Buscar

SIMULADO CARDIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO:________________________________________________________
SIMULADO FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR
1.Julgue as alternativas abaixo como V(verdadeiras) ou F(falsas):
a)O tabagismo reduz o transporte de O2 para células;
b) O tabagismo reduz a agregação plaquetária e trombogênese;
c) O tabagismo aumenta a resposta inflamatória com redução dos níveis de fibrinogênio;
d) O tabagismo reduz a liberação de catecolaminas, o que também eleva o risco da síndrome coronariana aguda e da morte súbita.
e) O diagnóstico de "Síndrome metabólica" é baseado nos seguintes dados clínicos: PA >140/90, circunferência abdominal > 90, Triglicérides > 300mg/dL".
f) No programa de reabilitação cardiovascular, o risco de hipoglicemia em diabéticos deve ser evitado através da monitorização dos níveis de glicose pré e pós-tratamento e da administração de insulina exógena;
g)Para iniciar o tratamento envolvendo exercícios físicos em diabéticos deve-se administrar a insulina ou o antidiabético oral de 30 minutos a uma hora antes do exercício;
h)No diabético, mesmo se a glicemia estiver dentro dos limites normais, pode ser necessário a ingestão de carboidratos extras antes do exercício. Este consumo dependerá da intensidade e da duração do exercício.
i) No diabético, a glicemia acima de 300 mg/dl e/ou a presença de corpos cetônicos sugere a incapacidade metabólica de gerar ATP através de carboidratos indicando a ingestão de proteínas antes da prática de exercícios;
j) Se a atividade for superior ao normal, recomenda-se o controle da glicemia durante a noite, porque pode ser necessário aumentar a dose de insulina ou de hipoglicemiante noturno. 
k) Como mecanismos responsáveis pela redução dos níveis pressóricos através do exercício podemos citar: redução da atividade nervosa simpática, aumento da sensibilidade do controle barorreflexo do sistema cardiovascular, aumento da sensibilidade dos receptores b-adrenérgicos, vasodilatação mediada por influências metabólicas locais e a diminuição no DC e da RVP.
l)Segundo as "diretrizes brasileiras de HAS" todo adulto deve realizar pelo menos 30 minutos de atividade física de leve a moderada na maioria dos dias da semana. No caso dos indivíduos sedentários a FC deve ser incrementada a 50-70% desta FC de reserva. Assim para um homem de 55 anos com FC de repouso de 90bpm ele deve se exercitar com FC entre 132 e 145.
m)Em resposta à hipotensão o esquema referente ao baroreflexo é: diminuição da distensão da parede dos barorreceptores localizados no seio aórtico e arcos carotídeos- diminuição das eferencias ao centro cardiomotor- feedback positivo para aumentar PA através do aumento do tonus vagal e redução dos tônus adrenérgico- vasoconstrição e retenção de sódio e água.
n)Garantem/aumentam o retorno venoso: a bomba ventilatória com aumento do gradiente pressórico através da pressão positiva à inspiração; a bomba muscular periférica; as válvulas do sistema venoso; o tônus adrenérgico venoso; a energia potencial elástica do sistema arterial.
n) A queda pressórica frente ao esforço físico representa incompetência cronotrópica do coração.
o) O sistema Renina Angiotensina Aldosterona ao ser ativado pelo aumento do teor de sódio e água no néfron responde com aumento da retenção de sódio e água.
Junto ao endocrinologista do paciente com diabetes, o fisioterapeuta deve orientá-lo quanto a administração da insulina exógena. Estes ajustes são referentes ao horário, dose e local de administração. Deve-se preferir a aplicação no ventre de grandes músculos a serem exercitados para favorecer transporte via sistema cardiovascular
2.REFERENTE À AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DO CARDIOPATA, EXPLIQUE OS PRINCIPAIS AJUSTES RESPIRATÓRIOS, CARDIOVASCULARES E METABÓLICOS EM RESPOSTA AO ESFORÇO FÍSICO
3. JUSTIFIQUE O RISCO DE HIPOGLICEMIA OU HIPERGLICEMIA DURANTE E APÓS A PRÁTICA DE EXERCÍCIO NO DIABÉTICO
4. DIFERENCIE AS RESPOSTAS AGUDAS E CRÔNICAS DA PA (SISTÓLICA E DIASTÓLICA) EM FUNÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO. 
5. DESCREVA A METODOLOGIA EMPREGADA NO TC6.
6. QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO ATEROGÊNICOS E COMO ELES FAVORECEM A ATEROSCLEROSE
7. COMO DIFERENCIAR LIMITAÇÃO PULMONAR, CARDÍACA E METABÓLICA.

Outros materiais