Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE HISTÓLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE HISTÓLOGIA
FALE SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS SEGUINTES ESTRUTURAS:LINHA PRIMITIVA, NOTOCORDA E TUBO NEURAL.
R=linha primitiva,ela da origem a células mesenquimais que migram ventralmente, lateralmente e cranialmente entre o epiblasto e o hipoblasto.
Notocorda,estrutura fibrosa e flexivel que fornece certa sustentação, não deixa o embrião se dobrar.
Tubo neural,primordio do sistema nervoso central.
DEFINA: GASTRULAÇÃO, E NEURULAÇÃO.
Formação das camadas germinativas, processo pelo o qual o disco embrionário bilaminar é convertido em disco embriónario trilaminar.(inicio da morfogênese)
Neurulação;é a formação do tubo neural.
COMO ACONTECE O DESENVOLVIMENTO INICIAL SO SISTEMA CARDIVASCULAR?
 inicio da 3 semana começa a angiogênese no mesoderm extra-embrionario do saco vitelino, do pedículo do embrião e do córion. A formação dos vasos sanguíneos inicia-se com a agregação dos angioblastos_ ilhotas sanguíneas. Pequenas cavidades vão se formando dentro das ilhotas, os angioblastos se achatam e originam o endotélio primitivo. O coração e os grandes vasos prôvem de céulas mesenquimasis da área cardiogênica.
ELABORE UM PEQUENO RESUMO SOBRE O PERIODO DA ORGANOGÊNESE.
O periodo de organogênese ocorre da quarta à oitava semana,o funcionamento da maioria dos principais sistemas de órgãos é minimo, com exceção do sistema cardiovascular. No termino desse periodo, o embrião terá aspecto humano.
EM RELAÇÃO AS CARACTÉRISTICAS GERAIS DO TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO DEFINA: MEMBRANA BASAL, DESMOSSOMOS, ZONULA DE ADESÃO, JUNÇÃO COMUNICANTE, ZONULA DE OCUSÃO, CILIOS, MICROVILOS E ESTERIOCILIOS.
Membrana basal; é formada basicamente por colageno tipo IV, laminas e proteoglicanas, que são produzidas em parte pelas própias células epiteliais e em parte pelas células do tecido conjutivo, especificamente células denominadas fibroblastos. A sua nutrição depende de difusão de oxigênio e de metabólitos a partir dos tecidos subjacentes.
Desmossomos:é uma junção celular constituida por duas partes, uma delas na membrana de uma das células e a outra, na membrana da célula vizinha. De ambas as placas partem filamentos constituidos por outras próteinas especiais, que atravessam as membranas plasmaticas e atingem espaços entre as células onde se associam.
Zonula de ocluso; mantém as celulas vizinhas tão encostadas que impede a passagem de moléculas entre elas. Assim as substancias eventualmente presentes em uma cavidade revestida por tecido epitelial não podem penetrar no corpo, a não ser atravessando diretamente as células.
Zonula de adesão; é um dispositivo de adesão lateral que ocorre em uma faixa continua ou configuração semelhante a um cinto ao redor da célula, contribuíndo para a aderência entre células vizinhas. 
Junção comunicante; ou junções (GAP), são mediadores de passagem tanto de sinais eletricos quanto químicos entre as células em interação, uma vez que possibilitam a passagem de íons orgânicos e pequenas moleculas sóluveis em água atraves de canais formados por próteinas. Esse tipo de junção pode ser encontrado em qualquer região da membrana lateral das células do epitelio, sendo ainda encontrado em praticamente todos os mamiferos, excto no musculo esqueletico e células sanguíneas.
Cilios;dão movimento.
Microvilos, e esteriocilios; as especializações apicais têm por objetivo o aumento da superficie de contato.
COMO OCORRE A NUTRIÇÃO DAS CÉLULAS EPITELIAIS VISTO QUE OS EPITELIOS SÃO AVASCULARIZADOS.
As células estão sempre apoiadas sobre o tecido conjuntivo no qual existem vasos sanguíneios e línfaticos que fornecem oxigênio nutrientes e outras móleculas ao epitélio e recolhem o gás carbonico, liquidos e secreções
CLASSIFIQUE OS EPITELIOS QUANTO AOS SEGMENTOS CRITERIOS FORMA DAS CELULAS E NUMERO DE CAMADAS DE CELULAS
Simples, Uniestratificado ou Monoestratificado: possui apenas uma camada de células. O tecido epitelial de revestimento simples pode ser dividido em : Epitelio simples pavimentoso; reveste a cCápsula de Bowman, localizada no rim, e os vasos. Epitelio simples cúbico: é encontrado na parede dos folículos da tireóide, como tambem nos túbulos contorcidos do rim. Epitelio simples cilíndrico: encontrado em grande parte no aparelho digestivo, revestindo o estômago, intestino delgado e intestino grosso, como também reveste outros órgãos como a vesicula biliar.
Estratificado ou pluriestratificado: neste tecido existem duas ou mais camadas de células, sendo que algumas estão fixas a membrana basal e as outras estão sobrepostas umas ás outras, formando vários exratos. O epitelio de revestimento pode se subdividir em : Epitelio pavimentoso estratificado: neste tecido existe uma camada superficial de queratina, como é o caso da pele. Epitelio cúbico estratificado; possui células epitelias com formato cúbico em diversas camadas. Epitelio estratificado de transição: este tipo de epitelio caracteriza-se por ter as células mais superficiais com formatos diversificados. É encontrado na bexiga e no ureter. Pseudo-estratificado: as células presentes neste tipo de tecido parecem dispo-se em camadas, dando a falsa impressão de se tratar de um tecido estratificado. No entanto é constítuido por somente uma camada de células que se prendem à membrana basal, pórem com tamanhos diferenciados. Este tipo de epitélio é encontrado na traquéia, fossas nasais e brônquios, e as células possuem cílios bem desenvolvidos, que tem a função de remoção de partículas estranhas oriundas do ar. Em indivíduos fumantes estes cílios perdem sua capacidade de funcionar corretamente.
CARACTERIZE MORFOLOGICAMENTE AS CELULAS DO CONJUTIVO: FIBROBLASTO, MACROFAGOS, PLASMOCITOS, MASTOCITOS.
Fibroblastos; é a célula mais abundante no tecido conjutivo. É a principal célula formadora das fibras e da substancia amorfa. Geralmente apresenta-se alongada e com algumas expansões citoplasmáticas, que se estendem para fora da célula. O citoplasma é basófilo devido á intensa atividade de síntese próteica desta célula.
Mastócito; são células globulosas, com citoplasma repleto de grânulos basófilos contendo diversas substâncias que atuam no desencadeamento do processo inflamatório. Os mastócitos, em pessoas alérgicas, podem conter IGEs (anticorpos) para vários antíginos que já tenham entrado em contato com o organismo. Quando um antígeno entra em contato com o organismo pela primeira vez, os plasmócitos podem produzir um IGE espécifico contra aquela substancia.
Macrófago:é uma célula originada dos monócitos que são células do sangue. Sua principal função está relacionada à fagocitose e pinocitose de elementos estranhos no organismo e de células mortas. Possui morfologia muito variada, podendo se fixo, chamado de histócito ou móvel, movendo-se por emissão de pseudópodos.
Plasmócitos:um plasmócitos é uma célula agranulócita com aspecto ovóide. São pouco numerosas no tecido conjutivo normal, mas abundante em locais sujeitos à penetração de bactérias ( como o intestino e a pele) e nos locais onde existe inflamação crónica. Estas células têm a capacidade de produzir anticorpos contra substâncias e organismos estranhos que casualmente invadem o tecido conjutivo.
FALE SOBRE OS 3TIPOS DE CÉLULAS DO TECIDO OSSEO.
Osteócitos: ficam localizados em cavidade na matriz óssea, chamadas de lacunas, sendo que cada uma abriga apenas um osteócito. Por entre os canalículos estas células se comunicam e trocam moléculas e íons pelas junções GAP(junções celulares). Possuem um formato achatado, semelhantes a amêndoas, possuem certa quantidade de RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO, COMPLEXO DE GOLGI pequeno e núcleo com CROMÁTINA condensada.
Osteoblasto: estas células produzem a parte orgânica da matriz óssea. Possuem envolver a capacidade de armazenar fosfato de cálcio, participando na mineralização da matriz. 
Osteoclasto: são células gigantes, móveis, muito ramificadas, contendo inúmeros núcleos com citoplasma granuloso, certas vezes com VACÚLOS, pouco basófilos nas células jovens e acidófilos nas células mais velhas.CLASSIFIQUE O TECIDO MUSCULAR E FALE SOBRE CADA TIPO
Estriado esqueletico: contração forte, rápida, descontínua e voluntária. É formado por feixe de células cilindricas, longas e multinucleadas. Apresenta estriações transversais. Tem contrações voluntarias. Possui nucleo periferico. Possui carcômero, que é a unidade morfofuncional que forma as miofibrilas.
Estriado cárdiaco: contração forte, rápida contínua e involuntária. Apresenta estrias transvérsais. É formado por células alongadas e ramificadas. Apresenta discos intercalares. Tem contração involuntaria e ritmica. Apresenta um ou mais núcleos centrais.
Liso: contração fraca, lenta e invóluntaria. É formado por algomerados de células fusiformes. Não possuem estrias transversais. Tem contração involuntaria. Apresenta junções comunicantes. Possui núcleo central.
SOBRE O MUSCÚLO ESQUELETICO DEFINA:EPIMISIO, PERENISIO, ENDOMISIO, SARCOMERO, RETICULO SACORPLASMATICO.
epimísio:é uma camada de tecido conjutivo que envolve todo o muscúlo. Sendo que a ordem de envolvimento de fora para dentro segue-se assim: epimísio-perimísio, e endomísio. 
Endomísio: é uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares.
Perimísio: é uma bainha de tecido conjutivo, que agrupa conjuntos de dez a cem fibras musculares individuais em fasciculos. O perimísio é uma membrana fibro-eslástica formada de elastina e colageno que tem a função de envolver o ventre muscular para proteger e manter as fibras e fasciculos organizados para potencializar a ação muscular.
Sarcômero: é a unidade anatômica e funcional do muscúlo estriado. É delimitada por duas linhas com uma área Z A(anisotrópia) e dois semizonas I (isotrópico).
Retículo sarcoplasmático: é o retículo endoplasmático das células musculares. É especializado no armazenamento de ions calcio, e quando libera esse cálcio para o citoplasma dá-se a contração muscular ( deslizamento da actina sobre a miosina) . o retículo sarcoplásmatico encontr-se disposto em formato de redes a circundar um grupo de miofilamentos.

Outros materiais