Buscar

SUSTENTABILIDADE AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601678138)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Até meados do século XVIII, as principais fontes de energia utilizadas pelo homem eram a própria força, a tração animal e a combustão de biomassa em volumes reduzidos. O que mudou, após a revolução industrial, que trouxeram consequências significativas para o meio ambiente?
		
	
Resposta: A utilização constante de automoveis e máquinas, poluíndo o ar.
	
Gabarito: A partir da revolução industrial, o homem passa a utilizar volumes crescentes de biomassa para gerar energia e realizar trabalho por meio de máquinas, que geram retorno econômico por meio de comercialização e resulta no aumento de consumo de energia e materiais per capita. Durante toda essa fase de crescimento da economia global, a crescente produção também causou crescente degradação ambiental.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602322441)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por que o aparecimento da espécie humana é considerado como marco do início da degradação ambiental?
		
	
Resposta: Pelo uso constante de matéria natural, sem a preocupação de que esses rercursos podem um dia acabar.
	
Gabarito: Pelo ser humano ser dotado de racionalidade, ele altera o meio em que se encontra de modo a torná-lo adequado a sua sobrevivência, aliado a este fato, está o aumento exponencial dos impactos e poluição depois da revolução industrial, marcando em definitivo a degradação ambiental do Planeta.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601684025)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A busca de um modelo de desenvolvimento sustentável e de sua conseqüente implantação já ocorre em algumas décadas, alicerçada na visão crítica da organização da sociedade humana e impulsionada pelos diversos problemas de caráter ambiental e social, exceto:
		
	
	aquecimento global
	 
	baixa da bolsa de valores
	
	a ocorrência de grandes desastres ecológicos
	
	a má distribuição de riqueza natural humana
	
	a existência de grandes populações que vivem em condições de profunda pobreza
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602157663)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo:
I - O crescimento populacional vem causando sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século. 
II - O desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano inibe a degradação ambiental. 
III - Prevê-se que a população humana aumentará de 6,5 bilhões a 8-9 bilhões ou mais entre 2005 e 2050, com um crescimento particularmente rápido nos países em desenvolvimento, como a China.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I
	
	III
	
	II
	
	I, II
	 
	I, III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602197650)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Hurtubia (1980 apud Philippi Junior e Maglio, 2009) a tarefa de administrar o uso produtivo de um recurso renovável sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade é papel:
		
	 
	Da gestão ambiental
	
	Dos institutos ambientais
	
	De uma lei ambiental especifica
	
	Das ONGs
	 
	Da sociedade em geral
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601822600)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo ¿a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana¿. Alguns dos princípios que deverão ser atendidos de acordo com o artigo 2º da Lei 6938/81 são: I - Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar II - Acompanhamento da qualidade ambiental III - Recuperação de áreas degradadas IV - Educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. Estão CORRETOS os princípios:
		
	
	II, III
	
	I, II, III
	 
	II, III, IV
	 
	I, II, III,IV
	
	I, II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602204955)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é a primeira etapa a praticarmos para que a sustentabilidade seja alcançada?
		
	
	Ajudar a incrementar as finanças do governo
	
	Economizar dinheiro
	
	Melhorar a segurança nas cidades
	 
	Conservar o capital natural da Terra
	
	Provocar a expansão agrícola
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601863768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Miller Junior (2007), é preciso haver cidadãos e líderes alfabetizados no aspecto ambiental para construir sociedades sustentáveis e justas. A maioria dos ambientalistas acredita que aprender a viver de maneira mais sustentável requer educação ambiental.
Considerando esta afirmativa, assinale a opção correspondente aos principais objetivos da alfabetização ecológica.
		
	
	Compreender e avaliar a visão de mundo ambiental de outras sociedades e entendê-la como um processo de curta duração.
	
	Usar as habilidades de raciocínio crítico para perseguir o conhecimento necessário para melhor forma de sustento devido crescimento populacional.
	 
	Desenvolver o respeito ou reverência a todas as formas de vida; Buscar conexões dentro da biosfera e entre ela e nossas ações; Fomentar o desejo de fazer do mundo um lugar melhor e agir para tanto.
	
	Aprender a mensurar as consequências benéficas e maléficas para a Terra de nossas escolhas de estilo de vida e profissão na atualidade.
	
	Entender o máximo possível sobre como a Terra funciona e se sustenta e usar esse conhecimento para maior consumo sem causar dano ao meio ambiente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602176762)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base na afirmativa de que a sociedade moderna está cada vez mais consciente do impacto ambiental associado ao desenvolvimento. O uso intensivo dos recursos naturais e a cada vez maior geração de resíduos representam, paradoxalmente, um limite para o próprio desenvolvimento. Indique a alternativa que corresponde aos problemas ambientais que afetam o mundo.
		
	
	Os problemas ambientais que afetam o planeta são as mudanças climáticas, o avanço tecnologico e a contaminação dos mares, por serem recursos comuns a todos os países.
	
	Os problemas ambientais que afetam o planeta são as mudanças climáticas, o crescimento economico e a contaminação dos mares, por serem recursos comuns a todos os países.
	 
	Os problemas ambientais que afetam o planeta são as mudanças climáticas, a escassez da água e a contaminação dos mares, por serem recursos comuns a todos os países.
	 
	Os problemas ambientais que afetam o planeta são as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a contaminação dos mares, por serem recursos comuns a todos os países.
	
	Os problemas ambientais que afetam o planeta são as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a contaminação do lençol freatico, por serem recursos comuns a todos os países.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602199310)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O capital criado pelo meio ambiente, que inclui as mercadorias e serviços produzidos pelos processos naturais da Terra, os quais sustentam todas as economias e toda a vida, chama-se:
		
	 
	Recursos naturais
	
	Recursos urbanos
	
	Recursos humanos
	
	Recursos manufaturados
	
	Recursos hídricos

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes