Buscar

av2 patologia 2014 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0139_AV2_ » PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:  
	Professor:
	FABIO SPRADA DE MENEZES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 20/06/2014 09:29:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201301535544)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A inflamação é a reação de um tecido e de sua microcirculação a uma agressão patogênica, caracterizada pela produção de mediadores inflamatórios e movimentação de líquido e leucócitos do sangue para os tecidos extravasculares. Por meio desse mecanismo, o hospedeiro localiza e elimina metabolicamente células alteradas, partículas estranhas, microorganismos ou antígenos. Em certas circunstâncias, a capacidade de eliminar substâncias estranhas e tecidos lesados fica comprometida, ou os mecanismos reguladores da resposta inflamatória são alterados. Portanto, as RESPOSTAS FISIOLÓGICAS dos tecidos lesionados devem ser levadas em consideração no processo de intervenção, para uma eficaz REABILITAÇÃO. Com base nessas informações, indique quais são as alterações características em processos inflamatórios agudos e crônicos:
		
	
Resposta: Processos inflamatórios agúdos: Ocorre uma resposta imediata á lesão. A produção de substâncias inflamatórias faz com que ocorra a vasodilatação que explica o aumento da temperatura local e o rubor, vermelhidão. Associado a vasodilatação ocorre o aumento da permeabilidade celular que explica o edema. A liberação de substâncias e mediadores quimicos, associados ao edema (compressão), provocam a dor. Processoa inflamatórios crônicos: Processos que permanecem mais a longo tempo. Desencadeia resposta imunológica, recrutando células e mediadores quimicos mais específicos para a tentativa de combate ao agressor ou às substâncias liberadas. Os sintomas não são tao aparentes como na inflamaçao aguda, são mais discretos, mas persistentes. Aumento das disfunções fisiológicas progessivas é um indicador de que algo não está funcionando corretamente no organismo.
	
Gabarito:
INFLAMAÇÃO AGUDA - o início da resposta inflamatória ocorre em virtude da lesão direta ou estimulação dos componentes estruturais ou celulares de um tecido,caracterizada por duração curta que pode durar minutos, horas ou alguns dias. Aparecimento dos sinais cardinais típicos (tumor, rubor, calor) assim como alterações da microvasculatura, da permeabilidade vascular e emigração de leucócitos.
INFLAMAÇÃO CRÔNICA -  reação persistente que desencadea uma resposta imunológica contra os produtos microbianos residuais ou contra os componentes teciduais alterados, que pode durar semanas ou meses, normalmente seguida de uma inflamação aguda, mas pode iniciar-se de modo insidioso e assintomático. Como característica têm-se a presença de leucócitos, macrofágos e proliferação celular.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301724628)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Caracterizada pelo acúmulo de água no citoplasma que se torna volumoso e pálido com núcleo normalmente posicionado. É vista com mais frequência em células parenquimatosas principalmente do fígado, rins e coração." A degeneração descrita tem como base fisiopatológica uma disfunção:
		
	 
	Na Bomba de Na/K ATPase
	
	Na Bomba de Ca/P ATPase
	
	Na Bomba de Na/Cl ATPase
	
	Na Bomba de Na/P ATPase
	
	Na Bomba de Ca/K ATPase
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301542065)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A primeira manifestação de quase todas as formas de lesão celular reversível é o aumento no volume da célula devido:
		
	
	à diminuição no metabolismo celular.
	 
	ao acúmulo intracitoplasmático de água e eletrólitos na célula.
	
	ao acúmulo intracitoplasmático de lipídios.
	
	ao acúmulo intracitoplasmático de proteínas.
	
	à hipertrofia celular.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301538240)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO:
		
	
	Choque Elétrico
	 
	Envenenamento
	
	Entorses
	
	Queimaduras
	
	Barotrauma
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301740255)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Paciente apresentando quadro de calcinose renal foi acompanhado por equipe médica que observou uma constante hipercalcemia (elevação dos níveis de cálcio no sangue) em decorrência de distúrbios endócrinos. A classificação desta calcificação tecidual é:
		
	
	Aplásica
	 
	Metaplásica
	
	Displásica
	 
	Metastática
	
	Necrótica
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301533301)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique por que a determinação da quantidade de enzimas presentes no plasma (creatinofosfoquinase, por exemplo), pode colaborar para o diagnóstico do infarto do miocárdio.
		
	
Resposta: Ocorre a necrose do tecido e na morte das células do miocárdio, ocorre a ruptura das membranas celulares e o conteudo das celulas é extravasado, portanto estas enzimas são liberadas no plasma. Com um exame de sangue é possivel quantificar a presença destas enzimas livres no plasma.
	
Gabarito: Isso ocorre porque as enzimas avaliadas são intracelulares, ou seja, deveriam estar dentro das células do miocárdio. Se forem localizadas em um hemograma, significa que deixaram seu lugar de origem - as células cardíacas - e estão na circulação. Isso só ocorre se tais células cardíacas se desestruturarem, que é o que acontece após a necrose de coagulação que caracteriza o infarto do miocárdio.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301727548)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	DISTURBIO CIRCULATÓRIO CARACTERIZADO PELA ATIVAÇÃO EXCESSIVA DOS PROCESSOS HEMOSTÁTICOS, PODE LEVAR À ISQUEMIA E NECROSE.
		
	
	EDEMA
	
	HIPEREMIA
	
	CONGESTÃO
	 
	TROMBOSE
	
	HEMORRAGIA
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301731476)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inflamação, também chamada de processo inflamatório, é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Ela faz parte do sistema imunológico. As causas da inflamação podem ser bactérias, vírus ou parasitas, veneno, calor, exposição à radiação ou traumatismos, como quebra de um osso. Quando há lesão ou infecção de um órgão, são libertadas substâncias no organismo como a histamina, que originam a resposta inflamatória. Estas substâncias aumentam a irrigação sanguínea no local da lesão, produção de substâncias inflamatórias que aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos e também quimiotaxia, um processo químico pelo qual as células do sangue como neutrófilos e macrófagos são atraídas para o local da lesão. Estas células vão destruir os agentes causadores da inflamação e produzir substâncias químicas que ativam as plaquetas para controlar um possível sangramento. A partir da análise do texto, a alternativa que expressa corretamente o conceito de inflamação crônica é:
		
	
	é a respostas inicial e rápida a uma lesão nas células ou tecido de um órgão, sendo caracterizada pelos sinais típicos da inflamação como o calor, vermelhidão, inchaço e dor. Um exemplo é a amigdalite.
	
	é a respostas inicial e rápida a uma lesão nas células ou tecido de um órgão, sendo caracterizada apenas por calor e vermelhidão. Um exemplo de inflamação aguda é a rinite.
	 
	é uma inflamação que persiste por mais de 3 meses e os seus sintomas não são muito específicos nem visíveis. Alguns exemplos são a artrite reumatoide ou tuberculose.
	
	é dita também imediata por se desenvolver no instante da ação do agente lesivo, e inespecífica por ser sempre qualitativamente a mesma, independentemente da causa que a provoque.
	
	é uma resposta imediata e precoce a um agente nocivo. Em consequência dos leucócitos e anticorpos (os dois principais componentes de defesa contra patógenos) serem conduzidos na corrente sanguínea, os fenômenos vasculares desempenham um importante papel neste tipo de inflamação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301541349)Pontos: 1,0  / 1,0
	Paulo, 25 anos, chegou à emergência de um hospital com dor epigástrica em cólica que passou a ser contínua e localizada em fossa ilíaca direita (FID), na parte inferior direita do abdômen, vômitos, anorexia e febre, com 24h de evolução. O paciente relatou que a dor iniciou em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico: normocorado e hidratado, Temperatura axilar=38oC; abdômen difusamente doloroso à palpação. Exames complementares: - Exame de sangue: . Avaliação Leucocitária: Leucócitos: 14.000 /mm³ Neutrófilos: 8.400 /mm³ OBS: valores anormais indicando leucocitose e neutrofilia - Ultrassonografia Abdominal Total: revelou apêndice cecal de diâmetro aumentado, contendo fecalito (fezes endurecidas) no interior do órgão. - Diagnóstico: apendicite aguda O apêndice é um pequeno órgão na junção entre os intestinos delgado e grosso, mais especificamente na primeira porção do intestino grosso (ceco). Apresenta um canal em seu interior que se comunica com o ceco, onde existem fezes semilíquidas. De acordo com o caso clínico, são feitas as seguintes afirmações: I A etiologia da apendicite, nesse caso, é a presença de fecalito no interior do apêndice. II A presença de leucocitose e neutrofilia indicam um processo inflamatório agudo e infeccioso. III Os neutrófilos são importantes fagócitos que foram atraídos para o foco da inflamação/infecção através de um processo denominado quimiotaxia. IV Nesse processo inflamatório/infeccioso, ocorreram alterações no centro hipotalâmico termorregulador que foi estimulado pelos mediadores químicos para aumentar a produção de leucócitos. Assinale a opção correta:
		
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	As afirmações I e IV estão corretas.
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	As afirmações III e IV estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301636024)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Imunidade mediada por célula é mediada por:
		
	 
	células chamadas linfócitos T.
	
	células chamadas eosinófilos.
	
	células chamadas linfócitos B.
	
	células chamadas macrófagos.
	
	células chamadas plasmócitos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes