Buscar

Casos Concretos Processo do Trabalho

Prévia do material em texto

Casos Concretos Processo do Trabalho
Semana 1
O princípio aplicado ao caso é o da Extrapetição, assim, a Empresa não está correta, pois, com base no artigo 496 da CLT, é uma faculdade do julgador determinar o pagamento da indenização ou a reintegração. Súmula 396 do TST.
Semana 2
Em relação à categoria do Sindicato dos Bancários, a solução do conflito ocorreu pela autocomposição, sem a presença de um terceiro, já que criaram a convenção coletiva de trabalho (CCT) Fonte Formal Autônoma. A forma de solução da categoria dos professores, foi pela heterocomposição, visto que frustrada a negociação coletiva, instaurando-se o dissídio coletivo conforme o artigo 114, §1º e 2º da CF.
Semana 3
A competência é da Justiça do Trabalho. Trata-se do exercício do direito de greve.
Sim. Pode utilizar qualquer meio desde que seja realizado de modo pacífico.
Sim. Procede, visto que os grevistas não podem impedir o acesso ao trabalho e nem causar ameaça ou dano à pessoa ou a propriedade.
Semana 4
O advogado transmitiu as razões do recurso dentro do prazo, já que o início foi dia 07/10/2013, mas, protocolou o original depois do prazo, pois o qüinqüídio para a juntada era até o dia 16/10/2013, já que o último dia do prazo foi em 11/10/2013.
Semana 5 
Sim. Pois com base no art. 790, CLT, §3º a gratuidade de justiça pode ser concedida de ofício pelo juízo ou tribunal em qualquer fase do processo, além disso, o OJ nº 304 da SBDI- do TST informa que basta ser requerido de forma expressa na petição inicial o pedido de gratuidade pelo advogado ou pela parte. E no mesmo sentido a OJ nº 269 do TST.
Semana 6
O fenômeno ocorrido está previsto no CPC, denominado Litispendência. Art. 337
Semana 7
Sim. Porque o preposto precisa ter vínculo de emprego. Súmula 377, TST, com exceção das causas propostas em face de Empregador Doméstico e Micro Empresa, pois nestes dois casos, o preposto deve ter apenas conhecimento dos fatos, conforme prevê o artigo 843, §1º da CLT.
Não. Pois neste caso o preposto poderia ser qualquer pessoa que tenha conhecimento dos fatos. 
Semana 8 
Não. Visto que Reginaldo não deu causa a dois arquivamentos seguidos. Art. 732 c/c Art. 844 da CLT.
Art. 731 e 732 da CLT Aquele que distribuir a declaração verbal e não comparecer no prazo de 5 dias após receber a notificação, a vara do trabalho para reduzir a termo a reclamação e aquele que der causa a 2 arquivamentos.
Semana 9 
	Não agiu corretamente, pois como os cartões de ponto não tinham variação de horário. Súmula 338, III, TST. Presume-se verdadeira a jornada de trabalho apontada na inicial, porém com a possibilidade da ré elidir a presunção por prova em contrário, dada a inversão do ônus da prova.
Semana 10
 	O empregador deverá na forma do item II da Súmula 414 do TST impetrar mandado de segurança, pois a liminar foi concedida antes da sentença. No caso da concessão ocorrer na sentença, o recurso cabível é o recurso ordinário.
Semana 11
O reclamante poderia no prazo da apresentação das Contrarrazões, interpor recurso ordinário adesivo, conforme a Súmula 283 do TST.
Súmula 128, III, TST. 
Semana 12
Não cabe a interposição de agravo de instrumento , que somente seria possível se o recurso tivesse um seguimento negado,conforme o posicionamento contido na Súmula 285 do TST.
Não, porque só tem cabimento os embargos de declaração quando a decisão for contraditória ou omissa. Art. 897 – A da CLT

Continue navegando