Buscar

25 Questões Abertas - Relações Trabalhistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

25 Questões Abertas de Provas Anteriores
01. Onde são controlados os pedidos de registro das entidades sindicais om o objetivo de assegurar o princípio da unicidade?
Gabarito: R: No Ministério do Trabalho
02. Quais as condições para declarar abusiva a greve que se realiza em setores que a Lei define como sendo essenciais à comunidade?
Gabarito: Será declarada abusiva quando a paralisação não for comunicada aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas e, ainda, caso não seja assegurado o atendimento básico das necessidades inadiáveis dos usuários dos serviços ou das atividades essenciais.
03. Em que consiste o Direito Coletivo do Trabalho?
Gabarito: é o campo do direito que estuda os princípios, as normas, os conflitos e as soluções das controvérsias existentes nas relações entre grupos de trabalhadores e o patronato.
04. Em relação ao princípio da irrenunciabilidade dos direitos do trabalhador, existem dois atos jurídicos pelos quais se extinguem as obrigações da empresa para com o trabalhador. Quais são eles? Explique-os.
Gabarito: 1) Renúncia - É um ato unilateral que significa abdicar ou desistir de um direito estabelecido pela lei. 2) Transação - É um ato bilateral com ônus recíprocos que extingue as obrigações através de uma conciliação entre as partes (empregador e empregado), uma vez que, não tendo certeza do direito que pleiteiam ou da sentença do juiz, cedem e fazem um acordo.
05. Quais são os órgãos diretivos do sindicato?
Gabarito: Os órgãos diretivos do sindicato são: Diretoria, a Assembleia e o Conselho Fiscal.
06. Viviane Cintra deseja saber a diferença entre Convenção Coletiva e Acordo Coletivo para explicar estas informações aos seus colegas de trabalho. Assim, estabeleça esta diferença para ajudá-la.
Gabarito: 1) Convenção Coletiva: Trata-se de um acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais, estipulam condições de trabalho aplicáveis no âmbito das respectivas representações a relações individuais de trabalho (Art. 611 da CLT). 2) Acordo Coletivo: Trata-se de um acordo celebrado entre sindicatos representativos de categorias profissionais e uma ou mais empresas da correspondente categoria econômica, estipulando condições de trabalho aplicáveis no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s) às respectivas relações de trabalho (Art. 611, parágrafo 1º da CLT).
07. O que é Sindicato?
Gabarito: Resposta: é a associação de membros de uma profissão, ou de empregadores, destinados a defender seus interesses econômicos e laborais comuns, e assegurar a representação e a defesa dos associados em juízo.
08. Uma organização patronal e outra representante dos trabalhadores buscam o entendimento para os conflitos inerentes aos interesses divergentes entre as categorias. Quais são as formas de solução dos Conflitos Coletivos de Trabalho. Descreva-as
Gabarito: Descrever as formas de autocomposição e hetrocomposição para solucionar o Conflito Coletivo (São formas extrajudiciais (Arbitragem) - que permite que uma terceira pessoa o faça, segundo determinado procedimento observando as regras legais em uma decisão com autoridade igual a de uma sentença judicial.)
A principal vantagem da autocomposição é a celeridade processual, visto que as próprias partes se ajustam para solucionar o conflito. A hetrocomposição é a técnica pela qual as partes elegem um terceiro para “julgar” a lide com as mesmas prerrogativas do poder judiciário. As duas formas principais são: Arbitragem (Lei 9307/96) e Jurisdição.
09. Hamilton Dantas gostaria de saber no que consiste Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho.
Gabarito: As Convenções ou Acordos Coletivos elaborados entre as empresas e os sindicatos dos empregados estabelecem condições de trabalho aplicadas no âmbito das empresas acordantes.
10. A greve dos bancários teve a duração de 15 dias. Foi considerada legal, já que não houve abusividade, pois  o serviço de compensação durante todo o período de greve foi mantido. Ao firmarem as cláusulas da convenção coletiva, ficou estabelecida a porcentagem do reajuste, bem como a forma de pagamento do mesmo. Entretanto, nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias parados. Os bancários retornaram ao serviço, mas o pagamento dos dias de paralisação não foi efetuado.
Tendo por base o caso acima, a Lei de Greve, os ditames constitucionais, a suspensão e a interrupção do contrato de trabalho e o entendimento jurisprudencial, responda justificadamente:  
a) Os bancários fazem jus ao pagamento dos dias paralisados?
b) Caso houvesse, na convenção coletiva, cláusula assecuratória do pagamento dos dias paralisados, os bancários poderiam sofrer o desconto dos respectivos dias em seu pagamento? 
Gabarito:
a) O direito de greve é um direito social garantido constitucionalmente, o que não significa que seja um direito absoluto. O art. 7º da Lei de Greve estabelece que durante a greve ocorre a suspensão do contrato de trabalho, e nas hipóteses de suspensão, como não há prestação do serviço, não há a contraprestação. O entendimento jurisprudencial é de que,  não havendo previsão de pagamento dos dias paralisados no acordo ou convenção coletiva , está-se diante da suspensão do contrato de trabalho. Dessa forma, como nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias de paralisação, os bancários não fazem jus ao pagamento, podendo o desconto ser efetuado.
 
b) Nessa hipótese haverá o pagamento, pois embora o art. 7º da Lei de Greve traga a previsão de que o contrato de trabalho fica suspenso durante a greve, estabelece, por outro lado, que as relações obrigacionais serão regidas pelo acordo, convenção ou decisão judicial. Assim, se ficou estabelecido que o pagamento dos dias paralisados seria mantido, implica dizer que o que ocorreu foi a interrupção no contrato laboral, não podendo ser efetuado o desconto dos respectivos dias.
11. O que é contribuição sindical?
Gabarito: R: É a cota única e anual devida pelos empregados e empregadores aos sindicatos respectivos.
12. Em que condições poderão os Sindicatos celebrar Convenções Coletivas de Trabalho?
Gabarito: Por deliberação de Assembleia Geral especialmente convocada para esse fim, consoante disposto nos respectivos Estatutos, dependendo a validade da mesma do comparecimento e votação, em primeira convocação, de 2/3 (dois terços) dos associados da Entidade, e, em segunda convocação, de 1/3 (um terço) dos membros (artigo 612 da CLT).
13. Quem deve pagar a contribuição sindical?
Gabarito: Resposta: Devem pagar a contribuição sindical os participantes de terminada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão.
14. Quais os conhecimentos que deverá ter o profissional de relações trabalhistas e sindicais?
Gabarito: Diante do cenário atual e das visões apresentadas para os próximos anos, podemos afirmar que o profissional para atuar nesta área deve possuir um profundo conhecimento da legislação trabalhista, tanto na prática das empresas, quanto dos tribunais seus reflexos na organização, para isto deve possuir uma visão completa do negócio de sua empresa, a estratégia, o mercado e implicações de qualquer alteração nos custos, para que possa decidir com tranquilidade nas negociações com os sindicatos laborais, ter a visão clara da competição que hoje ultrapassa as fronteiras, em razão da globalização de nossa economia. Deve ainda ter uma capacidade superior de relacionamento interpessoal
15. O Sindicato é legitimado a propor reclamação trabalhista na qualidade de substituto processual de todos os empregados?
Gabarito: É facultativo ao Sindicato, independentemente da outorga de poderes, proporem reclamação, na qualidade de substitutivo processual de seus associados, com o objetivo de assegurar a estes a percepção de valores salariais corrigidos por força de lei ou de instrumento normativo, e, também, a defesa dos direitos e interesses coletivosou individuais da categoria.
16. Descreva a Política Autocrática de Relações Trabalhistas, dando as suas características.
Gabarito: A segunda é a política autocrática no qual tem uma postura rígida e impositiva da organização. Não sugerem espaço para os sindicatos e os seus referentes membros. Reivindicações por parte dos empregados, quase sempre não são atendidas, gerando tensão e revolta por parte dos participantes da corporação. Isto reduz a imagem da empresa perante os seus membros, criando-se também frustrações internas. A política autocrática é sustentável por um curto período de tempo, por sua postura unilateral
17. O que é sindicato? De que espécies podem ser os sindicatos? Fundamente.
Gabarito: - Sindicato é a associação de membros de uma profissão, ou de empregadores, destinados a defender seus interesses. Os sindicatos podem ser de empregados e de empregadores (ou patronais), segundo seus associados sejam, respectivamente, da mesma profissão (sindicatos de determinada categoria profissional) ou empregadores do mesmo ramo de atividade.
18. Quais os deveres dos Sindicatos?
Gabarito: Resposta: Os sindicatos devem: a) colaborar com os Poderes Públicos no desenvolvimento da solidariedade social; b) manter serviços de assistência judiciária para os associados; c) promover a conciliação nos dissídios de trabalho; e d) manter, se possível, um assistente social em seu quadro, para promover a cooperação operacional na empresa e a integração profissional na classe.
19. Cite duas doutrinas Sindicais dando suas características
Gabarito: Descrever duas entre as doutrinas que serviram de base para o Sindicalismo Anarquista, ao
Sindicalismo Cristão, ao Sindicalismo Socialista, ao Sindicalismo Marxista e ao Sindicalismo de Estado, citando suas características e modo de ação
20. Qual a distinção entre as Confederações e as Centrais Sindicais quanto à representatividade?
Gabarito: A Organização Sindical confederativa não conseguiu ter a unidade nacional, ficando vinculada a uma única categoria, diferente das Centrais Sindicais, que se organizaram intercategorias, tendo, com isso, mais capacidade de mobilização e ação conjunta em defesa de interesses comuns.
21. Qual a diferença principal entre convenção coletiva e contrato individual de trabalho?
Gabarito: Resposta: A convenção coletiva é mais abrangente, incluindo os contratos individuais de trabalho em vigor ou futuros, e detalhando em pormenores as circunstâncias peculiares que envolvem as partes, em determinado momento e local de trabalho; o contrato individual de trabalho somente produz efeitos entre as partes contratantes, limitando-se as obrigações, de um lado, a trabalhar e, de outro, em contrapartida, a remunerar.
22. Os conflitos de todas as naturezas, podem ser resolvidos de forma amigável, onde as partes atingem total ou parcialmente seus objetivos. A solução destes conflitos passa pela mediação ou conciliação ou arbitragem. Neste sentido descreva a principal diferença existente entre estas três formas de solucionar os conflitos.
Gabarito: MEDIAÇ ÃO é um meio alternativo e voluntário de resolução de conflitos no qual o terceiro imparcial orienta as partes para a solução de controvérsia, sem sugestionar. C ONC ILIAÇ ÃO é uma alternativa de solução extrajudicial de conflitos, onde um terceiro imparcial interveniente em conjunto com as partes, chegar voluntariamente a um acordo. O conciliador pode sugerir soluções para o litígio. ARBITRAGEM: é uma forma de solução de conflitos, prevista pela Lei 9.307/96, na qual um terceiro, especialista na matéria discutida, eleito pelas partes, decide a controvérsia. Sua decisão tem a força de uma sentença judicial e não admite recurso.
23. Entre os elementos fundamentais que originam os conflitos do trabalho, podemos destacar a manifestação de divergências de pretensões coletivas, na qual verificamos as questões de interesses e realidades sociais entre as partes. Para dirimir conflitos que podem afetar o andamento das atividades laborais temos as negociações coletivas. Sendo assim, quando essa negociação coletiva alcança êxito materializa-se em instrumentos jurídicos. Quais seriam esses instrumentos jurídicos?
Gabarito: Acordos Coletivos, Convenções Coletivas e Contratos Coletivos.
24. O Contrato pode ser rompido durante a greve?
Gabarito: R: Não. Por ser um direito legal (Lei. 7.783/89 art.7 parágrafo único).
25. Os piquetes, modalidade de pressão sindical, nas entradas dos estabelecimentos, são lícitos ou ilícitos? Fundamente sua resposta:
Gabarito: Os piquetes informativos e persuasivos mostram-se legítimos, pois visam apenas informar e persuadir os trabalhadores a aderirem à greve. Já os piquetes coativos, podem ser reputados ilícitos se utilizada violência e coação.

Outros materiais