Com base nesse contexto escolha a alternativa, em relação aos modelos de comércio internacional, que corresponde ao conceito o Modelo de fatores específicos.
	
	A
	Teve como principal elaborador o economista britânico David Ricardo, no começo  do século XIX, nesse modelo considera-se que o país deveria voltar os seus esforços produtivos para o bem em relação ao qual é relativamente mais produtivo, independentemente do outros países produzirem a mesma mercadoria mais barato.
	
	B
	Foi desenvolvido por suecos ganhadores do prêmio Nobel de 1977, enfatiza a inter-relação entre os fatores de produção disponíveis em diferentes proporções em cada país e sua utilização na produção de diferentes bens. O modelo nos diz que os países tendem a direcionar os seus esforços para a produção dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes.
	
	C
	Modelo publicado na década de 70 por Samuelson determina que o país aloque mais trabalho para o setor em que tem mais abundância do fator específico (ou fixo), pois a produtividade marginal do trabalho é maior devido à abundância relativa ao fator escasso. Considera que existem fatores específicos que só podem ser usados para a produção de certo bem.
	
	D
	Dumping é um conceito relacionado a estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.

Outros materiais