Buscar

BDQ Prova avaliando o aprendizado 3 civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  DIREITO CIVIL I
	
	Simulado: CCJ0006_SM_201510729241 V.1 
	Aluno(a
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 10/05/2016 13:56:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201511463096)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na elaboração do Código Civil de 2002 o legislador civilista se utilizou de cláusulas gerais que consiste numa técnica legislativa de elaboração de normas que não prescrevem uma certa conduta, mas, simplesmente, definem valores e parâmetros hermenêuticos. conduta, mas, simplesmente, definem valores e parâmetros hermenêuticos. No que se refere às cláusulas gerais é correto afirmar que:
		
	
	Servem como ponto de referência interpretativo mas não oferecem ao intérprete os critérios axiológicos e os limites para a aplicação de demais disposições normativas, pois devem ser analisadas individualmente tendo por base o seu conteúdo normativo.
	
	Pode-se afirmar que em seu conteúdo normativo expresso, possibilita ao juiz uma regra clara de subsunção do fato à norma evitando assim, injustiças na interpretação dos casos concretos.
	 
	Têm por objetivo dotar o sistema interno do Código Civil de mobilidade, mitigando as regras mais rígidas, atuar de forma a concretizar o que se encontra previsto nos princípios gerais de direito e nos conceitos legais indeterminados bem como, abrandar as desvantagens do estilo excessivamente abstrato e genérico da lei.
	
	Possibilitam a evolução do pensamento e do comportamento social em razão da possibilidade de interpretação e aplicação a cada caso concreto. Entretanto, em razão dessa "flexibilização" põe em risco a segurança jurídica, uma vez que traz em seu texto um normas de engessamento da lei à interpretação do juiz.
	
	Com base na teoria kelseniana a cláusula geral vem corroborar com a teoria pura do direito uma vez que disponibiliza ao intérprete e aplicador da lei normas específicas para efetivação da dignidade humana.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511568228)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da eficácia da lei no tempo e no espaço, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Caso uma lei cujo prazo de vigência não se tenha iniciado seja novamente publicada para correção de erro material constante da publicação anterior, o prazo da vacatio legis será contado a partir da primeira publicação, salvo se outra data nela vier expressa.
	
	No que se refere à eficácia espacial da lei, o ordenamento pátrio adotou o sistema da territorialidade moderada, de forma a permitir a aplicação de lei brasileira dentro do território nacional e, excepcionalmente, fora, sem, contudo, admitir a aplicação de lei estrangeira nos limites do Brasil.
	
	A contagem do prazo para a entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância deve ser feita nos termos da regra geral do direito civil, de modo a se excluir a data da publicação da lei e se incluir o último dia do prazo.
	 
	Em razão da denominada ultratividade da norma, mesmo revogado, o Código Civil de 1916 tem aplicação às sucessões abertas durante a sua vigência, ainda que o inventário tenha sido proposto após o advento do Código Civil de 2002.
	
	O direito brasileiro veda o denominado efeito repristinatório das normas, mesmo que previsto expressamente, de modo que uma lei nova não pode prever a recuperação da vigência de lei já revogada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511486417)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pode ser declarada a morte presumida sem decretação de ausência se alguém desaparecer:
		
	
	em campanha, após ter sido feito prisioneiro e não for libertado no prazo de cinco anos, ainda que a guerra não tenha terminado.
	
	em campanha e não for encontrado na constância da guerra.
	 
	de seu domicílio, quando estava em perigo de vida e for extremamente provável a sua morte.
	
	de seu domicílio e não for encontrado no prazo de dez anos.
	
	de seu domicílio e não for encontrado no prazo de vinte anos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511477195)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV - Exame de Ordem 2014.1) Lúcia, pessoa doente, idosa, com baixo grau de escolaridade, foi obrigada a celebrar contrato particular de assunção de dívida com o Banco FDC S.A., reconhecendo e confessando dívidas firmadas pelo seu marido, esse já falecido, e que não deixara bens ou patrimônio a inventariar. O gerente do banco ameaçou Lúcia de não efetuar o pagamento da pensão deixada pelo seu falecido marido, caso não fosse assinado o contrato de assunção de dívida. Considerando a hipótese acima e as regras de Direito Civil, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O contrato particular de assunção de dívida assinado por Lúcia é anulável por erro substancial, pois Lúcia manifestou sua vontade de forma distorcida da realidade, por entendimento equivocado do negócio praticado.
	
	O instrumento particular firmado entre Lúcia e o Banco FDC S.A. pode ser anulado sob fundamento de lesão, uma vez que Lúcia assumiu obrigação excessiva sobre premente necessidade.
	
	B) O ato negocial celebrado entre Lúcia e o Banco FDC S.A. é anulável por vício de consentimento, em razão de conduta dolosa praticada pelo banco, que ardilosamente falseou a realidade e forjou uma situação inexistente, induzindo Lúcia à prática do ato.
	 
	O negócio jurídico celebrado entre Lúcia e o Banco FDC S.A. é anulável pelo vício da coação, uma vez que a ameaça praticada pelo banco foi iminente e atual, grave, séria e determinante para a celebração da avença.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511573116)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as disposições do código civil brasileiro sobre os bens, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	d) As edificações, separadas do solo sempre perdem o caráter de imóveis.
	 
	b) Considera-se imóvel para os efeitos legais, o direito à sucessão aberta.
	
	a) São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar, desde que seja de forma natural.
	
	e) Os materiais separados de um prédio, ainda que provisoriamente para nele se reempregarem, perdem o caráter de imóveis.
	
	c) Os direitos reais sobre imóveis são considerados móveis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes