Buscar

av2 2016.1 direito ambiental

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV2_201402168845 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402168845 - DIEGO NOGUEIRA QUINTANILHA
	Professor:
	SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/06/2016 21:06:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201402250682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Explique o que você entende pela expressão "ïmpacto ambiental".
		
	
Resposta: Impacto ambiental, se resulta em alguma açao do homem que faça com que altere o sistema do meio ambiente, causando danos materiais ou imateriais criando um desiquilibrio ambiental.
	
Gabarito: É o termo designado a fazer referência a qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividade humana, que afetam, dentre outras coisas, a saúde, a segurança e o bem-estar das pessoas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402250681)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação às sanções penais cominadas a pessoas que tenham causado algum dano ambiental, existem penas restritivas de direitos. Cite três exemplos de penas restritivas de direitos que podem ser aplicadas nesse contexto.
		
	
Resposta: Ação civil pública, ação popular,
	
Gabarito: Elas podem ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402898305)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	I - O Direito Ambiental requer uma postura ética e consciente dos governos, das sociedades, de cada um de nós, para defender e preservar o meio ambiente como direito. II - A questão ambiental está relacionada aos valores éticos, culturais, históricos, políticos, econômicos, fatores sociais e jurídicos. III - As questões ambientais envolvem numerosas e complexas dimensões entre diferentes atores, do ponto de vista social, ético, político, jurídico, financeiro, técnico constituindo verdadeiros dilemas, diante de realidades contraditórias, tendo em vista a natureza em seu equilíbrio. Cada um percebendo o direito a partir do seu prisma e do seu interesse. Escolha a opção adequada:
		
	
	Estão errados os comentários II e III.
	
	Estão errados os comentários I e II.
	 
	Todos os comentários estão certos.
	
	Estão errados os comentários I, II e III.
	
	Estão errados os comentários I e III.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402809014)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Competência Constitucional em matéria ambiental se divide em:
		
	 
	Material, também denominada executiva ou administrativa e legislativa.
	
	Não há divisão uma vez que apenas existe em sede de Direito Ambeintal a competência constitucional administrativa, também conhecida como executiva ou material.
	
	Não há divisão da competência constitucional em matéria ambiental, uma vez que só existe a competência legislativa.
	
	Competência judicial e legislativa.
	 
	Imaterial e material, também denominada administrativa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402362398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora?
		
	
	Relatório de Ações Ambientais
	 
	Relatório de Impacto Ambiental
	
	Análise de Risco
	
	Plano de Controle Ambiental
	
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402799096)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2013 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) A respeito de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados, assinale a opção correta à luz da Lei nº 11.105/2005.
		
	
	É permitido o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologia genéticas de restrição de uso.
	
	As atividades relacionadas à pesquisa científica podem ser desenvolvidas por pessoas físicas, desde que estas mantenham vínculo empregatício, ou de qualquer outra natureza, com pessoas jurídicas.
	
	A realização de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados depende de autorização expedida por órgão estadual competente em matéria ambiental.
	 
	As entidades financiadoras ou patrocinadoras das atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados devem exigir a apresentação do certificado de qualidade em biossegurança, sob pena de se tornarem corresponsáveis pelos eventuais efeitos decorrentes da atividade.
	
	Para fins de pesquisa e terapia, é proibida a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402251803)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental no Ensino Formal:
		
	 
	será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
	
	não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
	
	nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, é dispensável o conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
	
	nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é obrigatória a criação de disciplina específica.
	
	a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em algumas disciplinas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402251982)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção correta em relação ao dano ambiental.
		
	 
	Dada a irreversibilidade do dano ambiental, a única forma de reparação contra esse tipo de dano, na via judicial, é a indenização pecuniária, a qual deverá resultar em recursos para a minimização dos impactos na área afetada pela atividade lesiva.
	
	o dano ambiental não pode ser dano material.
	
	A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente é de natureza objetiva, sendo imprescindíveis, para sua caracterização, o elemento culpa e a comprovação do indiscutível caráter lesivo da atividade desenvolvida pelo agente.
	
	Sendo o meio ambiente um bem difuso, o dano ambiental também tem natureza exclusivamente difusa, razão pela qual é vedado ao indivíduo, vítima direta de um dano, reivindicar indenização a si próprio.
	 
	Quanto à extensão, o dano ambiental pode ser patrimonial, quando disser respeito à perda material do bem ambiental, ou extrapatrimonial, quando ofender valores imateriais, reduzindo o bem-estar do indivíduo ou da coletividade ou atingindo o valor intrínseco do bem.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402811338)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Complete com a resposta CORRETA sobre a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo no pais, e que incorre em crime ambiental, denominado tráfico de:
		
	
	Aves Migratórias
	
	Animais Selvagens
	 
	Animais Silvestres
	 
	Animais em Extinção
	
	Animais Peçonhentos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402370703)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei nº 7.347/85 disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, dentre outros. Marque a alternativa CORRETA sobre a ação civil pública:
		
	
	no caso de dano ambiental, independentemente da existência de culpa, a responsabilidade é subjetiva
	
	no caso do dano ambiental, a inversão do ônus da prova é proposta diante da comprovação do crime ambiental
	 
	O objeto da ação civil pública poderá ser a condenação em dinheiro ou o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer.Não são admitidas medidas liminares, mandado liminar nas ações civis pública
	
	No caso de condenação em dinheiro, será revertida a um fundo especial de interesse dos sujeitos lesados pelo dano.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes