Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO CPP II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  DIREITO PROCESSUAL PENAL II
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201001876102)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao prolatar a sentença, após verificar a existência de provas concretas acerca da autoria e materialidade, o juiz entende ser o réu absolutamente incapaz, nos termos do Código Penal. Diante de tal situação, deverá o juiz:
		
	 
	condenar impropriamente o réu, e aplicar medida de segurança, eis que isento de pena.
	
	condenar o réu, e aplicar a pena correspondente, como efeito obrigatório da sentença condenatória.
	
	absolver propriamente o réu, pois se trata de excludente de culpabilidade.
	
	absolver propriamente o réu, pois de trata de excludente de ilicitude.
	 
	absolver impropriamente o réu, e aplicar medida de segurança, eis que isento de pena.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001847141)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(FCC/2014 ¿ TRF/4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal) Em relação à sentença penal proferida em ação de conhecimento,
		
	
	o juiz, ao proferir sentença condenatória, fixará valor máximo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.
	
	somente a defesa pode, no prazo de dois dias, opor embargos de declaração, sempre que na sentença houver obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão.
	 
	se o réu estiver preso, a intimação da sentença será feita pessoalmente ao defensor por ele constituído.
	
	somente depois do trânsito em julgado da sentença absolutória é que o juiz ordenará a cessação das medidas cautelares e provisoriamente aplicadas.
	 
	o juiz decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, a imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001847143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB ¿ XIV Exame) Wilson está sendo regularmente processado pela prática do crime de furto. Durante a instrução criminal, entretanto, as testemunhas foram uníssonas ao afirmar que, para a subtração, Wilson utilizou-se de grave ameaça, exercida por meio de uma faca. A partir do caso narrado, assinale a opção correta.
		
	 
	A hipótese é de mutatio libelli e, nos termos da lei, o Ministério Público deverá fazer o respectivo aditamento.
	
	Não haverá necessidade de aditamento da inicial acusatória, haja vista o fato de que as alegações finais orais acontecem após a oitiva das testemunhas e, com isso, respeitam-se os princípios do contraditório e da ampla defesa.
	
	A hipótese é de emendatio libelli e o juiz deve absolver o réu relativamente ao crime que lhe foi imputado.
	
	Caso o magistrado entenda que deve ocorrer o aditamento da inicial acusatória, se o promotor de justiça e, recusar-se a fazê-lo, o juiz estará obrigado a absolver o réu da imputação que lhe foi originalmente atribuída.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001847125)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O juiz, nos termos do art. 387 do Código de Processo Penal, ao proferir sentença penal condenatória, dentre outras providências: I. Fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido; II. Decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta; III. Mencionará as circunstâncias agravantes ou atenuantes definidas no Código Penal, e cuja existência reconhecer. Completa corretamente a proposição o que se afirma em
		
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	II e III, apenas.
	
	II, apenas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001847126)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base no CPP, assinale a opção correta acerca da sentença penal.
		
	
	Encerrada a instrução probatória, se entender cabível nova definição jurídica do fato, em consequência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o juiz deve baixar os autos, para que o MP a adite no prazo de três dias.
	 
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, pode atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
	
	Nos crimes de ação pública, o juiz pode proferir sentença condenatória, ainda que o MP tenha pedido a absolvição, mas não pode reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas na denúncia, em face do princípio da congruência.
	 
	Caso o MP promova o aditamento da denúncia ou queixa, por força de mutatio libelli, o juiz é obrigado a receber o aditamento, pois o MP é o titular da ação penal pública.
	
	Da sentença obscura, ambígua, contraditória ou omissa caberão embargos de declaração, no prazo de cinco dias, a serem interpostos perante o tribunal competente.

Outros materiais