Buscar

AV2 DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402595909)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	(Trechos do texto: A natureza da culpa.). "O mais preocupante é o despreparo de nosso país em lidar com situações que se repetem todos os anos - ainda mais com o agravamento dos eventos climáticos extremos, anunciados há bastante tempo. Uma enchente súbita pode ser um fenômeno natural, mas os prejuízos repetidos denunciam o descaso e a falta de planejamento". "A crise de valores, base da desconexão com a natureza, é a mesma que nos empurra para o abismo da corrupção"? "Resta a esperança de que a indignação de amplas parcelas do povo seja a energia necessária para mudar o rumo dos acontecimentos."
Os fragmentos deste texto estão associados aos conteúdos iniciais de nossa disciplina: Noções introdutórias sobre a questão ambiental em que analisamos os seguintes tópicos: A gravidade da questão ambiental, Aspectos jus-filosóficos da questão ambiental, Ética ambiental, Homem, direito e natureza, A crise ambiental: problemas ambientais, Principais problemas ambientais da atualidade, Conflitos socioambientais.                                                                                                        
Diante do texto acima e dos conteúdos trabalhados em nossa aula 1, RESPONDA: qual a importância da ética ambiental em razão da crise ambiental estabelecida em nosso país e em todo o planeta?
		
	
Resposta: quando a ele cita as enchentes entendo que o descaso, fica por conta de quantas vezes sofremos com enchentes os governantes e a população sabem oque tem queser feito e não fazem.Sabemos que devemos ter um porcentagem de area sem conbertura no solo para escorrer filtrar a agua de chuva,oque fazemos asfaltamos e calçamostoda a rua, sabemos tambemn que nao devemos jogar lixo nos rios e bueiros e fazemos absolutamente o contrario,a ganancia em enriquecer leva os grandes empresasrios em emitir co2 sem controle visando o lucro a produção, os conflintos sempre seram dinheiro ou vida adequadamente equilibrida num lugar onde produzimos somente o necessario para a sobrevivencia.
	
Gabarito: Gabarito: pontos principais a serem abordados: ética ambiental - a responsabilidade e o dever do homem com a natureza e com a vida. Aspectos gerais de compreensão da crise ambiental, como os exemplos demonstrados no texto e outros abordados nas aulas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402426061)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação às sanções penais cominadas a pessoas que tenham causado algum dano ambiental, existem penas restritivas de direitos. Cite três exemplos de penas restritivas de direitos que podem ser aplicadas nesse contexto.
		
	
Resposta: quando o crime ocorre em periodo de defeso,quando o poluidor assume o risco em poluir nascentes.
	
Gabarito: Elas podem ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403063849)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o tema Fontes do Direito Formal é CORRETO afirmar que:
		
	
	são aquelas provenientes da doutrina nacional.
	
	são aquelas provenientes de manifestação popular coletiva.
	
	são aquelas provenientes das descobertas científicas.
	 
	são aquelas decorrentes do ordenamento jurídico nacional, como por exemplo as leis infraconstitucionais.
	
	são aquelas provenientes de manifestação popular individual.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402974470)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça) A PNMA foi estabelecida em 1981 mediante a edição da Lei nº 6.938/81, que criou o Sisnama. O objetivo dessa lei é o estabelecimento de padrões que tornem possível o desenvolvimento sustentável, por meio de mecanismos e instrumentos para maior proteção do ambiente. A respeito desse assunto e considerando o disposto na lei, assinale a opção correta.
		
	
	O Sisnama possui dois órgãos superiores e cinco órgãos locais.
	 
	É objetivo da PNMA a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	Poluição e poluidor são conceitos doutrinários não definidos na lei da PNMA.
	
	Órgãos municipais estão impedidos de elaborar normas ambientais.
	
	O Sisnama congrega os órgãos e as instituições ambientais da União, dos Estados e dos Municípios; o DF não compõe esse sistema.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402502313)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Estudo de Impacto Ambiental - EIA, é um dos instrumentos mais importante na implementação da Política Nacional do Meio Ambiente. Considerando suas principais características, aponte a alternativa CORRETA:
		
	 
	o EIA e o RIMA possuem sua estrutura mínima que deve ser rigorosamente obedecida sob pena de não serem aprovados e por consequência disto haverá a possibilidade da obra não ser licenciada
	
	pela sua estrutura e forma, possibilita a verificação do dano no que tange às alternativas de imputação civil, administrativa e penal
	
	é o estudo que deverá verificar o dano existente e apontá-lo de forma a possibilitar o processo indenizatório
	
	determina a verificação da atuação culposa do agente, sendo importante instrumento na imputação da responsabilidade
	
	o EIA e o RIMA não são exigidos para obras de grande porte de interesse relevante para a União
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402974476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2013 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) A respeito de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados, assinale a opção correta à luz da Lei nº 11.105/2005.
		
	
	Para fins de pesquisa e terapia, é proibida a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro.
	 
	As entidades financiadoras ou patrocinadoras das atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados devem exigir a apresentação do certificado de qualidade em biossegurança, sob pena de se tornarem corresponsáveis pelos eventuais efeitos decorrentes da atividade.
	
	É permitido o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologia genéticas de restrição de uso.
	
	A realização de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados depende de autorização expedida por órgão estadual competente em matéria ambiental.
	
	As atividades relacionadas à pesquisa científica podem ser desenvolvidas por pessoas físicas, desde que estas mantenham vínculo empregatício, ou de qualquer outra natureza, com pessoas jurídicas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403108171)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Direito Ambiental contém normas que visam proteger o trabalhador da degradação e da poluição no local onde exerce suas atividades laborais e objetivam: I- fiscalizar e controlar a insalubridade e o perigo; II -fornecer o necessário material de proteção para a atividade laboral; III-investir em segurança e treinamento dos trabalhadores; IV- efetivar o direito ao meio ambiente do trabalho saudável, limpo e seguro. Marque a resposta Correta:
		
	 
	Todas estão corretas
	 
	I, II e III estão corretas
	
	I, III e IV estão corretas
	
	II, III e IV estão corretas
	
	III e IV estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402933229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O dano ao meio ambiente apresenta certas especificidades em relação aos demais danos que não são considerados ambientais. São especificidades do dano ambiental:
		
	 
	As lesões ambiental são, via de regra, irreversíveis, podendo ter seus efeitos expandidos para além da delimitação territorial de um Estado. A limitação de sua extensão e a quantificação do quantum reparatório é uma tarefa complexa e difícil, justamente em função do caráter difuso, transfronteiriço e irreversível dos danosambientais.
	
	As lesões ambiental são sempre irreversíveis, podendo ter seus efeitos expandidos para além da delimitação territorial de um Estado. A limitação de sua extensão pode sempre ser feita pois é fácil de quantificar e qualificar.
	
	Não há que se falar em lesão ambiental pois o dano ambiental quando é causado pode ser sempre reparado.
	
	As lesões ambiental são reversíveis, podendo ter seus efeitos expandidos para além da delimitação territorial de um Município. A limitação de sua extensão e a quantificação do quantum reparatório é uma fácil face ao seu caráter difuso.
	
	As lesões ambiental são sempre reversíveis, porém a limitação de sua extensão é uma tarefa difícil justamente em função do caráter difuso, transfronteiriço e irreversível dos danos ambientais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403103246)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É crime de tráfico de animais, nos termos da Lei 9.605/98:
		
	
	quem guarda ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	 
	quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	
	quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou com a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	
	quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	
	quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402979413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA sobre a ferramenta processual, utilizada pelo Ministério Público, Defensoria Pública, União, Estados, Distrito Federal, Municípios, autarquia, empresa pública, fundação, sociedade de economia mista ou associação, mais adequada e a mais utilizada para apuração da responsabilidade civil ambiental.
		
	 
	A ação civil pública ambiental
	
	A ação popular ambiental
	
	O mandado ambiental coletivo
	
	Ação direta de inconstitucionalidade ou ato normativo ambiental.
	
	O mandado de injunção ambiental

Outros materiais