Buscar

AV2 Saneamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0493_AV2_201502522871 » SANEAMENTO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	ELIANA SGARBI DE CARVALHO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 8,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 04/06/2016 16:04:42 
	
	 1a Questão (Ref.: 201503417815)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	O desperdício de água doce no mundo tem estimulado a utilização de processos alternativos para aumentar a provisão deste recurso cada vez mais escasso. Entre eles, destacam-se a dessalinização e a desmineralização. Estabeleça sucintamente a diferença entre ambos e indique, na sequência, os principais usos da água dessalinizada e da água desmineralizada.
		
	
Resposta: A Dessalinização é o processo de retirada de sais da água. A água dessalinizada é usada para consumo em algumas regiões onde o acesso a água doce é difícil e é usada em indústria para geração de vapor para geração de energia. A desmineralização é a retirada de minerais que não fazem bem para o consumo humano e animal.
	
Gabarito: 
O processo de dessalinização elimina os sais dissolvidos na água, produzindo água com pouco conteúdo salino para, além de poder ser empregada para o consumo humano, ser também utilizada em diversas atividades industriais como produção de vapor em caldeiras, semicondutores, em indústria farmacêutica, alimentícia, etc. Por sua vez, o processo de desmineralização consiste na retirada total de algumas substâncias inorgânicas, os sais minerais contidos na água. As águas desmineralizadas são usadas em variados processos químcos, em baterias e em aquariofilia.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O processo de dessalinização elimina os sais dissolvidos na água, produzindo água com pouco conteúdo salino para, além de poder ser empregada para o consumo humano, ser também utilizada em diversas atividades industriais como produção de vapor em caldeiras, semicondutores, em indústria farmacêutica, alimentícia, etc. Por sua vez, o processo de desmineralização consiste na retirada total de algumas substâncias inorgânicas, os sais minerais contidos na água. As águas desmineralizadas são usadas em variados processos químcos, em baterias e em aquariofilia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502810497)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo a Normas de classificação do lixo segundo a ABNT, como podemos classificar os resíduos sólidos?
		
	
Resposta: Seco e úmido.
	
Gabarito: Classe I ou perigosos e Classe II- não-perigosos
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Classe I ou perigosos e Classe II- não-perigosos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502646906)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os mananciais naturais de água, passíveis de aproveitamento para fins de abastecimento público, podem ser classificados em dois grandes grupos, Manancial Subterrâneo e Manancial Superficial: Das alternativas abaixo, somente uma delas é Verdadeira no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Manancial Subterrâneo: As reservas de água subterrânea provêm somente de lençol d¿água.
	
	Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo ser elevada artificialmente somente através de obras de captação (poços rasos profundos, galerias de infiltração).
	
	Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo aflorar à superfície (nascentes, fontes, etc.), ou ser elevada artificialmente através de obras de captação (poços rasos profundos, galerias de infiltração).
	
	Manancial Subterrâneo: As reservas de água subterrânea provêm somente de aqüíferos.
	
	Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo somente aflorar à superfície (nascentes, fontes, etc.).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502646862)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Verdadeira no que tange a conformidade com o texto: O sistema de abastecimento de água é composto por várias unidades desde a captação até a chegada ao usuário. A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, e seus Aspectos Econômicos, possuem como objetivos: 
		
	
	Aumento de vida da produtiva dos indivíduos economicamente ativos; 
	
	Dificultar a instalação de indústrias; 
	
	Aumento dos gastos públicos com hospitais.
	
	Aumento dos gastos públicos com remédios.
	
	Diminuição de vida da produtiva dos indivíduos economicamente ativos; 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502646852)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto ao sistema de abastecimento de água com suas unidades: Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Reservação: Tem por finalidade, amenizar tanto o excesso de água, nas horas em que a quantidade consumida é menor que a aduzida, como a água destinada a combater incêndios ou a que vai garantir o suprimento nos períodos em que a adução for interrompida ou ainda garantir o a pressão na rede de distribuição.
	
	Rede de Distribuição: São as canalizações instaladas nas vias públicas que fazem o abastecimento diretamente para os ramais prediais.
	
	Adução: Destina-se a conduzir água desde a comunidade abastecida até a captação ;
	
	Tratamento: Visa à eliminação de certas impurezas e/ou correção de algumas propriedades da água, que tornam inadequada para determinado fim;
	
	Captação: Conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a tomada de água do manancial. Deve ter condições de retirar a água em quantidade capaz de atender ao consumo;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502647225)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Saneamento é um conjunto de medidas que visam PROMOVER, PROTEGER E PRESERVAR a saúde". São medidas de saneamento: Sistemas de Abastecimento D'água, Sistemas de Esgotos Sanitários, Coleta de Lixo, Controle da Poluição Ambiental, Controle de Vetores Biológicos (ratos, moscas, baratas, etc.), Saneamento das Habitações e Locais de Trabalho e Saneamento dos Alimentos.
		
	
	A experiência mostra que em algumas comunidades onde foi implantado o abastecimento d'água e não foram coletados os esgotos, as condições sanitárias do meio pioraram agravando-se os problemas com os dejetos correndo a céu aberto.
	
	O uso inadequado do sistema de drenagem para transportar esgotos não gera problemas de saúde na população. 
	
	O esgotamento sanitário se constitui no único meio seguro para evitar as doenças transmitidas pelos excretas humanos. Sua implantação é tão importante quanto o abastecimento d'água. 
	
	As tubulações dimensionadas para o escoamento das águas pluviais ao receberem durante a estiagem as pequenas vazões dos esgotos geram em seu interior um ambiente bastante propício para a proliferação de muriçocas infestando as áreas vizinhas. Um indivíduo doente abriga agentes patogênicos no seu intestino onde o ambiente é propício para a multiplicação dos mesmos. 
	
	Um indivíduo doente abriga agentes patogênicos no seu intestino onde o ambiente é propício para a multiplicação dos mesmos. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502661735)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa correta em relação ao saneamento ambiental.
		
	
	O processo de eutrofização dos corpos hídricos possui incipiente relação com o saneamento ambiental
	
	É empregado na maioria das cidades brasileiras devido aos baixos custos de implantação e operação
	
	Provoca benefícios ao meio antrópico, porém, em relação ao meio biótico, os efeitos da implementação do saneamento ambiental são considerados quase nulos
	
	Pode ser conceituado como um conjunto de equipamentos e processos de diminuição dos impactos adversos provenientes da implantação e operação de cidades, pois contempla sistemas de coleta e tratamento de esgoto, sistema de drenagem de águas pluviais etc.
	
	Geralmente ocorre a insatisfação das comunidades ondeo saneamento ambiental é implementado, pois seus efeitos não são imediatos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503194501)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa correta, referente as causas dos alagamentos urbanos :
		
	
	Colocação de revestimento asfáltico nas ruas.
	
	Impermeabilização do solo devido às edificações.
	
	Aterramento das áreas de várzeas.
	
	Obstrução do sistema de micro e macrodrenagem.
	
	Retirada da cobertura vegetal nas áreas de encostas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503191318)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um dos maiores desafios ambientais é a iminência da escassez de água em diversas localidades e o comprometimento das águas superficiais, cada vez mais submetidas ao aumento da sua utilização para atividades econômicas diversas, em especial a agropecuária, e poluídas pelo lançamento de efluentes urbanos e industriais. Uma série de conflitos é provocada pela situação de estresse hídrico, quando a oferta de água é menor do que a demanda, fato recorrente em regiões como o Oriente Médio, norte da África ou mesmo no sertão nordestino. No que se refere aos padrões de qualidade das águas é incorreto afirmar que:
		
	
	A demanda bioquímica de oxigênio é um dos parâmetros usuais para avaliação da qualidade das águas.
	
	Os padrões estabelecidos para a qualidade das águas constituem-se em limites para cada substância.
	
	As águas não poderão apresentar efeitos letais e de alteração de comportamento, reprodução ou fisiologia da vida ao considerarmos as eventuais ações sinérgicas entre as mesmas ou entre outras não especificadas.
	
	As águas devem demandar tratamento a um custo razoável, para que continuem a sustentar o ecossistema aquático.
	
	Aos órgãos de controle da poluição cabe somente evitar o lançamento de poluentes nos rios a ponto das concentrações ultrapassarem os valores permitidos da classe correspondente, não realizando programas de recuperação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502647484)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O gerenciamento de resíduos sólidos se relaciona integral e continuo com os outros temas do saneamento como águas, efluentes e drenagem. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Os resíduos quando multiplicados pelo número de habitantes de cada cidade, se mal gerenciados, formam uma quantidade consderável, mas não chega a ser capaz de causar muitos problemas. 
	
	O gerenciamento inadequado que não leva em consideração as peculiaridades do local e as formas de minimização e reciclagem dos resíduos tende a não perdurar, causando danos a saúde humana muitas vezes com doenças que podem permanecer em muitas gerações. 
	
	A importância de seu estudo versa no fato de que a população humana gera em quantidade cada vez maior, resíduos de origem e características diversas, com potencialidades na maioria das vezes desconhecidas. 
	
	A geração de resíduos sólidos no Brasil é em média aproximadamente 0,7 Kg/hab/dia, no entanto cidades como Rio de Janeiro e São Paulo esse valor pode chegar a 1,5 Kg/hab/dia. 
	
	O gerenciamento adequado deve priorizar a minimização de resíduos, a recuperação seja de energia ou matéria prima proveniente dos mesmos e por fim deve sugerir alternativas de tratamento capazes de solucionar o problema do que deveria ser a menor parcela desses resíduos.

Outros materiais