Buscar

RESPOSTAS DP Ciencias Sociais CONTEUDO p1 e p2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciencias Sociais -CONTEUDO 2
1) A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o) 
RESPOSTA - E - A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuirem para a consolidação do capitalismo. 
2)O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?
RESPOSTA - A - a burguesia comercial
3)Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
RESPOSTA - C - compreensão da vida social como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé;
4)A partir do século XV, o Renascimento possiblitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são: 
RESPOSTA - C - A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos
5)Leia o texto a seguir: 
"Artigo 6 - A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos". 
(Declaração dos direitos do homem e do cidadão, 26 de agosto de 1789.) 
Qual é a teoria política que o texto representa? 
RESPOSTA - A - Liberal, por defender o princípio da liberdade e igualdade entre os seres humanos. 
6)Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia, podemos afirmar que: 
RESPOSTA - D -As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofia positivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio. 
FIM FIM FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais