Buscar

AV2 PSICO HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2 PSICOLOGIA HOSPITALAR – 01/06/2016
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 200701349516)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente muitas pessoas chegam às unidades de saúde e aos pronto-atendimentos dos hospitais queixando-se de dores e sintomas que não se encaixam nas doenças tratadas e medicadas pela medicina tradicional, em função de se tratar de uma doença psicossomática. Conceitue o termo.
		
	
Resposta: São como os fatores psíquicos afetam as condições físicas gerando sintomas que, após exames, não têm uma causa física.
	
Gabarito: Ciência que estuda como o fato corporal está integrado no fato psíquico, que, por sua vez, está integrado no fato relacional ambiental. Seu objeto de estudo é considerado como os mecanismos de interação entre as dimensões mental e corporal da pessoa. A somatização, que faz parte do processo da psicossomática, pode ser entendida como aquela que experimenta e comunica distúrbios e sintomas não explicados pelos achados patológicos, atribuindo-os a doenças físicas e procurando ajuda médica para eles. Ela explica, geralmente, o estresse psicossocial, acarretado por situações de vida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200702019269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Reforma Psiquiátrica possibilitou uma grande discussão sobre a compreensão e o tratamento da loucura. Se fez necessário uma mudança de postura, levando os profissionais a pensar em ações que favoreçam a inclusão social. Considerando esse cenário, discuta o papel do serviço de psicologia no hospital psiquiátrico.
		
	
Resposta: Ela deve realizar a integração gradual do paciente à comunidade, através do desenvolvimento psicossocial. Essa integração deverá ser realizada aos poucos e dentro das limitações de cada paciente, com o objetivo de incluí-lo na sociedade. Uma conscientização junto aos familiares sobre o tratamento e a essa inclusão se faz necessária, uma vez que, a família também é responsável pois precisa estar informada e envolvida nesse processo.
	
Gabarito: O Serviço de psicologia deve se configurar como um lugar de possibilidades tanto para o paciente, quanto para sua família. Esses espaços deve dar ênfase a ampliação do diálogo do paciente consigo mesmo e com o mundo no qual está inserido. Procura-se desta forma, desenvolver uma compreensão melhor de seu espaço no mundo e uma maneira mais criativa de conviver com ele. Esses objetivos podem ser alcançados através da criação de grupos psicoterapêuticos, atendimentos individuais e plantões psicológicos..
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200701319034)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere as funções comumente atribuídas ao psicólogo no contexto hospitalar:
I - realizar acompanhamento aos pacientes que apresentem alterações psíquicas/emocionais em decorrência do longo tempo de hospitalização
II - fazer notificações de óbito aos familiares
III - fazer atendimento psicológico aos funcionários da unidade de saúde
Podemos afirmar que:
		
	
	nenhuma dessas funções é compatível com os papéis que o psicólogo deve executar no contexto hospitalar.
	 
	estão corretas apenas as afirmativas I e III,
	
	apenas a afirmativas II está correta,
	 
	apenas a afirmativas I está correta,
	
	todas estas afirmativas são coerentes com o papel do psicólogo hospitalar,
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200701319173)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS)
		
	
	Elaborar as propagandas de saúde das esferas municipais, estaduais e federais no que tange à área da saúde
	
	Trata-se de uma lei de caráter "opcional", uma vez que cada Estado da federação e seus respectivos municípiospodem fazer a opçãode aderir aos seus princípios gerais, ampliando assim a democratização do acesso
	
	Promover a ampliação da rede hospitalar em pelo menos um hospital público ao ano por Estado, duplicando a rede hospitalar até 2010
	
	Fiscalizar os processos previdenciários dos pacientes incapacitados e sem referência familiar
	 
	Promover a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação de saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200701349513)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paula é psicóloga no setor de oncologia de um hospital no interior do RJ. Em seus atendimentos ela busca: criar um vínculo com o paciente, manter a escuta focada nas queixas do paciente, escutar profundamente todo o conteúdo trazido, estar atenta aos dados objetivos e subjetivos, não desprezar os detalhes, não julgar o paciente quanto aos conteúdos narrados, estar empenhada em ajudar, comunicar-se adequadamente com o paciente de forma que ele compreenda o que é relevante sobre seu estado de saúde. De acordo com os estudos acerca da psicossomática no contexto da saúde, é correto afirmar que:
		
	
	Paula está buscando desenvolver um trabalho de valorização do RH, estando atenta aos conteúdos que valorizam apenas queixa indireta.
	
	Paula está buscando desenvolver um trabalho de valorização do ato médico, estando atenta aos conteúdos que valorizam apenas a queixa indireta.
	
	Paula está buscando desenvolver um trabalho de valorização do seu trabalho, estando atenta aos conteúdos que remetem apenas à queixa direta.
	
	Paula está buscando desenvolver um trabalho de desvalorização do hospital, estando atenta aos conteúdos que remetem apenas à queixa direta.
	 
	Paula está buscando desenvolver um trabalho de valorização de cada paciente, estando atenta aos conteúdos que vão além da queixa direta.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200701367070)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Basaglia a loucura é na verdade uma resposta do indivíduo ao sistema em que ele vive, na verdade, não só ao sistema, mas toda a sua realidade em um dado momento. A função do hospital psiquiátrico acaba sendo a de:
		
	
	se pensar em uma ação terapêutica excludente, surgindo a partir de várias experiências que foram implantadas por diversos profissionais em diferentes contextos.
	 
	receber aqueles que não conseguiram se adaptar a sociedade em que vive e o tratamento, o ato terapêutico tem como objetivo amenizar as reações dos excluídos em relação aos excludentes.
	
	excluir todos àqueles que são considerados fora do contexto da razão.
	
	a abertura de um espaço para que a loucura se manifestasse e como é considerada um erro, com esta manifestação neste espaço pretende-se corrigir este erro e não excluir este sujeito do convívio social.
	
	enaltecer as reações dos excluídos em relação aos excludentes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200701367080)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nosso conceito de saúde sofreu grandes transformações ao longo de nossa história e, inicialmente a ideia de saúde e doença sofreu muita influência da Grécia Antiga. Como esses conceitos eram vistos pelos gregos na Grécia Antiga?
		
	
	a doença é causada por fenômenos naturais.
	
	a saúde é um bem estar biopsicossocial.
	
	a doença é causada por condutas judiciosas de vida.
	 
	a saúde e a doença estão relacionadas aos desígnos espirituais.
	
	a doença tem causas que podem ter comprovação científica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200701367089)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No atendimento pós-óbito, uma realidade frequente nestes hospitais, foca-se a questão do luto e seus desdobramentos emocionais. Segundo Bowlby (1985 apud Angerami-Camon, 2011, p.91) as quatro fases do luto são:
 
I- Fase de choque que tem a duração de algumas horas ou semanas e pode vir acompanhada de manifestações de desespero e raiva.
II- Fase do desejo e busca da pessoa perdida, com duração de meses ou anos.
III- Fase de desorganização e desespero
IV- Fase de algum tipo de organização emocional.
		
	
	estão corretas somente as afirmativas I , III e IV
	
	estão corretas somente as afirmativasI , II e III
	
	estão corretas somente as afirmativas I , II e IV
	
	estão corretas somente as afirmativas I e II
	 
	estão corretas as afirmativas I, II, III e IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200701367091)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentro de uma UTI-adulto qual profissional é solicitado pelo médico e seu trabalho é focado na maior parte das vezes para o sistema respiratório do paciente com o intuito de auxiliá-lo no tratamento e recuperação?
		
	
	Enfermeiro
	
	Psicólogo
	
	Nutricionista
	 
	Fisioterapeuta
	
	Médico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200701367103)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em que momento histórico os pais passaram a ter oportunidade de cuidar de seus filhos sem risco de saúde?
		
	 
	Nos últimos 15-20 anos.
	
	Esse contato nunca envolveu risco na saúde dos bebês.
	
	Por volta de 1900.
	
	No período da Primeira Guerra Mundial.
	 
	No período da Segunda Guerra Mundial.

Outros materiais