Buscar

AV2 PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO QUESTÕES PARA PROVA ESTACIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões de Psicologia para AV2 da Estácio
01 = Defina Psicologia
R = Psique = Alma, vida. PSICO – Termo de composição que se emprega a fim de indicar a ideia de mente, espírito, alma. LOGOS – Estudo, teoria. É a ciência da alma e da mente. É a ciência que estuda a mente e o comportamento, tendo como foco principal o HOMEM. 
02 = Quais os métodos de Estudos e Documentos utilizados pelos psicólogos?
R = O Psicólogo realizará a avaliação psicológica podendo utilizar instrumentais próprios de sua técnica (entrevistas, testes, observações, dinâmicas) que servem para coletar dados, realizar estudos e interpretações de informações sobre as pessoas atendidas.
 No Judiciário, os documentos elaborados pelo psicólogo são provas processuais, auxiliando para esclarecer controvérsias e decisões judiciais.
1 - Declaração
É um documento que informa a ocorrência de fatos e situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico.
2 - Atestado
É um documento elaborado pelo psicólogo que informa determinada situação ou estado emocional da pessoa atendida. Na realidade, pode ser usado para justificar faltas, impedimentos, aptidões ou não para realizar atividades, afastamentos ou dispensas.
3 - Relatório ou Laudo Psicológico.
 É uma apresentação descritiva sobre situações e/ou condições psicológicas acompanhadas de suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais.
Ele é formado pelos dados que foram colhidos na avaliação psicológica e analisados a partir de um referencial teórico e técnico, adotado pelo profissional.
4 - Parecer
É um documento fundamentado e resumido sobre uma questão psicológica que se quer esclarecer.
O resultado do parecer pode ser indicativo ou conclusivo. Esse documento é produzido por uma pessoa considerada “expert” na área. Podemos dizer que é a avaliação de um especialista sobre uma “questão-problema”. O objetivo é tentar resolver dúvidas em relação a uma tomada de decisão.
03 = Defina Personalidade.
R = A personalidade pode ser definida como um padrão de características duradouras que produzem consistência nas atitudes, comportamentos e individualidade. Explicando melhor, nossa personalidade é única e nos diferencia dos outros.
04 = Explique as Abordagens Teóricas da Personalidade.
Abordagens psicodinâmicas da personalidade
Abordagens sóciocognitivas
Abordagens Humanistas
Abordagens biológicas e evolucionistas
Abordagem dos traços da personalidade
Essas abordagens se baseiam na ideia de que a personalidade é formada por forças e conflitos internos sobre as quais as pessoas têm pouco conhecimento e, consequentemente, sobre os quais têm pouco controle.Lembra-se da teoria do desenvolvimento psicossexual? Pois é, o
mais importante e pioneiro nesta abordagem foi Freud.
05 = Explique a Psicologia Social
R = Estudo das condutas humanas que são influenciadas por outras pessoas. Isto é, o seu objeto de estudo, somos nós mesmos, participando das mais variadas interações sociais.
06 = Definição de Agressividade e Violência:
R = O Dicionário Houaiss define violência como a “ação ou efeito de violentar, de empregar força
física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade,
força”. No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o “constrangimento físico
ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação”.
Agressividade: Psicanálise - Esta teoria afirma que a agressividade é constitutiva do ser humano e, ao mesmo tempo, afirma-se a importância da cultura, da vida social, como reguladoras dos impulsos destrutivos. A função de controle dos impulsos destrutivos ocorre no processo de socialização em que é esperado que as ligações significativas com os
outros sejam determinantes. Winnicott (2012), psicanalista inglês, afirma que a agressividade
e a destrutividade humanas estão intrinsecamente relacionadas à questão da constituição do sentido da realidade externa. Atendo-se, sobretudo aos estágios iniciais do desenvolvimento, em que se mostram as raízes da agressividade. A Gestalt destaca este tema afirmando que a agressividade é resultado de uma percepção inadequada dos comportamentos realizados, ou
seja, a pessoa não conseguiu discriminar os detalhes que diferenciam um comportamento agressivo de outro socialmente adaptado.
O Behaviorismo explica que existe a possibilidade do comportamento agressivo ser aprendido por meio de um condicionamento operante por reforço positivo. Fiorelli e Mangini (2009, p. 271) fornecem um exemplo característico: o indivíduo apresenta um comportamento agressivo; consegue o que quer; ele volta a agredir pelo mesmo ou outro motivo e obtém novamente sucesso. Torna-se cada vez mais agressivo.
07 = Explique as Formas de Violência
R = Muitas vezes, em nosso cotidiano, lidamos e vivenciamos com situações em que a violência não é “perceptível”. Ou melhor, nem sempre a violência é física.
Violência estrutural
Violência urbana
Violência institucional
Violência simbólica
Violência doméstica
Violência psicológica
Violência sexual
Violência verbal
Violência física
08 = Esclareça todos os tipos de Modelos de Família
Família nuclear (família tradicional/padrão)
Família monoparental (Formada por um dos pais que cuida dos filhos)
Famílias recompostas ( Um dos membros do casal possui filhos de relações anteriores)
Famílias homoafetivas (compostas por crianças não nasceram de sua união sexual.)
Opção por não constituir família (o casamento contemporâneo não necessariamente envolve um projeto de filiação e descendência)
09 = Quais os fatores que contribuíram para as Transformações na Família?
R = As mudanças ocorridas durante o final do Século XIX e ao longo da primeira metade do Século XX, tiveram implicações diretas nas famílias brasileiras da segunda metade do Século XX, principalmente na saída da mulher para o mercado de trabalho, na educação dos filhos, na impessoalidade nas relações sociais, no controle da natalidade e no enfraquecimento dos laços de parentesco.
10 = Classifique as questões sobre Conjugabilidade X Parentalidade. 
R = Dois sujeitos, com suas diferentes histórias de vida, se unem e estabelecem uma relação, uma conjugalidade. A criança é o elemento que inaugura a família e são os laços afetivos 
que organizam o grupo familiar. O casal conjugal funda-se nas relações sexuais e no afeto recíproco entre os cônjuges, enquanto o casal parental, responde pela necessidade de levar bem a criação de seus filhos.
11 = Como é o processo de Guarda Compartilhada?
R = Com a guarda compartilhada, pretende-se atenuar o impacto negativo da ruptura conjugal, mantendo ambos os pais envolvidos na criação dos filhos. Sua proposta é corresponsabilizar ambos os genitores em todas as decisões e nas atividades referentes aos filhos, de modo que possam participar em igualdade de condições. Isso não implica necessariamente em alternância de domicílios em determinados dias, semanas ou meses (Guarda Alternada). O que se compartilha é a guarda jurídica, seus deveres e direitos legais em relação à assistência
prestada aos filhos e não, necessariamente, à guarda física.
12 = Explique a Alienação Parental
R = O termo alienação parental foi utilizado em meados dos anos 1980 por Richard Gardner, indicando a existência de um distúrbio psíquico. Por este motivo, o autor denominou de Síndrome de Alienação Parental (SAP) o que seria um distúrbio infantil provocado em menores de idade expostos às disputas judiciais entre seus pais. A criança demonstraria uma intensa rejeição a um dos genitores (o genitor alienado) como resultado de manipulação psicológica realizada pelo outro genitor (o genitor alienador), sem que houvesse uma justificativa para isso.
13 = Comente sobre o Transtorno de Personalidade Antissocial.
R = O transtorno de personalidade antissocial, vulgarmente chamado de psicopatia ou sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito no DSM-IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduoafetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Na classificação internacional de doenças (CID), este transtorno é chamado de transtorno de personalidade dissocial. Na população em geral, as taxas dos transtornos de personalidade podem variar de 0,5% a 3%, subindo para 45-66% entre presidiários.
14 = Fale sobre Justiça Restaurativa e Justiça Retributiva.
R = A Justiça Restaurativa surgiu na Nova Zelândia, a partir de um movimento da comunidade local, em sua grande maioria descendentes de tribos aborígenes, especialmente Maoris.
A Justiça Restaurativa baseia-se num procedimento de consenso, em que a vítima e o infrator, e, quando apropriado, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo crime, como sujeitos centrais, participam coletiva e ativamente na construção de soluções para a restauração dos traumas e perdas causados pelo crime.
Na Justiça Restaurativa temos um processo estritamente voluntário, relativamente informal, intervindo um ou mais mediadores ou facilitadores, na forma de procedimentos tais como mediação vítima-infrator, reuniões coletivas abertas à participação de pessoas da família e da comunidade. Enquanto que na Justiça Retributiva:  Temos os seguintes elementos: a) o crime é ato contra a sociedade, representada pelo Estado; b) o interesse na punição é público; c) a responsabilidade do agente é individual; d) há o uso estritamente dogmático do Direito Penal; e) utiliza-se de procedimentos formais e rígidos; f) predomina a indisponibilidade da ação penal; g) a concentração do foco punitivo volta-se ao infrator; h)há o predomínio de penas privativas de liberdade; i) existem penas cruéis e humilhantes; j)consagra-se a pouca assistência à vítima; l) a comunicação do infrator é feita somente pelo advogado.”
15 = Relate pratica do psicólogo na área Cível e de Família.
R = o Psicólogo jurídico atua na área cível nos casos de interdição, sucessões e indenizações, entre outras ocorrências cíveis. No entanto, é na área do Direito de Família que vamos encontrar maior expressão na atuação do psicólogo. Em geral, o psicólogo na área do Direito de Família trabalha assessorando o juiz, principalmente, nos casos de guarda e regulamentação de convivência nas separações que ocorrem de forma litigiosa. A separação implica no fim da conjugalidade (como já vimos no Capítulo 3), mas não da parentalidade. Nas separações e divórcios não consensuais, em geral, podemos observar uma longa “batalha” por direitos que cada uma das partes supõe ter ou luta para manter, usando a Justiça para dar uma solução aos conflitos emocionais originários desta relação.

Outros materiais