Buscar

Contra o Desarmamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contra o Desarmamento .
O Brasil é o 11° pais com maior índice de violência mundial, em 2012 foram registrados 42.416 mortes matadas por armas de fogo , ou seja 116 óbitos por dias vitimas das armas de fogo(UNESCO MAPA DA VIOLÊNCIA 2015).
O Estatuto do 	Desarmamento(lei 10.826 de 2003), restringiu toda população civil a possibilidade de porte,posse , e comercialização legal de armas de fogo ,estabelecendo também um referendo popular para outubro de 2015, que seria um consulta a população acerca a proibição de armas de fogo , realizado 23 de outubro de 2015 , com 64% da população sendo contraria a proibição.
O desarmamento pode ser considerado um ato tipo da ditadura, em 1938 Hitler desarmou toda a população da Alemanha assim permitindo o genocídio dos judeus. O desarmamento civil coíbe à auto defesa, deparamo-nos com uma população que não pode legitimar a defesa de sua casa, família e propriedades . Pois criminoso estão livres para interromper a qualquer momento o direito de vida de qualquer cidadão de bem, aonde dispõe de armas de fogo, contrabandeadas ou desviadas.
No Brasil a segurança publica é considerada um problema, portanto, não pode mais estar apenas restrito ao repertório tradicional do direito e das instituições da justiça, e estatutos. Evidentemente, as soluções devem passar pelo fortalecimento da capacidade do Estado em gerir a violência, pela retomada da capacidade gerencial no âmbito das políticas públicas de segurança, mas também devem passar pelo alongamento dos pontos de contato das instituições públicas com a sociedade civil e com a produção acadêmica mais relevante à área.
 Ampliar a sensibilidade de todo o complexo sistema da segurança aos influxos de novas idéias e energias provenientes da sociedade e de criar um novo referencial que veja na segurança espaço importante para a consolidação democrática e para o exercício de um controle social da segurança.

Outros materiais