Buscar

AV2 Libras lu

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308129115)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A vida dos surdos mudou de épocas para cá, pois ao analisar a história da comunidade surda, é possível perceber que os surdos passaram por momentos distintos no âmbito social e educacional, destacando-se três aspectos: exclusão, integração e inclusão. Esses contextos repercutiram nas metodologias de ensino, cujas propostas educacionais também mudaram no decorrer dos tempos. Discorra sobre o as três filosofias educacionais a seguir: a) Oralismo; b) Comunicação Total; c) Bilinguismo.
		
	
Resposta: a- a leitura de labios é um meio pelo qual o surdo pode se interagir com pessoas não surdas b-o aprendizado voltado a todo tipo de publico sem focar em um unico possibilita maior integração do surdo c- O profissional bilingui que sabe o portugues e libras nas instituições possibilita uma maior inclusão dos surdos
	
Gabarito: a) Oralismo é um método que defende que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral, impondo-lhes a oralização e a proibição das línguas de sinais. Surdos que utilizaram desse método de ensino são considerados surdos oralizados; b) a Comunicação Total é um método de ensino que usa todas as formas de comunicação, incluindo a língua de sinais, leitura labial, desenhos e escrita, valorizando a comunicação e interação e não a língua; c) o Bilinguismo por sua vez tem como pressuposto a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, deve adquirir a Língua de Sinais, que é sua língua natural, como L1 e como L2, a língua de seu país, na modalidade escrita.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307918413)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais os argumentos utilizados para sustentar a ideia de que há uma literatura surda?
		
	
Resposta: Uma literatura voltada para cultura e habitos próprios dos surdos.
	
Gabarito: O fato de que nas comunidades surdas surgem ou podem surgir processos culturais específicos, como por exemplo, a literatura surda que começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307440496)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito dos sujeitos que dominam e usam a LIBRAS, são:
		
	
	Gesticuladores
	
	Disseminadores
	
	Poliglotas
	 
	Linguistas
	 
	Sinalizantes
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307918479)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas opções abaixo encontra-se um conjunto de hábitos específicos das comunidades surdas onde se forma a cultura surda, EXCETO:
		
	
	Utilização da tecnologia para o desenvolvimento da comunidade surda.
	
	Utilização de despertadores com sistema de vibração.
	 
	Utilização de buzina luminosa nos carros.
	
	Utilização de celulares para envio de mensagens.
	
	Utilização de campainha luminosa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307929110)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As falas são expressas pelas mãos em determinado espaço e percebidas pela visão, ou seja, a comunicação ocorre através de fontes distintas das línguas orais, mas com os mesmos significados produzidas em qualquer língua de modalidade oral auditiva. Abaixo assinala a que língua e modalidade se refere o trecho anterior:
		
	
	Língua de Braille e modalidade espacial auditiva.
	
	Linguagem de sinais francesa e modalidade visual auditiva.
	 
	LIBRAS e modalidade visual espacial.
	
	LIBRAS e modalidade oral espacial.
	
	Linguagem de sinais e modalidade visual oral.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307918459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os pronomes possessivos na LIBRAS somente estabelecem relação de concordância com:
		
	
	Desinência.
	 
	Pessoa.
	
	Modo
	
	Tempo.
	
	Gênero.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307931029)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No contexto dialógico da LIBRAS, as frases interrogativas estão associadas ao termos "quem", "como", "quando", "onde" e "porque", que na maioria das vezes aparecem em determinada posição nas sentenças. Marque a ÚNICA opção que indica o posicionamento desses pronomes nas frases:
		
	
	Somente no meio das frases.
	 
	No final e no meio.
	 
	No final das frases.
	
	É a terceira palavra das frases.
	
	No meio das frases.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307918435)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os verbos sem concordância em LIBRAS também podem ser conhecidos como:
		
	
	Verbos direcionais.
	
	Verbos visuais.
	
	Verbos manuais.
	 
	Verbos não-direcionais.
	
	Verbos espaciais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307918423)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antes mesmo de falarmos, já possuímos um sistema mental através do qual estruturamos nosso pensamento e nosso conhecimento de mundo. Dessa forma, cada povo desenvolve uma língua específica. Assinale a alternativa na qual a sigla corresponde à língua de sinais adquirida pela maioria das crianças surdas no Brasil:
		
	
	LSM.
	
	ASL.
	
	LSA.
	
	LSE.
	 
	LIBRAS.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307930285)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através da internet os surdos podem comunicar-se facilmente com outros surdos e com ouvintes, fazendo uso de aplicativos e chats que permitem uma comunicação escrita e também visual. Dentre as afirmativas. assinale única INCORRETA:
		
	 
	Os surdos fazem uso dessas ferramentas que permitem a comunicação em LIBRAS e isso não é bom, porque eles devem ser estimulados a usar somente a fala oral.
	
	Estas ferramentas são importantes para a promoção social e de oportunidades comunicacional para os surdos.
	
	Estas ferramentas ampliam as possibilidades de comunicação e de autonomia pessoal, promovendo o desempenho intelectual e deixando de lado as limitações.
	
	Estas ferramentas estimulam o desenvolvimento cognitivo, aprimoram e potencializam a apropriação de ideias, de conhecimentos, de habilidades e de informações.
	
	Estas ferramentas modificam o seu estilo de vida, promovem interações e relações sociais ao inovar hábitos e atitudes culturais.

Outros materiais

Materiais relacionados

1 pág.
1 pág.

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes