Buscar

questoes da apostila de sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 – QUAL A INFLUÊNCIA DAS IDÉIAS E DA TEORIA DE CHARLES DARWN NO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO POSITIVISTA?
Suas ideias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como ideia a de que o homem é produto do seu meio social.
A idéia de Darwin é a hipótese da seleção natural, as espécies que existem hoje são as que melhor se adaptaram ao meio em que viviam e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos. E a positivista tem como centro de que o homem é produto do seu meio social.
O pensamento positivista tem como centro a idéia de que o homem é produto do seu meio social. Por outro lado, a teoria evolucionista de Darwin tem como um de seus alicerces a hipótese da Seleção Natural: as espécies que existem hoje são aquelas que melhor se adaptaram ao meio ambiente em que viviam. E as espécies foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos através das eras. Assim, tanto em um caso quanto no outro, o meio é o protagonista principal.
A teoria da seleção natural, evolucionismo, influem na sociologia no que nós, cientistas, chamamos "darwinismo social".
Esse darwinismo social diz que os homens evoluem e adaptam-se segundo a seleção natural; o que pressupõe que uns são mais desenvolvidos e bem-adaptados, logo são melhores do que outros; e se os outros têm "predestinada" a sua extinção pela seleção natural, justifica-se um holocausto, ou genocídio de um povo, alegando tal coisa.
Esse pensar gera movimentos como: nazismo, fascismo, etnocentrismo, imperialismo, anti-semitismo e afins.
Um bom sociólogo sabe que o darwinismo social é falacioso, algo extremamente perigoso e, mais importante, sabe também que é uma tolice; uma vez que as principais diferenças entre os povos são culturais e não estão ligadas a seus genes, mas a sua cultura. O que significa que os homens aprendem, constroem seus seres conforme o lugar onde vivem, e não por uma determinação genética.
Outro exemplo: quando aparece lá "cientistas dos E.U. descobrem o gene da felicidade"... ora, a felicidade não é genética, ninguém é plenamente feliz nem plenamente triste por ter um gene específico. Que gene descobrirão depois? O da criminalidade? Ah, mas então a criminalidade não será mais uma conseqüência das desigualdades sociais geradas pelo capitalismo, mas será genética? Esse tipo de pensamente pode justificar um massacre de pobres marginalizados.
2 – COMO A IDÉIA EVOLUCIONISTA DA BIOLOGIA TRANSPOSTA PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS CONDICIONOU A VISÃO DOS EUROPEUS SOBRE AS SOCIEDADES NÃO EUROPÉIAS COM AS QUAIS ENTRARAM EM CONTATO A PARTIR DO EXPANSIONISMO IMPERIALISTA?
As sociedades mais simples e de tecnologia menos avançada deveriam evoluir em direção a níveis de maior complexidade e progresso na escala da evolução social, até a tingir o “topo”: a sociedade industrial europeia.
Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros.
As sociedades não-europeias eram vistas pelos europeus como “fósseis-vivos”. Era preciso fazer com que essas civilizações evoluíssem para chegar ao patamar europeu. Aqueles que não se comportavam “civilizadamente como os europeus” eram considerados primitivos.
	Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros. 
3 – QUAIS OS DOIS MOVIMENTOS QUE COMTE DISTINGUIA NA SOCIEDADE? COMO ELE OS RELACIONAVA?
Os movimentos eram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades. 
O estático era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.
Os movimentos eram dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades.
O estático,era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade. 
4 - Identifique e discuta as características do pensamento positivista presentes neste texto: 
“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis às investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, de uma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade a uma vida principalmente militar e seu destino final não menos irresistível a uma existência essencialmente industrial”. 
É um pensamento positivista porque só pode afirmar que uma teoria é correta se ela for comprovada através de métodos científicos válidos já que progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos e dados concretos. 
5. Com base nas características do pensamento positivista, analise este texto de Comte: 
“Nossa exploração histórica deverá ficar quase unicamente reduzida à seleção ou à vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações europeias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central.” 
O Positivismo surgindo na Europa foi melhor compreendido lá, Comte cursou a filosofia positivista na França, na Inglaterra também um forte racionalismo idealista, com o qual os empiristas ingleses tiveram que travar luta difícil, na Alemanha, o positivismo criou uma lateral ao racionalismo, desenvolvendo inclusive notoriamente a psicologia experimental e as ciências sociais em geral. 
6. O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le Bom e foi retirado de sua obra A multidão, escrita em 1895. Leia-o e responda a questão a seguir. 
“Pelo mesmo fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escada da civilização. Isolado, ele poderá ser um individuo cultivando; na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura que age por instinto.” 
Que característica do pensamento positivista-evolucionista pode ser encontrada no texto? 
Classifica a multidão como um movimento que pode colocar em risco a ordem social. 
7. Pesquise artigos de jornal ou revista que contenham alguma descrição ou opinião sobre um acontecimento qualquer envolvendo atividades desempenhadas por multidões (comícios, desfiles, precisões, paradas, saques, carnaval, quebra quebras, cultos, romarias, espetáculos públicos). 
Carnaval 2012 Rio de Janeiro – Desfiles no Sambódromo 
O Carnaval do Rio de Janeiro é famoso sobretudo pelos Desfile das Escolas de Samba. Os Desfiles das Esolas de Samba são um espetáculo único, onde não falta exotismo, beleza, animação e muita alegria. O Grupo Especial das Escolas de Samba é dividido em dois blocos, por haver muitas escolas a concorrer para vencerem o título da melhor Escola de Samba. Sendo assim, metade das Escolas de Samba do Rio, desfila no domingo de Carnaval e a outra metade desfila na segunda-feira, sendo estes dois dias, os mais importantes do Carnaval 2012 do Rio de Janeiro e aqueles para os quais há uma maior procura de ingressos e os seus preços são mais caros. Para quem quer gastar menos há sempre a possibilidade de optar pelos desfiles de sábado, dia 18 de fevereiro, nos quais se apresentam as escolas de samba do Grupo de Acesso, de entre as quais sairá a vencedora, que no ano seguinte poderá desfilar entre as do Grupo Especial. Ou, em alternativa, há também o desfile das campeãs, que tem lugar no domingo seguinte aos desfiles, ou seja,dia 25 de fevereiro, com as seis melhores escolas do Grupo Especial. 
FONTE: http://www.carnaval2012.com/carnaval-2012-rio-de-janeiro/ 
8. Com base nas explicações do texto e em pesquisas adicionais em textos históricas, procure identificar as raízes positivistas do lema da bandeira brasileira: “ordem e progresso”. 
Porque nossa bandeira foi criada em cima do pensamento positivista de Comte que fazia parte da leitura obrigatória das pessoas comprometidas a mudar o regime de governo no Brasil,o lema “ Ordem e Progresso” foi idealizado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos ambos membros do pensamento positivista aqui no Brasil.

Outros materiais