Buscar

AV 2 Direito Imobiliário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307287713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em razão da ocorrência do famoso Caso Encol, na década de 90, em que resultou em 700 obras inacabadas, prejudicando aproximadamente 42.000 adquirentes, o mercado imobiliário se ressentiu da necessidade de uma maior segurança jurídica, fazendo assim com que a Lei 10.931, de 02 de agosto de 2004, que dispõe sobre o patrimônio de afetação de incorporações imobiliárias, entre outras providências, introduzisse novos dispositivos na Lei 4.591/64. O que vem a ser, então, o denominado ¿patrimônio de afetação¿ ?
		
	
Resposta: É a vinculação de um imóvel ou parte do patrimôinio do incorporador, que se destina a garantir o sucesso do empreendimento no caso de falência do incorporador, visando a garatir o comprador, ou promitente comprador, no caso de falência do incorporador, ficando esse patrimônio livre de qualquer ônus refente a falência. Quando finalizado o empreendimento, e apresentada todas as quitações referentes a obra, fica liberado o patrimônio do incorporador
	
Gabarito: R: Propõe-se o sistema de afetação a dotar a incorporação imobiliária, em cada empreendimento, de um patrimônio próprio, que não se confunde com o patrimônio da empresa. O objetivo é evitar que o incorporador utilize recursos de um empreendimento em outros ou mesmo para uso próprio, com prejuízo ao regular andamento das obras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307254046)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando que o Condomínio Edilício é uma mina de controvérsias, os órgãos da administração condominial exercem função fundamental na condução da paz social da comunidade. Portanto é muito importante conhecer cada um desses representantes e quais suas funções. Enumere os órgãos da administração de um Condomínio Edilício, comentando se sua eleição é obrigatória ou facultativa.
		
	
Resposta: A convenção de Condomínio; è a cosnstituição do condomínio, contém normas pré estabelecidas, e diretrizes de funcionamento do condomínio Assembleia Geral: É composta por um grupo de condôminos reunidos em assembleia, por meio de convocação, cada um dono de uma quota parte, por meio de votação decidem as necessidades do condomínio, preenchido o quorum necessário, sua decisão torna-se Lei dentro do condomínio. Administração: Que pode ser formada por condôminos, ou administrador terceirizado
	
Gabarito: R: A assembleia geral é o órgão máximo da administração condominial, e deve ser convocada uma por ano, em caráter ordinário, na qual serão deliberados o orçamento, a aprovação das contas do síndico e eleger o síndico. Por outro lado, poderão ser convocadas tantas assembleias extraordinárias quanto forem necessárias para deliberar sobre assuntos diversos daqueles objeto da AGO. A convocação para as assembleias gerais deve ser dirigida a todos os condôminos, sob pena de nulidade. O Síndico será eleito pela Assembleia Geral e é investido de poderes de representação. Não há previsão legal para a eleição de subsíndico, mas nada impede que isso ocorra. Do mesmo modo em relação ao Conselho Consultivo, órgão que era obrigatório existir pela legislação anterior, mas que o Código Civil atual não previu. O Código Civil prevê a possibilidade da existência de Conselho Fiscal, mas não torna obrigatória sua eleição.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307805247)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A retificação de registro imobiliário, de acordo com o regime vigente após a Lei no 10.931/04,
		
	
	será efetuada judicialmente sempre que tiver por objeto a retificação de medida perimetral e, simultaneamente, aumento de área do imóvel retificando.
	
	embute delegação ao Oficial de Registro de Imóveis para que decida todas as impugnações fundamentadas acerca da titularidade do imóvel retificando, ou parte dele, tornando desnecessária a intervenção judicial em tais hipóteses.
	
	restringe as hipóteses de retificação administrativa aos imóveis urbanos devidamente matriculados no Registro de Imóveis, devendo as retificações de imóveis rurais ser conduzidas judicialmente, com oitiva dos órgãos competentes.
	 
	permite a sua efetivação por procedimento administrativo, mesmo que implicando alteração da área do imóvel retificando, se houver a anuência expressa dos confrontantes, todos tabularmente identificados.
	
	será conduzida diretamente pelo Oficial de Registro de Imóveis, mesmo em casos que envolvam litígio entre os confrontantes de imóveis lindeiros, envolvendo direitos reais titularizados por cada um deles.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307662756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mesmo que não efetue a construção, o incorporador é aquele que:
		
	
	Apenas assume o compromisso da venda de frações ideais de terreno, objetivando a vinculação de tais frações a unidades autônomas, em edificações a serem construídas ou em construção sob regime condominial, mas não é responsável pela entrega, prazo, preço e condições da obra.
	
	Todas as demais quatro opções não atendem ao enunciado desta questão.
	 
	Compromissa ou efetiva a venda de frações ideais de terreno, objetivando a vinculação de tais frações a unidades autônomas, em edificações a serem construídas ou em construção sob regime condominial, ou que apenas aceita a proposta para efetivação de tais transações.
	
	Não assume o compromisso nem efetiva a venda de frações ideais de terreno, objetivando a vinculação de tais frações a unidades autônomas, em edificações a serem construídas ou em construção sob regime condominial, sendo mero interveniente na proposta para efetivação de tais transações, não sendo, portanto, responsável pela entrega, prazo, preço e condições da obra.
	
	Não assume o compromisso nem efetiva a venda de frações ideais de terreno, objetivando a vinculação de tais frações a unidades autônomas, em edificações a serem construídas ou em construção sob regime condominial, sendo mero interveniente na proposta para efetivação de tais transações, mas é responsável pela entrega, prazo, preço e condições da obra.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307272412)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O contrato de empreitada, sem sombra de dúvidas, é um negócio largamente praticado nas estruturas empresariais imobiliárias e nas relações contratuais firmadas entre incorporadoras, construtoras e consumidores. Cabe enfatizar que tal negócio jurídico é regulado por várias normas, a saber: I. Código Civil; II. Código de Defesa do Consumidor; III. Lei 4.591/64 (Lei das Incorporações Imobiliárias); IV. Lei 5.194/66 (Código de ética que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo); Responda qual(is) o(s) diploma(s) legal(ais) é(são) aplicável(eis) à espécie:
		
	
	O segundo, terceiro e quarto;
	 
	O primeiro, segundo e terceiro;
	 
	Todos os diplomas legais mencionados;
	
	O primeiro, terceiro e quarto;
	
	Somente o primeiro;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307286558)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Condomínio Geral, também conhecido doutrinariamente como Ordinário, não pode ser constituído:
		
	
	Por vontade das partes;
	
	Por imposição legal
	 
	Em decorrência de incorporação imobiliária
	
	Em decorrência do casamento
	
	Em decorrência de sucessão hereditária
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307287685)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O jurista Carlos Maximiliano, em seu livro Condomínio, 5a. ed., Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1961, p.11, aponta diversas situações que podem dar origem a co-propriedade. Dentre elas, podemos mencionar: I) convenção, embora não resulte de sociedade; II) aquisição por diversas pessoas, independentemente de sua vontade (sucessão legítima ou testamentária) ¿ communio incidens (algo incidental e transitório); III) relações de vizinhança (parede divisória, cerca, fosso, teto ou cobertura, escadas, pátios, em edifício pertencente a diversos por partes determinadas); IV) alienação de parte de um imóvel pelorespectivo dono; É correto o que se afirma nas alternativas:
		
	
	Estão corretas as alternativas I, III e IV;
	 
	Estão corretas as alternativas II, III e IV;
	
	Todas as alternativas estão erradas;
	 
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307255411)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O mandato do Síndico deve ser:
		
	 
	pelo prazo estabelecido na convenção de condomínio;
	 
	dois anos, podendo ser renovado;
	
	dois anos, vedada a renovação;
	
	renovado a cada assembléia geral;
	
	pelo prazo estabelecido na assembleia geral;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307255412)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Homero separa-se judicialmente de Priscila a qual, segundo acordo firmado entre eles, permanece residindo no imóvel locado. Decorridos três meses de falta de pagamento de aluguel, o locador ingressa com ação de despejo em face de Homero:
		
	
	O locador tinha obrigação de saber se houve a sub-rogação antes de ingressar com a ação;
	
	Com a separação o ex-marido e a ex-mulher passam a ser solidários no cumprimento das obrigações frente ao locador
	
	A sub-rogação é automática e decorre da Lei. Portanto, não havia necessidade de comunicação ao locador;
	
	Mesmo residindo no imóvel a ex-mulher, o locatário permanecerá sendo, sempre, Homero;
	 
	Está correto o locador, uma vez que não foi comunicado do fato;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307856021)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação à locação, é correto afirmar:
		
	
	Nas locações ajustadas por escrito e por prazo igual ou superior a trinta meses, a resolução do contrato só ocorrerá, ao fim do prazo estipulado, se o locador notificar previamente o locatário.
	
	Quando a locação for ajustada verbalmente ou por escrito e com prazo inferior a trinta meses, o locador, findo o prazo estabelecido, poderá retomar livremente o imóvel, concedidos trinta dias ao locatário para sua desocupação.
	 
	O contrato de locação não residencial, que se encontre vigorando por prazo indeterminado, pode ser denunciado por escrito, pelo locador, concedidos ao locatário trinta dias para a desocupação.
	 
	Na locação para temporada, se o locatário não desocupar o bem locado no prazo ajustado caberá ação reintegratória de posse do imóvel, com pedido liminar de desocupação.
	
	É defeso ao locador receber de uma só vez e antecipadamente os aluguéis e encargos locatícios.

Outros materiais