Buscar

prova discursiva-serv.social II fase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
(...) pensamos na mudança da sociedade através da mudança na lógica da mobilidade urbana. é por isso que não queremos que os ônibus tenham catracas, que impedem tanta gente de ir e vir em todas as grandes cidades do Brasil. mas sabemos que só isso não basta. além da exclusão pelo transporte, há desigualdades entre brancos e negros, homens e mulheres, ricos e pobres. temos um mundo inteiro para reconstruir! a catraca que o mpl repudia é também simbólica. existem catracas invisíveis por todas as partes, impedindo o acesso pleno aos espaços e serviços. precisamos juntos destruir todas elas. pela luta queremos construir um mundo em que não haja nenhuma catraca!
comece já a agir! discuta essas questões com seus amigos e suas amigas, na sua escola, no trabalho e com a família. leve a questão do transporte para o conselho comunitário do seu bairro, para as assembléias do plano diretor estratégico. você tem todo direito de discordar de um sistema que exclui e discrimina! entre em contato com o mpl, participe e traga suas ideias!
Ao repudiar a “catraca simbólica”, o MPL evidencia sua concepção de luta para além da mobilidade urbana ou do fim da cobrança de passagens. Apresente três argumentos que provem essa afirmação.
Nota: 10.0
	O MPL é contra a discriminação racial; contra a discriminação de gênero, contra a discriminação social. Espera-se que o aluno compreenda que o MPL, ao ir além da luta pela melhoria da mobilidade urbana, tem um projeto societário que o aproxima de movimentos como o MST.
Resposta:O mpl é um bom exemplo da dificuldade que o setor publico tem para atender todas as demandas da sociedade. O movimento tem todo o direito de pedir e pressionar por transporte publico gratuito, uma experiência que a grande maioria dos países ricos não suporta, quanto mais pais em desenvolvimento. O movimento tem uma visão totalmente deturbada do funcionamento de uma economia de mercado alguns representantes do MPL parecem acreditar que as tarifas não fossem cobradas, quem sofria seriam os donos das empresas de transportes urbanos que lucram com este. 
Questão 2/5
Abaixo, há a transcrição de trecho do discurso do primeiro ministro do Trabalho de Vargas, Lindolfo Collor, pronunciado em 26 de dezembro de 1930. O excerto a seguir apresenta não apenas uma síntese da visão que permeará o Estado que nasce em 1930 como também o rumo que as relações entre Estado e classe operária vai tomar, sobretudo no período de maior repressão que surge a partir dos anos de 1935: 
Nem os operários nem os patrões têm o direito, por mais justos que sejam seus interesses e suas reivindicações, de perder de vista a própria sorte do país, que é e que está em jogo e deve preocupar as atenções de todos nós... É tempo de substituirmos o velho e negativo conceito de luta de classes pelo conceito novo, construtor orgânico, de colaboração de classes... Tanto o capital como o trabalho merecem e terão o amparo e a proteção do governo. (1985, p.107, grifo no texto)
Explique por que esse discurso sintetiza exemplarmente as relações estabelecidas entre o governo Vargas e as classes trabalhadoras no período.
Nota: 16.0
	Desde que assumiu o governo, Vargas trabalhou para efetivar uma política trabalhista que garantisse diversos direitos que eram bandeiras dos próprios trabalhadores, de suas lutas; mas ao mesmo tempo o governo trabalhou no sentido de deixar claro que tais conquistas se deviam ao governo, e não à luta dos trabalhadores contra os exploradores (patrões), diminuindo assim a possibilidade de uma luta de classes como pregavam anarquistas e comunistas.
Resposta:O governo Vargas foi um governo populista que tem como objetivo auxiliar de maneira mais direta a população. As classes trabalhadoras são as primeiras a se beneficiar, apartir do momento em que o governo populista proporciona mais empregos e diminuição de impostos.
Questão 3/5
A inserção do Serviço Social nos processos de mobilização e organização popular cria um vínculo profissional com os movimentos sociais e organizações de trabalhadores. Análise como se dá o processo de intervenção contraditório, sendo o profissional de serviço social um trabalhador assalariado, ele pode atuar no sentido da promoção e do fortalecimento das organizações e lutas coletivas dos trabalhadores que são alvo de suas intervenções.
Nota: 16.0
	Resposta: Qual o papel do assistente social dentro do processo de intervenção, como trabalhador e construtor, a partir da participação profissional, no processo de construção dos movimentos sociais e populares, sendo essa participação antagônica, sendo também um trabalhador assalariado.
Resposta:A perspectiva neoliberal se utiliza de inúmeros mecanismos para dividir o conjunto dos trabalhadores e suas entidades representativas é através da organização coletiva que se criam condições concretas para a resistência frente a violência dos direitos pela melhoria das condições de trabalho e fortalecimento do compromisso do Serviço Social por uma sociedade emancipada.
Questão 4/5
O movimento LGBT ao longo de sua trajetória obteve algumas conquistas, em 1985 o Conselho Federal de Medicina e, em 1994, a Organização de Saúde excluíram definitivamente da classificação internacional de doenças o código 302, que até então, rotulava a homossexualidade como "desvio e transtorno sexual". Conquistaram os direitos que os heterossexuais possuem, seja no caso do falecimento de um dos conjugues ou simplesmente na aderência a um plano de saúde, adoção, união civil,ao nome social, bem como programas de Direitos Humanos e sexual, mas ainda tem grandes lutas a serem travadas, como a questão da homofobia. Diante do exposto, apresente argumentos favoráveis ou contrárias à luta LGBT, além de argumentar como as questões morais e religiosas influenciam no trabalho profissional do assistente social.
Nota: 16.0
	Resposta: que o aluno consiga fazer uma análise crítica sobre a influência da religião e questões morais no trabalho do assistente social.
Resposta:O reconhecimento da luta dos LGBT vem ganhando espaço no âmbito das politicas publicas, pois trazem consigo demandas sociais que precisam de atenção e respostas. A visibilidade politica e social e os direitos dados a esta população desafia o conservadorismo da sociedade e do estado limitado pela ideia de heterossexualidade, dita como é que é normal. O trabalho do Assistente social no reconhecimento da diversidade de gênero sexual existe no espaço da defesa dos direitos morais e religiosos destes cidadãos. O conjunto CFESS/CRESS estabelece normas que vedam qualquer conduta discriminatória ou preconceituosa no exercício profissional, através da resolução 489/2006.
Questão 5/5
Explique a diferença entre projeto profissional e projeto societário.
Nota: 20.0
	Falar que projetos profissionais se referem aos valores que legitimam a profissão socialmente; priorizam objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais etc.
Projetos societários são projetos coletivos, trazem propostas para o conjunto da sociedade. Nas sociedades capitalistas, como a nossa, os projetos societários são obrigatoriamente de projetos de classes sociais.
Resposta:O projeto profissional é um projeto coeivo relacionado as profissões, que para conquistar sua hegemonia é necessário que haja um corpo profissional solido, forte e uma organização dos membros de categoria. Tem carácter de âmbito micro econômico, como por exemplo o entidades como o CFESS, CRESS, ABEPSS entre outros. O projeto societário é considerado também um projeto coletivo mas, com propostas e demandas para atender uma sociedade a ser construída, com a amplitude e inclusividade no âmbito macro econômico. Possui dimensões politicas não necessariamente partidárias mas, estabelecem uma reação de poder dentro do projeto hegemônico.

Outros materiais