Buscar

Ex. profissional da Nutrição Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602046192)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista e humanista. A regulamentação oficial da profissão no Brasil foi dada pela lei n° 8234 de 17 de setembro de 1991. E a Resolução n° 380/2005 do Conselho Federal de Nutricionistas define as áreas de atuação do nutricionista. Destaque uma dessas áreas e explique, de forma sucinta, as atribuições do nutricionista que atua nessa área.
		
	
Resposta: Alimentação coletiva: trata-se do profissional que formula as refeições de lanchonetes, restaurantes, entre outros.
	
Gabarito: Alimentação Coletiva: Diz respeito às atividades nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), nas empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, nos restaurantes comerciais e similares, nas hotelarias marítimas, nos serviços de buffet e de alimentos congelados, na alimentação escolar e do trabalhador. No exercício de suas atribuições em Alimentação Coletiva, o nutricionista planeja e organiza as atividades nos serviços de alimentação e nutrição, como também supervisiona os procedimentos e avalia os resultados. Nutrição Clínica: Envolve as atividades em clínicas, hospitais, ambulatórios, consultórios, lactários, centros de terapia nutricional, bancos de leite humano, SPA, instituições de longa permanência para idosos e atendimento domiciliar. Em Nutrição Clínica, o nutricionista deve prestar assistência dietética e promover educação nutricional aos indivíduos, buscando a promoção, a manutenção e a recuperação da saúde. Saúde Coletiva: Está relacionada com as atividades em programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária. Em Saúde Coletiva, o nutricionista presta assistência e educação nutricional em pesquisas, ações, programas e eventos, visando prevenção de doenças e promoção da saúde. Docência: Abrange as atividades de ensino, de pesquisa, de coordenação e de extensão. Na área de Docência, o nutricionista coordena e supervisiona os cursos de nutrição, e também deve ensinar as matérias específicas desses cursos ou de outros cursos de graduação da área da saúde ou afins. Indústria de Alimentos: Trata do desenvolvimento e da produção relacionada à alimentação e à nutrição. Nessa área, o nutricionista deve gerenciar todos os processos de desenvolvimento de produtos alimentícios, cuidando da qualidade deles. Nutrição em Esportes: Envolve as atividades em academias, clubes esportivos e similares. O nutricionista presta assistência especializada, educação nutricional e suplementação alimentar, quando necessária. Marketing na Área de Alimentação e Nutrição: Trata-se das atividades de marketing e publicidade científica. Compete ao nutricionista divulgar informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601350396)
	Pontos: 0,6  / 1,0
	Discuta a relação da alimentação (com base nas escolhas alimentares), com o maior risco para o desenvolvimento das doenças crônicas no país.
		
	
Resposta: As pessoas andam se alimentando muito mal, preferem fasts foods que são verdadeiras bombas calóricas ricas em lipídeos, do que se alimentar com qualidade. Talvez a culpa esteja na falta de tempo, ou nas (ainda) poucas opções de alimentação saudável, ou na falta de educação alimentar obtida durante a vida. O fato é que o resultado desses péssimos hábitos são terríveis, o índice de obesidade, diabetes e hipertensão tem crescido cada vez mais rápido e cada vez mais cedo.
	
Gabarito:
R: quando não obedecemos o conceito da dieta equilibrada (pirâmide alimentar) significa que estamos usando quantidades aquém ou além da recomendação de macro e micronutrientes e à longo prazo o indivíduo poderá apresentar carências vitamínicas (hipovitaminoses) ou doenças como diabetes e doenças cardiovasculares (doenças crônicas), dentre outras.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601803028)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) foi criada em 31/08/1949, no Rio de Janeiro. Possui, atualmente, nove entidades estaduais filiadas ativas. É uma sociedade sem fins lucrativos que congrega profissionais da área de nutrição, sendo um órgão com caráter:
		
	 
	técnico, científico, cultural e social;
	
	de criar resoluções para a prática profissional;
	
	pautado nos princípios de liberdade e autonomia sindical;
	
	de disciplinar e normatizar o exercício da profissão;
	
	de articular as políticas públicas de alimentação e nutrição.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601275848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Classifique as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e escolha a opção correta. 
( ) Os alimentos fornecem nutrientes essenciais para a manutenção da vida, crescimento e recuperação dos tecidos. 
( ) Na avaliação nutricional de um paciente é importante avaliar os sinais e sintomas clínicos, pois eles podem sinalizar a presença de distúrbios nutricionais. 
( ) Os alimentos integrais precisam ser consumidos com moderação, porque apresentam menos nutrientes. 
( ) O nutricionista ao prescrever uma dieta para o seu cliente está sempre recomendando a redução da sua ingestão calórica. 
( ) Em relação à composição corporal, podemos afirmar que a água é a substância presente em maior quantidade no corpo humano.
		
	
	F, V, F, V, F
	 
	V, V, F, F, V
	
	F, F, F, V, V
	
	V, F, V, F, V
	
	V, V, F, F, F
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602004956)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), de acordo com a legislação em vigor, é obrigatório integrar o:
		
	 
	Nutricionista de alimentação coletiva
	
	O nutricionista esportivo
	
	O nutricionista de Saúde coletiva
	
	O Nutricionista de marketing
	 
	O nutricionista Clínico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601969015)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O mundo globalizado vem se caracterizando por situações contrastantes, pois à medida que se multiplicam as oportunidades derivadas principalmente dos progressos da tecnologia se observam acentuadas tendências excludentes. Todavia, identifica-se um fato positivo - a redescoberta da importância do capital humano e uma maior preocupação com o desenvolvimento social. Na sociedade brasileira, visualiza-se um anseio generalizado de tornar cada vez mais real a expectativa de mudanças, evidencia- se a aspiração ético-política de sair da rotina do conformismo e buscar uma nova visão de futuro pelo estímulo às capacidades de antecipação e de perspectiva (Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 7 (3): 319-326, jul. / set., 2007). As novas políticas, na área de nutrição e alimentação, devem focar nos resultados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde grande parte da população se encontra:
		
	
	Com medo.
	
	Desnutrida.
	 
	Acima do peso.
	
	Raquítica.
	
	Com carência de vitamina D.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601278462)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Petrobras) Considere as seguintes atividades:
I - ensino das disciplinas de nutrição nos cursos de graduação da área de saúde; 
II - ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;
III - coordenação e avaliação de estudos dietéticos. 
De acordo com a Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, que regulamenta a profissão do profissional Nutricionista e define as suas atividades privativas, é(são) atividade(s) privativa(s) do nutricionista:
		
	 
	II e a III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	 II, apenas.
	 
	I, a II e a III.
	
	I e a III, apenas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601245535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma unidade hospitalar é comum a utilização do mapa nutricional para:
		
	
	Registrar somente a localização do paciente na unidade hospitalar.
	
	Registrar o cardápio que satisfaça o paciente;
	
	Registrarsomente a aceitação alimentar;
	
	Registrar somente as dietas prescritas por paciente;
	 
	Proceder com o registro das dietas prescritas por paciente, suas preferências e a localização do paciente na unidade hospitalar;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602046393)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o foco do plano alimentar é o praticante de atividade física, isto é, aquela pessoa que pratica qualquer atividade física rotineiramente, seja em academia ou em ambiente aberto, as exigências são um pouco diferenciadas do atleta de elite. O praticante de atividade física tem o foco na vida saudável, aliando prática de atividade física e bons hábitos alimentares. Assinale a opção que NÃO representa um benefício da prática regular de exercícios físicos:
		
	
	Redução do risco de doenças coronarianas.
	
	Controle da obesidade.
	 
	Aumento no risco de câncer.
	
	Melhora do perfil lipídico.
	
	Prevenção da osteoporose.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601261914)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas referentes às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Guia Alimentar  para a População Brasileira para orientar e estimular a prática de uma alimentação saudável.
I - O valor energético total da alimentação deve ter a seguinte distribuição para os macronutrientes: carboidratos de 55% a 75%, gorduras 15% a 40% e proteínas 10% a 25%.
II - Limitar a ingestão energética procedente de gorduras e substituir as gorduras saturadas por insaturadas. 
III - Limitar a ingestão de açúcar livre  a 10% do valor energético e controlar a ingestão de sódio de toda procedência.
IV - Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, cereais integrais e feijões.
V - Uma alimentação saudável deve contemplar os seguintes atributos básicos: ser adequada, ter harmonia, ser em quantidade e qualidade suficientes.
		
	
	V-F-F-V-V
	
	F-V-F-V-V
	
	F-V-F-V-F
	
	F-F-V-V-F
	 
	F-V-V-V-V

Outros materiais