Buscar

a importância dofluido nos sistemas hidráulicos e pneumáticos industriais.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES DE OLIVEIRA
As propriedades dos fluidos e sua relevância nos sistemas hidráulicos e 
pneumáticos industriais. 
TERESINA
2016
BRENO NORMANDO 
CARLOS AUGUSTO 
FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES DE OLIVEIRA
MÁRCIO VASCONCELOS
As propriedades dos fluidos e sua relevância nos sistemas hidráulicos e 
pneumáticos industriais.
Relatório Referente à atividade discente,
Curso de Engenharia de Produção
Apresentada à disciplina de
Fenômenos de transportes.
PROFESSORA: BÁRBARA CRISTINA.
TERESINA
2016
As propriedades dos fluidos e sua relevância nos sistemas hidráulicos e 
pneumáticos industriais.
 Sistema hidráulico: é um conjunto de elementos físicos associados que, utilizando um fluido com meio de transferência de energia, permite a transmissão e controle de forças e movimentos. Um sistema hidráulico é, portanto, o meio através do qual uma forma de energia de entrada é convertida e condicionada, de modo a ter como saída energia mecânica útil.
Hidráulica: são circuitos compostos de óleo que aguentam forças muito maiores que a pneumática. A diferença entre pneumática e hidráulica é que em hidráulica usa-se óleo e na pneumática usa-se ar comprimido.
Sistemas hidráulicos: movimentos uniformes velocidades variadas com elevação de grandes cargas.
Fluidos hidráulicos transmitem energia e pressão, assumem a lubrificação de partes móveis das instalações e proteger as peças metálicas contra a corrosão. Eliminar o calor gerado pelo atrito de óleo na instalação hidráulica, arrastar as partículas metálicas resultantes da abrasão entre as partes móveis dos elementos hidráulicos e depositados em um filtro apropriado. 
Os líquidos tem diversas propriedades que devem ser observadas durante sua aplicação como fluidos hidráulicos. A água possui viscosidade muito baixa não oferece nenhuma proteção contra corrosão e apresenta pouca propriedade lubrificante por isso normalmente não é usada como fluido nas instalações hidráulicas, em geral encontramos óleos minerais e sintéticos, são óleos de baixa viscosidade, o óleo de alta viscosidade é um óleo grosso, aditivos podem mudar as propriedades físicas de óleos hidráulicos, tornando-os adaptáveis as mais variadas condições de utilização, a propósito os óleos hidráulicos diferentemente do ar são pouco compressíveis 0,7% do volume aproximadamente este é mais um motivo para obter grande precisão nos movimentos realizados por equipamentos hidráulicos.
Lei de pascal
A força que atua em um ponto no sistema hidráulico pode ser aproveitada em outro ponto, uma vez que a pressão se propaga de maneira regular, o valor da vazão é decisivo para o trabalho nas instalações hidráulicas. Vazão Q=V/T
Caso 1cima: vazão 2l/m volume no lado o êmbulo do cilindro seja 160cm³, demoraria aproximadamente 5 segundos para preencher o interior do cilindro com fluido hidráulico e o êmbulo concluir o percurso.
Tendo uma vazão de 4l/m. velocidade dobrada então a quantidade de vazão influencia diretamente na velocidade e no trabalho dos acionamentos hidráulicos.
Relação de transmissão da força e do curso
Já vimos que devido a propagação da pressão dentro de um sistema hidráulico de bico fechado podemos transmitir uma fora de no caso duas áreas de atuação iguais, isto é com diâmetros iguais de ambulo a força ativa a esquerda é igual a da direita, porém sendo a relação das áreas 1/3 precisamos triplicar a carga do lado direito, para equilibrar o sistema. Portanto no sistema hidráulico a força pode ser dividida ou multiplicada, o mesmo conceito aplica-se para o curso, temos o mesmo cilindro para as mesmas áreas de êmbulos, descendo o êmbulo esquerdo até o fim do curso, o êmbulo direito sobe pelo mesmo valor. Tendo o êmbulo direito uma área 3 vezes maior que o esquerdo este ultimo percorrerá apenas um terço do percurso corrido pelo cilindro esquerdo, desta forma podem ser movidas grandes massas com esforço relativamente pequeno, como no caso de um macaco hidráulico, em um lado força pequena e curso grande do outro carga grande e curso pequeno.
Macaco hidráulico Sistema de comando e controle
 
Relação de transmissão da pressão 
 A pressão também pode ser multiplicada em sistemas hidráulicos, nosso exemplo mostra uma pressão de 50 bar exercida sobre o lado esquerdo do cilindro, isto resulta em uma força que naturalmente também atua no lado direito porém só temos a metade do êmbulo o que resultará em aproximadamente o dobro da pressão na câmara direita isto é 90bar.
Na prática a relação de transmissão da pressão somente é aplicada se necessitar de pressões altas em pontos isolados, por exemplo este cilindro, desta forma os altos custos de instalação podem ser eliminados.
Composição do sistema hidráulico
 
O sistema hidráulico recebe sua energia de uma fonte externa, no caso do macaco hidráulico a fonte é o homem, um motor elétrico como uma plataforma elevatória que a energia de um motor elétrico é transformado em energia hidráulica, através de uma bomba de engrenagem, o meio de transporte para essa energia é o óleo hidráulico, o elemento de trabalho para essa plataforma é um êmbulo de um cilindro hidráulico, para que tudo isso funcione o sistema necessita de um sistema de comando e controle que consiste de válvulas de diversas funções, grupo de acionamento, sistema de comando e controle e sistema de atuação válvula de segurança, reservatório de óleo. Energia mecânica é transformada em energia hidráulica, o fluido hidráulico é armazenado, a bomba de engrenagem suga o fluxo contínuo de óleo e joga para a câmara de seção e as paredes da bomba, os dentes entre si evitam que o óleo retorne a pressão é tão grande que ao pressionar o êmbulo como a engrenagem continua a jogar óleo, podem romper a tubulação e danificar bombas ou cilindro, para que isso não aconteça existe uma válvula limitadora de pressão que está ajustada a pressão máxima da bomba, esta se abre quando a pressão máxima for alcançada permitindo que o óleo volte ao reservatório, antes de sair do reservatório para o sistema o óleo passa por um filtro para tirar impurezas, os filtros também podem ser instalados nas tubulações. 
Fluido no sistema pneumático
No sistema pneumático o fluido é utilizado somente como lubrificante o elemento de força é o ar comprimido. 
O ar entra através de um motor elétrico, atraindo esse ar manda para o compressor que comprime e conduz para o reservatório até a pressão certa para o trabalho, a pressão mais usada é de 6 bar ou 6pa.Do reservatório é passado para um resfriamento, e do resfriamento para a linha de produção. Precisam manter vazão e pressão constantes, estar limpos e livres de qualquer impureza e não podem estar contaminados com água. Os compressores podem ser de pressão e de parafuso, devemos manter os filtros de sucção sempre limpos e válvula de segurança ok.
Tecnologia pneumática é o uso do ar comprimido como meio de energia para máquinas e equipamentos. 
O ar está disponível em qualquer lugar em qualquer quantidade. O ar comprimido como meio de energia não precisa ser trocado. O ar comprimido não emite nenhum poluente no caso de defeito na tubulação.
Referencia: https://www.youtube.com/watch?v=xT6W3xCsDoU
https://www.youtube.com/watch?v=FqsmLGKv8Ik
http://www.bosch.com.br/br/ferramentas_pneumaticas/produtos/downloads/75_perg_resp_pneumaticas.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais