Buscar

AV2 GESTÃO DE PROJETOS TECNOLOGICOS AST16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0212_AV2_201202250165 » GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201202250165 - ALOISIO DA SILVA ALVES TEIXEIRA
	Professor:
	IVAN DA CUNHA SANTOS
	Turma: 9019/JQ
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 28/05/2016 18:21:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201202436275)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apresente três características que ilustram o que é um projeto segundo o PMI (Project Management Institute)?
		
	
Resposta: Processo, pessoas e ferramentas adequadas.
	
Gabarito: Duração: Todo projeto é temporário, possui data para iniciar e finalizar. Se uma empresa contrata um serviço de consultoria, espera-se que o serviço seja entregue na data combinada. O tempo é algo restrito em um projeto e todos têm que ter uma data para iniciar e uma data para terminar. Algo que nunca acaba normalmente é uma operação contínua, ou seja, não é um projeto. Melhoria:O projeto produz algo único, o que é diferente de uma manutenção de rotina, não é para reproduzir algo repetitivo. Um projeto vai criar, por exemplo, um produto que a empresa nunca fez igual antes. Propósito:Todo projeto tem um propósito, isto é, visa atingir objetivos pré-definidos, portanto, vimos que ele nasce para atender uma necessidade da empresa. É preciso ter isso de forma clara, não se deve começar um projeto sem se saber exatamente o que será produzido. Planejamento:O projeto possui atividades interdependentes, ou seja, as atividades normalmente têm um relacionamento e pode existir uma ordem para executá-las, desta forma, teremos que ter atenção quanto à decisão em definir qual será esta ordem. Pessoas:Um projeto pode necessitar de recursos de várias áreas da organização, o time do projeto, ou seja, as pessoas que vão executar as atividades podem ser membros de diferentes departamentos de dentro da empresa. Restrições:Um projeto tem restrições, escopo, isto é, temos que entregar a funcionalidade necessária para atender a uma determinada necessidade. Possui também restrição de custo, ou seja, dentro do orçamento, e também restrição de tempo. Precisamos concluir dentro do cronograma previsto. O sucesso de um projeto está muito relacionado com estes três elementos, ou seja, a tríplice restrição. Riscos:Um projeto envolve incertezas, ou riscos, pois pode estar relacionado com algo que nunca foi feito antes e assim não será possível prever tudo aquilo que possa acontecer de errado no projeto.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202505653)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir do momento que se tem o plano de projeto pronto é possível se iniciar as atividades programadas para criar o produto ou serviço, direcionando assim o trabalho do projeto para alcançar os objetivos propostos que foram traçados lá no planejamento. Ao construir a equipe do projeto o gerente de projetos deverá levar em consideração alguns aspectos que podem atrapalhar o bom desempenho das pessoas na equipe. Exemplifique três situações na conformidade com tais aspectos:
		
	
Resposta: Trabalhar sobre pressão, horas de trabalho em excesso, indefinição de atividades, conflito/atrito entre membros da equipe, entre outros contra-tempos.
	
Gabarito: Respostas típicas: - O projeto por natureza é temporário e por isto os membros da equipe podem não ver razão para investirem muito de si no projeto. - O gerente do projeto pode não ter Gestão direta sobre os membros da sua equipe. Isto acontece muito em organizações matriciais onde os membros do projeto fazem parte de um grupo funcional - Pode haver membros que estão alocados em mais de um projeto, e um deles pode não ser considerado o projeto mais importante dentro da organização. - Nem sempre se consegue colocar as pessoas para trabalharem no mesmo local. - É preciso considerar ainda que a equipe possa ser multidisciplinar e nem todos terem conhecimentos comuns.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202989192)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que é uma organização projetizada?
		
	
	Uma organização orientada a funções.
	
	Uma organização orientada a hierarquia.
	
	Uma organização orientada a áreas operacionais.
	 
	Uma organização orientada a projetos.
	
	Uma organização orientada a processos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202451913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O PMBOK oferece um guia de gerenciamento de projetos que contém processos de:
		
	
	Execução
	
	Controle
	
	Planejamento
	 
	Todas as respostas acima.
	
	Iniciação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202384106)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.
Das ferramentas abaixo, quais são aquela utilizadas no planejamento de recursos humanos?
1-Organograma do projeto;
2- Matriz de responsabilidades;
3- Matriz de Riscos;
4- EAP
		
	
	Somente 3 e 4
	
	1, 2, 3 e 4
	
	Somente 1, 2 e 4
	 
	Somente 1 e 2
	
	Somente 2 e 4
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202401709)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em cada fase do projeto estaremos evocando os processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Em Gestão de Projetos, qual processo não faz parte do grupo de execução?
		
	 
	Realizar aquisições
	
	Gerenciar os aspectos comportamentais
	 
	Identificar as partes interessadas
	
	Distribuir informações
	
	Gerenciar partes interessadas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202401714)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se já sabemos que teremos que conviver com mudanças, o melhor é planejar logo como controlá-las. No PMBoK temos um processo para isto. Qual é o processo que revisa todas as requisições de mudanças e gerencia mudanças?
		
	
	Verificar o escopo
	
	Controlar o escopo
	 
	Realizar o Controle integrado de mudanças
	
	Monitorar e controlar o trabalho
	
	Finalizar o trabalho
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202401721)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No encerramento de um projeto, que tipos de projetos podem gerar lições aprendidas que poderão ser utilizadas em projetos futuros?
		
	
	Apenas projetos que foram cancelados
	
	Apenas projetos que tenham sido concluídos com sucesso
	
	Apenas os projetos complexos
	 
	Todos os projetos
	
	Apenas projetos que tiveram falhas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202505675)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na busca da melhoria de uma realidade social indesejada temos as organizações públicas com suas demandas políticas e sociais que as levam a oferecer respostas por meio de programas ou projetos elaborados com a finalidade de transformar e melhorar estas realidades. No serviço público, quando se tem uma "idéia", observa-se ser comum aplicar-se o termo "projeto" para desenvolvê-la. Assim, as políticas, os programas, diretrizes e plataformas políticas resultam em projetos que, muitas vezes, são meras intenções desestruturadas. A finalidade principal dos projetos no setor público também é definir foco de atuação, medir objetivos, ações, prazos, metas, custos, resultados esperados e permitir transformar a visão de futuro em resultados concretos que sinalizam a mudança desejada. Observamos também diferenças de paradigmas entre setores públicos e privados no que tange às realizações de projetos. Na conformidade com o texto, assinale a única alternativa correta:
		
	 
	Na prática, é importante entender que a mesma metodologia utilizada para elaborar projetos no setor privado pode ser utilizada para elaborá-los no setor público, mesmo porque muitos órgãos públicos, tanto federais quanto estaduais ou municipais, contratam organizações especializadas privadas para elaborar seus projetos.
	
	As ações no setor privado são direcionadas de acordo com o que é permitido ou determinado por lei.
	
	No setor público aspessoas possuem estabilidade da Gerência e instabilidade do corpo técnico operacional.
	
	No setor privado as pessoas possuem instabilidade da gerência e estabilidade do corpo técnico ou operacional.
	
	As ações no setor público são direcionadas de acordo com o que não é proibido por lei.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202455137)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Durante a realização das atividades de um projeto de construção de uma grande refinaria, a equipe teve a iniciativa de armazenar em seus arquivos pessoais todas as experiências que julgavam relevantes. Após o término do projeto, a equipe foi desfeita e seus integrantes foram remanejados para outros projetos, alguns se aposentaram e outros saíram da empresa. Um ano depois, a empresa decidiu construir uma nova refinaria muito semelhante a que foi construída no ano anterior. No entanto, durante a execução deste novo projeto, foi verificado que alguns problemas que a refinaria anterior enfrentou e que poderiam ser evitados, repetiram-se no novo empreendimento. Se você fosse o Líder do segundo projeto, que providências teria tomado para evitar esta situação? I. Teria verificado a existência de projetos similares. II. Teria elaborado o plano de gerenciamento de riscos considerando que cada projeto é único. III. Teria feito um esforço para identificação de lições aprendidas e boas práticas com os membros da equipe que ainda estavam na empresa e participaram de projetos similares, no começo do projeto. IV. Teria durante o ciclo de vida do meu projeto, registrado as lições aprendidas conforme os problemas fossem acontecendo para uso pelos projetos futuros. Assinale as opções corretas.
		
	 
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	II, III e IV, apenas.

Outros materiais