Buscar

avaliando 3

Prévia do material em texto

Defensor Público DPE/SP -2009)
Em relação ao crime de tortura é possível afirmar:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	É praticado por quem se omite diante do dever de evitar a ocorrência ou continuidade da ação ou de apurar a responsabilidade do torturador pelas condutas de constrangimento ou submissão levadas a efeito mediante violência ou grave ameaça.
	
	
	É cometido por quem constrange outrem, por meio de violência física, com o fim de obter informação ou confissão da vítima ou de terceira pessoa, desde que do emprego da violência resulte lesão corporal.
	
	
	É praticado por qualquer pessoa que causa constrangimento físico ou mental à pessoa presa ou em medida de segurança, pelo uso de instrumentos cortantes, perfurantes, queimantes ou que produzam stress, angústia, como prisão em cela escura, solitária, submissão a regime de fome etc.
	
	
	Passou a ser previsto como crime autônomo a partir da entrada em vigor da Constituição Federal de 1988 que, no art. 5o, inciso III afirma que ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento desumano e degradante e que a prática de tortura será considerada crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.
	
	
	Os bens jurídicos protegidos pela ?tortura discriminatória? são a dignidade da pessoa humana, a igualdade, a liberdade política e de crença.
	
	
		2.
		Segundo a Lei nº 11.343/06, ocorre a consumação do crime de tráfico de drogas:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	N.D.A
	
	
	o agente praticar qualquer um dos verbos elencados no art. 33 da Lei nº 11.343/06.
	
	
	quando é realizada a comunicação às autoridades da existência da venda da substância entorpecente.
	
	
	com a necessária venda (onerosa), pois a entrega gratuita da substância entorpecente não configura o crime.
	
	
	quando ocorre a efetiva entrega da substância entorpecente ao consumidor, não bastando apenas portar com este propósito.
	
	
		3.
		A respeito da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas), é correto afirmar que (adaptada da FCC/DPE/RS/2011):
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Na hipótese do delito previsto no caput do art. 33, o indivíduo primário, com bons antecedentes, que não se dedique à atividade criminosa, nem integre organização criminosa, poderá ter sua pena reduzida, desde que confesse a autoria delitiva, de um sexto a dois terços.
	
	
	O condenado pelo delito previsto no art. 28 não poderá receber pena privativa de liberdade, salvo se reincidente e demonstrar resistência ao tratamento contra dependência química.
	
	
	O delito de associação para o tráfico consignado no art. 35 sempre exige a reiteração criminosa para sua consumação.
	
	
	Há previsão de delito culposo no rol de crimes.
	
	
	O agente que em única ocasião oferece gratuitamente para um amigo duas pedras de crack, ainda que com a única a intenção de juntos consumirem, responde pelo crime previsto no caput do art. 33, delito equiparado a hediondo.
	
	
		4.
		Thiago, funcionário público, no exercício da função, recusa-se, por mero capricho, a cumprir ordem judicial que lhe foi transmitida em cumprimento de mandado, pelo oficial de justiça. Neste caso é correto afirmar que a conduta de Thiago configura o delito de:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Abuso de autoridade.
	
	
	Desacato.
	
	
	Desobediência
	
	
	Prevaricação.
	
	
		5.
		A Lei no 11.343/06 (lei de drogas) dispõe que o crime de tráfico ilícito de entorpecentes é insuscetível de anistia, graça, indulto e que ao condenado pela prática desse crime dar-se-á livramento condicional, após o cumprimento de 2/3 da pena, vedada a concessão ao reincidente específico. Ante o silêncio desta lei quanto à possibilidade de progressão de regime de cumprimento de pena para o crime de tráfico, assinale a alternativa correta: ( DPE/SP ¿ 2009)
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A lei de crimes hediondos permite, de forma diferenciada, a progressão de cumprimento de pena e, consequentemente, os condenados por crime de tráfico podem progredir após o cumprimento de 2/5 da pena, se primários e 3/5, se reincidente.
	
	
	A lei de drogas não permite a progressão de regime de cumprimento de pena, pois, por ser lei especial, prevalece o silêncio sobre determinação de lei geral.
	
	
	Após ter o STF declarado a inconstitucionalidade e a consequente invalidade da vedação de progressão de regime de cumprimento de pena contida na lei de crimes hediondos, a única norma existente, vigente e válida, no que tange à progressão de regime de cumprimento de pena, é a contida no art. 112 da Lei de Execução Penal, aplicando-se, portanto, o lapso de 1/6 para progressão de regime de cumprimento de pena, também ao crime de tráfico.
	
	
	A omissão contida na lei de drogas é inconstitucional, já que fere o princípio da individualização da pena e, consequentemente, os condenados por crime de tráfico podem progredir de regime de cumprimento de pena nos termos da Lei de Execução Penal, ou seja, após o cumprimento de 1/6 da pena, se primários e 2/5, se reincidentes.
	
	
	A lei de drogas não permite a progressão de regime de cumprimento de pena já que, por ser o crime de tráfico assemelhado a hediondo, a pena deve ser cumprida integralmente em regime fechado
	
	
	
	CONFERIR E
ENCAMINHAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes