Buscar

MEIO AMBIENTE E TURISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
MEIO AMBIENTE E TURISMO
AULA AGOSTO
QUESTÕES DA NATUREZA
*
*
*
TURISMO E NATUREZA
A Natureza está em todo lugar, em todas as coisas, com níveis de transformação diferenciados, alguns quase imperceptíveis.
O Turismo , como operação e como prática, depende da Natureza porque ela é síntese de elementos de grande atratividade.
*
*
*
Atratividade da Natureza
Paisagens: símbolos
Kilimandjaro Bora Bora
*
*
*
PAMUKKALE - TURQUIA
*
*
*
CERRADO BRASILEIRO
Viagens para ver ! Flores, pássaros.
*
*
*
Natureza
Atrai pela beleza, pela raridade, pelo vínculo com a idéia de paraíso.
Também atrai pela qualidade de seus elementos: águas termais, águas minerais, lamas medicinais, areias, clima . 
O contato com a Natureza traz saúde, recupera o equilíbrio e o bem estar.
*
*
*
Diferentes formas de estudar a Natureza
Tradicionalmente estudando cada elementos;
Atualmente valorizando a inter-relação entre os elementos, o que leva ao estudo dos geossistemas, biomas e ecossistemas.
Este estudo será desenvolvido em aulas.
*
*
*
A NATUREZA POSSUI EQUILÍBRIO INSTÁVEL. NATUREZA É TRANSFORMAÇÃO
As dinâmicas naturais levam à transformação das paisagens e dos ambientes. 
As ações, especialmente, da sociedade urbano-industrial e de agricultura globalizada têm acelerado algumas transformações.
*
*
*
Transformações no reino animal
Marcolino !
*
*
*
A TERRA COMO RESULTADO DAS DINÂMICAS NATURAIS
*
*
*
Aquecimento global e suas consequências
Enchentes e inundações na Europa;
Proliferação de algas tóxicas;
Calor e incêndios na Europa e Oeste da América do Norte;
Ciclones mais potentes.
“ Grande aumento no número e na proporção dos furacões de categorias 4 e 5.
 Entre os anos de 1990 e 2004 houve 269 furacões, enquanto entre 1975 e 1989 foram 171”
*
*
*
Fenômenos naturais extremos
A literatura de língua inglesa - e também os meios de comunicação - utiliza freqüentemente o termo 	HAZARD.
Em tradução direta, seu significado é RISCO, DESASTRE, mas não ignora o ACASO.
Optou-se por fenômenos naturais extremos, pois os furacões, erupções vulcânicas, terremotos, maremotos e enchentes anuais são, todos fenômenos naturais, todavia apresentando-se com grande força, gerando destruição. Não se empregou risco ou desastre, para tratar de sua existência,dado que são apropriados para o impacto que possuem quando atingem áreas ocupadas.
*
*
*
O que são os desastres
“ Um desastre é uma grave interrupção do funcionamento de uma sociedade, causando perdas humanas, materiais ou ambientais que excedem a capacidade da sociedade afetada lidar com tais conseqüências com seus próprios recursos” ( UNDHA,2001).
Brasil – Manual de Desastres Naturais – indica: desastres naturais relacionados com a geodinâmica terrestre externa, com diferentes causas (eólica, temperaturas extremas, incremento ou redução das precipitações, sismologia etc). Ministério da Integração Nacional.
*
*
*
Ações internacionais relacionadas a desastres e eventos extremos
Há programas internacionais, comandados pela ONU, orientando populações a respeito das medidas a serem tomadas em caso de eminência de desastres.
Um exemplo destes programas é o APELL, da UNESCO.explicando-apell.pdf
*
*
*
Os furacões
São a categoria mais severa dentre os fenômenos meteorológicos denominados de ciclones tropicais.
São sistemas de baixa pressão em que se associam temporais e ventos em rotação.
A velocidade dos ventos define a sua denominação – tormenta ou tempestade tropical até furacão.
A escala Saffir-Simpson estabelece os níveis em razão dos estragos que podem ser causados, todavia, dependendo da localidade que é alcançada por um furacão, independente da categoria, os estragos podem ser significativos
*
*
*
Quando a velocidade dos ventos de uma tormenta atingem determinado ponto, há atribuição de um nome. Há uma lista de nomes, alfabética, alternando nomes masculinos e femininos, que é anteriormente feita . ( normalmente para 6 anos e são reutilizadas).
As listas de nomes são diferentes entre os ciclones do Atlântico e os do Pacífico, sendo que neste, há mais de uma lista em função da área em que se formam.
Os nomes são atribuídos para que os sistemas de vigilância possam monitorá-los e emitir informações ( advertências) sem confundir os receptores.
*
*
*
DEAN sobre o México - 2007
*
*
*
Gustav e Hanna
*
*
*
Mapa da atividade ciclônica no Atlântico – 01/09/08
*
*
*
*
*
*
Oceanos
Pontos de Monitoramento
*
*
*
Monitoramento do Pacífico
*
*
*
Ações em relação aos turistas na passagem do DEAN
Mais de 50 mil turistas fogem do furacão "Dean" no México 
Ter, 21 Ago, 12h18 
México, 20 ago (EFE).- As autoridades mexicanas deslocaram mais de 50 mil turistas nos últimos três dias, temendo a chegada do furacão "Dean", informou nesta segunda-feira o Ministério de Comunicações e Transportes do México.
O Exército mexicano deslocou três mil militares para o estado de Quintana Roo, que integra os principais destinos turísticos do México, para apoiar as populações e os turistas durante a passagem do furacão «Dean» que hoje atingiu o país. 
*
*
*
Repercussão no Brasil – turismo e os furacões
Agências desaconselham viagens agora DA REDAÇÃO 
Algumas agências de viagem no Brasil desaconselham os turistas a viajar ao Caribe durante a temida temporada de furacões no Atlântico -entre 1º de junho e 30 de novembro. Apex, MMT e Venice estão entre as operadoras que evitam vender pacotes para o Caribe neste período do ano. "Nesta época eu nem vendo", afirma Andréa Schver, diretora da Venice. Há três anos a empresa segue essa política. Cláudio Siufi, dono da Majestur, tem oito clientes em dois navios na região, mas afirma estar tranqüilo. "Os furacões sempre se movem nos sentidos sul-norte ou leste-oeste", explica. "O navio muda de rota." A ADV afirmou ter evitado o embarque de passageiros para o Caribe nesta semana e antecipou o retorno dos que estavam lá. A empresa não fará reservas para o Caribe para as próximas duas semanas. Questionada sobre como deveriam proceder os clientes com pacotes para a região, a CVC afirmou que, "por enquanto, não tem recomendação às lojas". A Nascimento Turismo também não soube afirmar quais os procedimentos a serem adotados pelos clientes de pacotes já adquiridos. Segundo a Embaixada do Brasil no México, ao menos 500 brasileiros moram em Quintana Roo, onde ficam Cancún e a ilha de Cozumel. A embaixada não soube informar quantos brasileiros estão na região no momento, mas afirmou que recebeu dois pedidos de ajuda de brasileiros em Cancún para deixarem a cidade. Segundo a embaixada, autoridades mexicanas não encontraram brasileiros nas regiões que devem ser mais atingidas em Quintana Roo -Tulum, Playa del Carmen, Chetumal e Carrillo Puerto. (FERNANDO SERPONE E ANDREA MURTA)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais