Buscar

libras av2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502845065)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na afirmação de Heidegger, a fronteira cultural estabelece os pontos iniciais que distinguem uma cultura da Outra. Discorra sobre cultura e identidade surda.
		
	
Resposta: Identidade surda é tido em forma de luta, com inclusão, para que todos possam adquirir os mesmos direitos. E na cultura surda conseguem a partir da LIBRAS ter sua literatura,com todos os parametros, suas expressoes corporais e faciais
	
Gabarito: O conceito de cultura surda senão através de uma leitura multicultural, ou seja, a partir de um olhar de cada cultura em sua própria lógica, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções.
 A identidade em relação ao outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante do outro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502860411)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola é um lugar de descobertas, onde os alunos ampliam suas relações sociais, linguísticas e comunicativas, a partir da interação não só com alunos, como também com os professores. Discorra acerca de ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena:
		
	
Resposta: Escolas podem fazer cursos de libras para todos os alunos, afim de que os surdos possam conversar com os colegas de escola com mais facilidade.Podem montar peças de teatro em libras,´para que os alunos possam se interar, com o intuito de deixar a oralidade, ou seja, a fala, e criarem juntos açoes culturais.
	
Gabarito: Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502844913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra apresentada em datilologia, abaixo, corresponde ao nome de:
		
	
	um utensílio doméstico
	
	um partido político
	
	um animal
	
	um meio de transporte
	 
	um ponto turístico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502906762)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabendo que a surdez é a ausência de audição, pode-se dividir as pessoas com surdez em dois grupos: Deficientes Auditivos e Surdos. Considerando que há diferenças entre os dois grupos sociais, leia as alternativas e marque a única INCORRETA acerca de suas representações culturais.
		
	
	Para os surdos, as crianças surdas devem ter como modelo linguístico, surdos adultos. Não se veem como deficientes, mas sim como diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria.
	
	Os surdos são pessoas que utilizam a comunicação espaço-visual como principal meio de conhecer e interpretar o mundo, em substituição à audição e à fala. Eles são usuários da língua de sinais; sua audição não é funcional na vida comum. Para o hipoacústico (deficiente auditivo), a audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.
	 
	Não há diferenças entre Deficiente Auditivo e Surdo, é só uma questão de nomenclatura e a forma correta de se referir às pessoas com surdez é Deficiente Auditivo, enfatizando assim a sua limitação.
	
	Os surdos são aqueles que participam da cultura e comunidade surda, constituem sua identidade social a partir da experiência visual e das inter-relações sociais com outros surdos usuários da LIBRAS e têm esse idioma como língua natural e de expressão de ideias, pensamentos e outros.
	
	O Deficiente Auditivo rechaça o uso da LIBRAS, nega a identidade surda e para eles o modelo clínico é mais bem representativo, já que usam a leitura labial para se comunicarem. Geralmente usam próteses auditivas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502855583)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando se ressalta os aspectos sociolinguísticos da LIBRAS, faz-se referência às relações entre língua e comunidade que a usa, que podem ajudar a entender a LIBRAS também como um sistema de valores, produto de um determinado grupo linguístico. Essas possíveis relações compreendem quatro aspectos sociolinguísticos. Assinale a ÚNICA opção que aponta esses aspectos:
		
	
	Variação somente do Rio de Janeiro, linguagem universal, padronização, língua majoritária.
	 
	Dicionários da língua, fossilização, cristalização, desenvolvimento social.
	 
	Variação linguística, padronização, famílias de línguas e usuários e minorias linguísticas.
	
	Variação linguística, modalidade oral auditiva, desenvolvimento social, fossilização.
	
	Padronização, famílias de línguas, linguagem universal, língua inferior.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502858439)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São sinais que formam uma classe específica na LIBRAS e sempre estão na forma neutra, não havendo, portanto, marca para gênero (masculino e feminino), nem para número (singular e plural) e dão qualidades às coisas e pessoas. Assinale a ÚNICA opção que atende a essa definição:
		
	 
	Adjetivos.
	
	Advérbios.
	
	Pronomes.
	
	Classificadores.
	
	Substantivos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502367580)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vimos que a estruturação das sentenças em LIBRAS quanto à ordem das palavras, inclusive do sujeito, é diferente daquela do português e que inclusive as marcas de flexão são bastante específicas da modalidade visual-espacial de língua. Marque a única alternativa que justifica essa afirmação.
		
	
	Porque se apoiam na não direcionalidade do sinal.
	
	Porque se apoiam na configuração do sinal.
	 
	Porque se apoiam na direcionalidade do movimento do sinal.
	
	Porque se apoiam na articulação do sinal.
	 
	Porque se apoiam na ligação do movimento do sinal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502860178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Verbo direcional é ação verbal na LIBRAS, cujo sinal parte do falante em direção ao seu interlocutor, ou seja, a quem se fala, ou a si mesmo, quem fala. Esse comportamento verbal produz a marca de concordância. Marque a ÚNICA opção correta que dá uma outra definição à essa classe verbal:
		
	
	As características descritas no enunciado se referem aos verbos não direcionais.
	
	Essa classe verbal não existe na LIBRAS.
	
	Sua função é de concordância nominal.
	
	É um classe verbal totalmente inadequada na LIBRAS.
	 
	A direção do movimento mostra o ponto inicial, o sujeito, e o ponto final, o objeto.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502844815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os surdos participam muito pouco das ações culturais da sociedade. Marque única opção corresponda a essa afirmação:
		
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na escrita.
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na descrição audiovisual
	 
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na oralidade.
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada nas ilustrações.
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na visibilidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502856763)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Arte é um termo que vem do latim e significa técnica/habilidade. A arte é um reflexo do ser humano e muitas vezes representa a sua condição social e essência de ser pensante (http://www.significados.com.br/arte/). Ao observar a definição sobre arte e constatar que existem poucas manifestações artísticas feitas para surdos e por surdos, marque a ÚNICA alternativa que explica a insuficiência artística voltada para a comunidade surda:
		
	 
	A maioria das ações culturais tem a sua comunicação com o público baseada na oralidade, ou seja, nafala.
	
	O processo de inclusão deve contemplar a arte, a literatura para as pessoas surdas através da LIBRAS.
	
	Os surdos possuem uma língua própria e por isso podem produzir arte.
	
	Esse público se interessa por artes e gostam de participar de manifestações artísticas quando há acessibilidade na comunicação.
	
	Os surdos são seres pensantes, por isso são capazes de entender e produzir artes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes