Buscar

Avaliando o aprendizado 2 – Direito da Criança e do Adolescente

Prévia do material em texto

� Retornar�
	
	  DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	Exercício: CCJ0022_EX_A2_201402255012 
	Matrícula: 201402255012
	Aluno(a): ALESSANRO DA SILVA
	Data: 22/04/2016 22:08:39 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201402517637)
	� Fórum de Dúvidas (16)�       �Saiba  (1)�
	
	O Juiz de Direito, de Cajuru, determinou toque de recolher, a partir das 22:00 , aos adolescentes de 14 a 17 anos. " O STJ, em dezembro de 2011: entendeu pela ilegalidade da Portaria do Município de Cajuru, que a despeito dos motivos legítimos, tem caráter abstrato e genérico, extrapolando os limites da atividade judiciária regulamentar com base no art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente".Assim, indique qual direito está sendo protegido pelo rel. Min. Herman Benjamim, da 2ª Turma do STJ .
	
	
	respeito;
	
	expressão;
	 
	liberdade;
	
	dignidade;
	
	participação;
	
� Gabarito Comentado�
� Gabarito Comentado�
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201402519691)
	� Fórum de Dúvidas (16)�       �Saiba  (1)�
	
	Quanto ao Direito à saúde, é correto afirmar que os estabelecimentos de atenção à saúde da gestante tem o dever de:
	
	
	arquivar os prontuários por 21 anos
	
	oferecer alimentos à mãe, ao pai e ao neonato
	
	manter todos os quartos individuais
	
	fornecer e registrar em cartório a certidão de nascimento
	 
	Identificar o recém nascido por meio de impressão plantar
	
� Gabarito Comentado�
� Gabarito Comentado�
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201402906391)
	� Fórum de Dúvidas (16)�       �Saiba  (1)�
	
	De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca do direito à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência de ambos os pais ou do responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente, obrigatoriamente durante o período noturno e preferencialmente durante período integral.
	
	As parturientes que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas ao Conselho Tutelar.
	 
	Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência integral de um dos pais ou do responsável, durante a internação de criança ou adolescente.
	
	As parturientes que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas à autoridade policial.
	
	Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de doze anos.
	
� Gabarito Comentado�
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201402420084)
	� Fórum de Dúvidas (16)�       �Saiba  (1)�
	
	PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz - Adaptada: Sobre os direitos da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as afirmativas que se seguem: I) Na interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente serão levados em conta os fins sociais a que ele se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. II) É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado. III) A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. IV) Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; e, nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos, serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar. V) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade. Estão CORRETAS:
	
	
	Apenas as afirmativas I e IV.
	
	Apenas as afirmativas III e V.
	
	Apenas as afirmativas I e II.
	
	Apenas as afirmativas I e III.
	 
	Todas as afirmativas.
	
� Gabarito Comentado�
� Gabarito Comentado�
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201402353438)
	� Fórum de Dúvidas (16)�       �Saiba  (1)�
	
	O legislador estatutário delegou a função de colocar a salvo a criança e o adolescente de tratamento desumano, violento, aterrorizante ou vexatório:
	
	
	Aos pais.
	
	Aos professores.
	 
	À sociedade em geral.
	
	Aos vizinhos.
	
	Somente aos membros da família.
	
� Gabarito Comentado�
� Gabarito Comentado�
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201402353432)
	� Fórum de Dúvidas (16)�       �Saiba  (1)�
	
	É correto afirmar-se: É dever de todos...
	
	
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, exceto o tratamento aterrorizante
	
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente somente em relação aos tratamentos aterrorizantes
	
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente somente em relação aos tratamentos violentos
	
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano e aterrorizante, exceto os vexatórios
	 
	Velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor
	
� Gabarito Comentado�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes