Buscar

Apol 1 Analise conjuntural e cenários Gestão do conhecimento Nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 
letra: A
Dentro das organizações, a intuição e a interpretação acontecem no nível da inteligência individual; a integração ocorre em nível de grupo, e a institucionalização, em nível da inteligência organizacional. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
Baseados na definição desses quatro processos, feita pelos autores Crossan, Lane e White, analise as afirmativas a seguir:
I. Interpretação é a explicação de um insight ou ideia para si mesmo ou para os outros.
II. Institucionalização é o processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram.
III. Intuição é o processo de incorporação de aprendizagem que ocorre por parte de indivíduos e grupos na organização.
IV. Integração é o processo de desenvolvimento do entendimento entre indivíduos e a tomada de ações coordenadas por meio de ajustes mútuos.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( x) I, II e IV, apenas. 
	
	B
	b) ( ) III e IV, apenas.
	
	C
	c) ( ) I e III, apenas.
	
	D
	d) ( ) II, apenas.
	
	E
	e) ( ) I, II e III, apenas.
Questão 2/5
letra: A
OS modelos tradicionais , partem do pressuposto de que a abertura comercial promove maior bem-estar e eficiência das economias nacionais na versão estática. Na versão dinâmica, em que é introduzido um equilíbrio dinâmico, a liberalização comercail incentiva ao longo do tempo o crescimento econômico na medida em que melhora a alocação de recursos e ceifa as distorções de mercado. No mundo real, os modelos convencionais chegam a ser questionados dentro do próprio mainstream devido às poucas evidências empíricas encontradas para apoiar a teoria, entretanto existem características que justificam os resultados dos modelos quando aplicados a realidade. Com base nesse contexto analise as afirmações abaixo, classificando-as em V(verdadeiro) ou F(falso) e escolha a alternativa correta.
 
(  ) A tecnologia Endógena está de acordo com os que defendem que o crescimento econômico e o comércio internacional estão ligados a uma relação íntima entre a capacidade do país em difundir o conhecimento tecnológico e a economia de escala.
(  ) A tecnologia Endógena Representa uma forma de obter vantagens comparativas no mercado internacional. Dessa maneira representa um dos motores do crescimento econômico dentro da visão convencional, mas não diz exatamente de onde sai o desenvolvimento tecnológico.
(  ) A poupança  serve para o país aumentar o seu investimento produtivo, considerando o mercado financeiro um mero intermediário entre poupadores e emprestadores, sendo fundamental para aumentar a capacidade produtiva nacional e promover o crescimento econômico.
	x
	Ax
	V,V,V
	
	B
	V,F,V
	
	C
	F,F,V
	
	D
	F,F,F
Questão 3/5
Letra: D
A Janela de Johari é um modelo dinâmico em que cada painel pode se expandir ou se contrair, sendo que as interações se movem de um painel para outro dependendo do nível de confiança e do tipo de feedback trocado entre as pessoas envolvidas.
Janela de Johari
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 46-47
Partindo da análise deste conteúdo, a Janela de Johari pode ser aplicada com a finalidade de...
	
	A
	a) ( ) atuar como centro do ciclo de inteligência, uma vez que tenta explicar “o que está acontecendo aqui”.
	
	B
	b) ( ) ser um subproduto de outras atividades, como a realização de tarefas, a interação interpessoal ou a experimentação.
	
	C
	c) ( ) interagir no dia a dia, não sendo estruturada e controlada pelo indivíduo.
	
	D
	d) ( x) descrever a situação dos conhecimentos de uma organização sobre o que ela sabe. 
	
	E
	e) ( ) conduzir a tensão entre a exploração de novas ideias e a utilização do conhecimento institucionalizado.
Questão 4/5
Letra: C
Assim como a inteligência organizacional nasce da inteligência individual, a aprendizagem organizacional também deve estar profundamente conectada à aprendizagem individual.
Porque
A aprendizagem individual e a organizacional estão dinamicamente ligadas em um ciclo de lações de feed-forward e feedback, onde, em seu modelo, a aprendizagem organizacional ocorre em três níveis: individual, grupal e organizacional.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	a) ( ) As assertivas I e II são excludentes.
	
	B
	b) ( ) As assertivas I e II são falsas.
	
	C
	c) (x ) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda assertiva justifica e complementa a primeira. 
	
	D
	d) ( ) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. 
	
	E
	e) ( ) A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5
Letra: C
A partir da segunda metade do século XVIII surgiram os debates sobre comércio internacional que influenciaram a teoria econômica moderna. Até aquela época, o conhecimento acerca do comércio exterior derivava apenas dos escritos da escola mercantilista, que justificavam o comércio internacional pela oportunidade que ele oferecia de se obter um excedente na balança comercial o objetivo era o superávit comercial, que deveria ser atingido a qualquer custo.
 
 Escolha a alternativa que apresenta os principais modelos teóricos de comercio internacional.
 
	
	A
	Modelo de Vantagens Coooperativa; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores específicos
	
	B
	Modelo de Vantag.ens Comparativas; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores técnicos.
	
	C
	Modelo de Vantagens Comparativas; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores específicos.
	
	D
	Modelo de Vantagens Comparativas; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores essenciais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais