Buscar

Av2 01/2016 Etica responsabilidade social

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0054_AV2_201202248896 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201202248896 - LUCIELLI NASCIMENTO PORTO
	Professor:
	LUIS ARCOS PEREZ
	Turma: 9010/AJ
	Nota da Prova: 7,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 03/06/2016 09:11:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201203120862)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O jovem encontrou no cinema uma carteira com considerável quantia de dinheiro, suficiente para comprar o livro que necessita para a disciplina de Ética. Não há, na carteira, elementos que esclareçam quem é seu dono. A decisão de ficar com o dinheiro ou tentar encontrar seu dono é um dilema ético? Justifique sua resposta utilizando a definição de dilema.
		
	
Resposta: Seria etico da parte dele procura alguem responsavel pelo cinema e entregar - se a carteira, mas a questão é que talvez a pessoa resposavel pelo cinema não entregaria o dono, ou o dono não procuraria pelo fato não saber onde perdeu e estando ciente que dinheiro quando perde e dificil de encontrar, então mesmo sendo falta de etica, ele podera comprar o livro dele
	
Gabarito: Sim. A situação caracteriza um dilema, pois exige uma decisão e apresenta duas possibilidades que são insatisfatórias e contraditórias sob determinados aspectos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Sim. A situação caracteriza um dilema, pois exige uma decisão e apresenta duas possibilidades que são insatisfatórias e contraditórias sob determinados aspectos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203091872)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tema ecologia e qualidade do meio ambiente vêm sendo considerado com mais atenção e respeito pelos órgãos governamentais. Dessa forma, a utilização de recursos que sejam naturais passou a ser defendida como forma de evitar degradação ambiental. Explique o que é um recurso natural.
		
	
Resposta: O recurso natural e aquele composto pela propia natureza sem intervenção do homem
	
Gabarito: Um recurso é denominado de natural quando ele é explorado sem danos ao meio ambiente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202894074)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental.¿ Podemos afirmar que :
		
	
	Um dos grandes atributos da ética empresarial é que ela não deve ser reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação amistosa.
	
	Não há relevância, na relação de confiança com o cliente é empresa.
	 
	A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, não funciona de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso .
	
	A ética empresarial estabelece as relações de moralidade baseadas em conflitos.
	 
	Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202848977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ENADE 2012 -"É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual." É correto o que se afirma em:
		
	 
	I, II e III
	
	III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202902238)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Dajoz (2005), a Ecologia estuda o ambiente natural e as relações entre os organismos entre si e com o seu meio circundante. Dessa forma, os organismos necessitam de condições favoráveis para a sua sobrevivência e desenvolvimento. O ambiente que oferece esse conjunto de condições favoráveis é denominado de:
		
	 
	Habitat
	
	Comunidade
	
	Fauna
	
	Meio ambiente
	 
	População
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202968505)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os recursos não renováveis, como o próprio nome diz, são aqueles que, uma vez utilizados, não podem ser reaproveitados. É exemplo de recurso não renovável:
		
	
	Energia aeólica.
	 
	Fósforo.
	
	Etanol.
	
	Biomassa.
	
	Água.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201203020363)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A depredação em relação ao meio ambiente é considerada um tipo de ação...
		
	
	Invasão;
	
	Manutenção;
	
	Conservação;
	 
	Predatória;
	
	Ocupação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202315257)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A menos de três meses de seu lançamento, a coleta seletiva por estudantes das escolas da rede pública e da particular de ensino de Silvânia-GO alcançou o número de quase treze toneladas de material reciclável arrecadados. A campanha unificada foi lançada no dia 8 de março, com a adesão de 100% dos estabelecimentos de ensino do município, numa proposta dos articuladores sociais do Projeto Ser Natureza de agregar as iniciativas isoladas sobre o tratamento de resíduos no ambiente escolar. O Ser Natureza é uma iniciativa do Ministério Público de Goiás (MPGO) em parceria com a comunidade, que vem sendo desenvolvida em dez comarcas do estado. Ministério Público do Estado de Goiás. Coleta seletiva em Silvânia ultrapassa a marca de 12 toneladas: escolas com maior arrecadação são premiadas. Internet: (com adaptações). Acesso em 27/5/2010. A iniciativa do MPGO é um exemplo de ação institucional que mostra a adoção de um princípio atualmente muito valorizado no discurso das organizações junto ao público externo. Assinale a alternativa que apresenta esse princípio.
		
	
	satisfação do consumidor
	
	defesa da livre iniciativa
	
	vantagem competitiva
	
	segmentação de mercado
	 
	responsabilidade social
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202337414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As empresas que implantam os processos indicados pela ISO,podem obter o certificado ISO 14000. A certificação declara:
		
	 
	Declara o mercado que aquelas empresas tem responsabilidade social, pois se preocupam com a questão ambiental.
	
	Declara ao mercado que aquelas empresas empresas tem responsabilidade social , pois se preocupam com a questão social.
	
	Declara ao mercado que aquelas empresas empresas tem responsabilidade social , pois se preocupam com a questão profissional.
	
	Declara ao mercado que aquelas empresas empresas tem responsabilidade social ,pois se preocupam com a questão econômica.
	
	Declara ao mercado que aquelas empresas empresas tem responsabilidade social , pois se preocupam com a questão infantil.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202858913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com nosso conteúdo, o Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão. Isto porque ele evidencia para o mercado como a organização trabalha as suas relações com:
		
	
	Funcionários, asilos, orfanatos e creches
	
	Meio ambiente, concorrentes, fornecedores e acionistas
	 
	Funcionários, meio ambiente, governo e sociedade
	
	Acionistas, meio ambiente, produtores e vendedores
	
	Concorrentes, fiscais, sindicatos e meio ambiente

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes