Buscar

AV2 DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 7,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 01/06/2016 19:51:52 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202201063)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A espécie de norma constitucional que grande parte da doutrina denomina hoje de norma constitucional de eficácia restringível e que JOSÉ AFONSO DA SILVA chamou de norma de eficácia contida é diferente da norma de eficácia limitada. Assim sendo, responda o que se entende por normas constitucionais de eficácia contida e normas constitucionais de eficácia limitada. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA, FAZENDO A DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS NORMAS DE EFICÁCIA CONTIDA E NORMAS DE EFICÁCIA LIMITADA. 
		
	
Resposta: As normas de eficácia contida entende-se por normas que são puramente aplicáveis, não precisam de nenhuma outra norma para que ela possa vigorar de fato. Já as normas de eficácia limitada entende-se por normas que precisam de regulamentação de uma outra norma para que possam ser exercidas de fato.
	
Gabarito: As normas de eficácia limitada dependem da chamada INTERPOSITIO LEGISLATORIS, ou seja, dependem da interposição do legislador ordinário mediante a elaboração de leis infraconstitucionais supervenientes que irão dar efetividade aos direitos e interesses tutelados no corpo das normas de eficácia limitada. Já as normas de eficácia contida entram no mundo jurídico com eficácia plena e aplicabilidade imediata, podendo, entretanto, serem, restringidas pela ação legiferante ulterior do legislador ordinário. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202226416)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Considere o seguinte caso retirado in verbis da obra Temas de direito constitucional do professor Luís Roberto Barroso: Todos os domingos, às 7 horas da manhã, um pregador religioso ligava sua aparelhagem de som em uma pequena praça de Copacabana, um bairro populoso e simpático do Rio de Janeiro. Em altos brados, anunciava os caminhos a serem percorridos para ingressar no reino dos céus. Um jovem de vinte e poucos anos, que às 7 horas da manha de domingo mal havia esquentado a cama, pensava daquele pregador coisas que lhe fechariam para todo o sempre as portas do reino dos céus. Em consequência, o jovem resolveu impetrar uma ação contra o religioso. Pergunta-se: Você, na qualidade de juiz da causa, aplicaria o método clássico da hierarquia, cronologia ou especificidade para resolver o caso em tela? 
		
	
Resposta: No caso exposto, a melhor solução para o conflito seria aplicar o princípio da ponderação harmonizante visto que deve haver uma concordância mútua entre os direitos, para que um não sobreponha o outro, deve-se utilizar o princípio da concordância prática.
	
Gabarito: A resposta deve ser no sentido negativo, pois a solução do caso em tela será obtida com a aplicação do princípio da concordância prática, usando a ponderação harmonizante quando o exegeta busca encontrar espaços de concessões mútuas. Trata-se da harmonização de normas conflitantes de mesma dignidade constitucional. Não se aplica no caso o método clássico da hierarquia, cronologia ou especificidade, pois estamos diante de um conflito de princípios constitucionais e não de regras jurídicas. Assim sendo, a busca da concordância prática deve ser o primeiro grande passo hermenêutico do intérprete dentro de um processo de ponderação de valores. Portanto, subjacente ao princípio da concordância prática está a ideia do igual valor dos bens constitucionais que impõe o estabelecimento de limites e condicionamentos recíprocos de forma a conseguir uma harmonização entre esses bens. Esta deve ser a solução para o caso concreto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202676111)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com relação as características dos direitos fundamentais, entende-se por imprescritibilidade:
		
	
	que os direitos fundamentais são consagrados a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade. 
	
	que os direitos fundamentais não podem ser objeto de renuncia, podendo, apenas deixarem de ser exercidos voluntariamente.
	
	a obrigação dos Poderes Constituídos de garantir efetivamente o conteúdo dos direitos fundamentais. 
	
	que o exercício dos direitos fundamentais nunca deixa de ser exigível, isto é, os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo.
	
	a unidade da Constituição, que fixa a necessidade do interprete harmonizar as normas constitucionais de direitos fundamentais que encontram-se em conflito. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202183126)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	São direitos fundamentais de segunda dimensão do Estado Social de Direito (Welfare State):
		
	
	Liberdade de expressão e liberdade de ir e vir
	
	Direito absoluto à propriedade e igualdade formal perante a lei
	
	Direito dos trabalhadores e proteção dos hipossuficientes
	
	Direito à vida e direito absoluto à propriedade 
	
	Livre iniciativa e livre concorrência
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202609891)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Ministério Público ajuízou ação civil pública em face do Município Xi, devido à extinção do programa municipal de prestação de assistência social, psicológica e médica às crianças e adolescentes vítimas de abuso e/ou exploração sexual. O Município réu argüiu, no mérito, que não dispõe de recursos financeiros necessários para continuar atendendo aos assistidos, motivo pelo qual deixou de prestar o serviço. Diante de tal situação é correto afirmar que o município alegou em sua defesa o princípio da:
		
	
	reserva de jurisdição 
	
	reserva do possível fática 
	
	reserva do possível jurídica 
	
	dificuldade contramajoritária 
	
	mínimo existencial 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202616854)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre o princípio da dignidade da pessoa humana, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Nem sempre deve nortear o intérprete na atividade ponderativa. 
	
	Ao tornar-se princípio matriz da atividade interpretativa da Constituição, passou a ostentar supremacia formal sobre todos os demais princípios constitucionais. 
	
	Não admite ponderação, sob qualquer hipótese.
	
	Contém um núcleo essencial, que não admite restrição, denominado mínimo existencial.
	
	A sua consagração como princípio fundamental da Constituição Federal de 1988 não exige uma reinterpretação da ordem jurídica infraconstitucional pretérita.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202201972)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Conceder-se-á habeas data:
		
	
	para exercer o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos da personalídade.
	
	para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público
	
	para a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. 
	
	para a obtenção de certidões em repartições públicas necessárias ao exercício de direitos individuais. 
	
	para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades privadas, independentemente de serem classificadas como entidades de caráter público
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202665922)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Constituição brasileira de 1988, para salvaguardar o Estado Democrático de Direito,  instituiu pelo poder constituinte originário duas medidas chamadas de Estado de Defesa e de Estado de Sítio. Porém, ela traz limitações circunstanciais nestes Estados excepcionais. Dentre tais limitações, podemos apontar: 
		
	
	A Constituição só poderá ser emendada na vigência de intervenção estadual, do estado de defesa ou de estado de sítio.
	
	Não poderá haver prisão
	
	Leis ordinárias não poderão ser sancionadas
	
	A prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicadaimediatamente ao juiz competente, que a relaxará se não for legal 
	
	O voto será proibido
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202679544)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Operação desencadeada pela Polícia Federal quebra o sigilo bancário de uma pessoa suspeita de ¿lavagem de dinheiro¿. Considerando que o sigilo bancário é um corolário do direito fundamental à privacidade, capitulado no art. 5.º, X, da Constituição da República, de 1988, tal quebra de sigilo é juridicamente possível?
		
	
	Sim, desde que haja fundada suspeita de cometimento de algum ilícito e, ainda, desde que seja autorizado por uma autoridade judicial, podendo ser autorizado por CPI¿s. Os direitos fundamentais não se prestam a acobertar transações ilícitas, mas sim a resguardar a intimidade e a vida privada das pessoas.
	
	Não, o direito fundamental é absoluto, não cabendo ceder em proveito de outro direito fundamental ou sequer do interesse público.
	
	Não, por ser um direito fundamental, constitucionalmente protegido, o sigilo bancário das pessoas não pode ser quebrado.
	
	Sim, há sempre o interesse maior da Polícia Federal, órgão público, que em suas operações busca a elucidação de desvios, independente dos motivos que levam ao pedido de quebra.
	
	Não, O desvio de finalidade na utilização dessa garantia constitucional de privacidade, não autoriza a sua quebra pelo Juiz ou pelas CPI¿s.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202226312)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com relação à proteção internacional dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I ¿ O sistema europeu de proteção dos direitos humanos, que tem como fundamento a Convenção Européia dos Direitos Humanos, assinada em 1950 e vigente a partir de 1953, é um exemplo típico do sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance geral. II - A era Hitler foi marcada pela lógica da destruição e da descartabilidade da pessoa humana, que resultou no extermínio de 11 milhões de pessoas. O legado do nazismo foi condicionar a titularidade de direitos, ou seja a condição de sujeito de direitos, à pertinência a determinada raça - a raça pura ariana. 
		
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira 
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa 
	
	a assertiva I é falsa, porém justifica a assertiva II 
	
	as duas assertivas são falsas 
	
	ambas assertivas são verdadeiras

Outros materiais

Outros materiais