Buscar

av2 imunologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201506625033)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Levando-se em consideração os diferentes tipos de resposta imune, é possível classificarmos em Imunidade Inata e Imunidade Adquirida. Como importantes exemplos de resposta inata temos as barreiras que podem ser físicas ou químicas, a inflamação, a fagocitose e as proteínas do Sistema Complemento. Cite três exemplos de barreiras que compõem nosso mecanismo de defesa, estabelecendo o mecanismo de ação de cada uma delas.
		
	
Resposta: IMUNIDADE INATA: NÃO POSSUI MEMÓRIA IMUNOLÓGICA. COMPONENTES: CELULAS DE DEFESAS,PELE,MUCOSAS,CÍLIOS IMUNIDADE ADQUIRIDA: MEMÓRIA IMUNOLÓGICA
	
Gabarito: Como exemplo de barreira física temos a pele, que é a maior barreira física presente no organismo, funcionando como uma capa protetora protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de microorganismos. Além disso, na pele ainda encontramos anexos como unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas, os quais auxiliam ainda mais no mecanismo de defesa inato. Como exemplo de barreiras químicas podemos citar a lágrima, que é constituída por lisozima que é uma importante enzima com ação bactericida e o suco gástrico que é constituído por ácido clorídrico, capaz de manter um pH extremamente ácido, bloqueando condições favoráveis a entrada de microorganismos através do sistema digestório.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506625001)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O transplante de tecidos para substituir órgãos doentes é, atualmente, uma importante terapia médica podendo estar representado pela ponte de safena; enxerto de pele e transplante de medula óssea. Por que a ponte de safena, enxerto de pele e transplante de medula óssea são considerados autoenxertos?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Os autoenxertos são os transplantes de órgãos e tecidos procedentes do próprio indivíduo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506508426)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São exemplos de elementos figurados do sangue que não fazem diapedese:
		
	
	Eosinófilos
	
	Linfócitos
	
	Neutrófilos
	
	Monócitos
	 
	Hemácias
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506375659)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as células listadas abaixo, qual é eficiente em ativar linfócitos T CD4+:
		
	
	Célula endotelial
	
	Hepatócito
	
	Fibroblasto
	 
	Célula dendrítica
	
	Linfócito T citotóxico
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506459045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São exemplos de fatores que contribuem para a imunogenicidade de uma determinada molécula:
		
	 
	Composição química, tamanho, forma física
	
	Volume, peso, densidade
	
	Composição química, quantidade de monossacarídeos, volume
	
	Quantidade de proteínas, peso, volume
	
	Densidade, forma física, quantidade de lipídeos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506456969)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A imunoterapia ativa mais empregada é a:
		
	
	farmacoterapia
	
	terapia gênica
	 
	soroterapia
	 
	vacina
	
	toxina
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506019868)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os linfócitos T e B durante o desenvolvimento encontram antígenos próprios e tais células realizam deleção clonal através de um processo conhecido como apoptose ou morte celular programada. Por exemplo, células T que se desenvolvem no timo inicialmente não expressam nem CD4 nem CD8. Tais células posteriormente adquirem ambos CD4 e CD8 e se chamam células duplo-positivas e expressam baixos níveis de αβ TCR. Tais células realizam seleção positiva após interagirem com moléculas de MHC classe I ou classe II expressadas no epitélio cortical. Durante este processo, células com baixa afinidade pelo MHC são selecionadas positivamente. As células não selecionadas são eliminadas pelo processo de deleção clonal que se baseia em:
		
	 
	apoptose
	
	anergia
	
	hipotrofia
	
	atrofia
	
	autotolerância
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506459453)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Chamamos de tolerância imunológica a incapacidade do sistema imunológico de reagir especificamente contra um determinado antígeno. Em condições normais os antígenos geram respostas imunes direcionadas para a sua eliminação ou minimização. Porém há uma classe que não gera ativação da resposta imune devido à tolerância imunológica, essa classe é o:
		
	
	Alergênico
	 
	Microorganismo
	
	Antigênico
	 
	Tolerógeno
	
	Imunógeno
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506457035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os complexos imunes podem também ser formados em algumas doenças autoimunes, como no lúpus eritematoso sistêmica, que promove a formação de complexos imunes que se deposição nas paredes dos vasos, nos glomérulos e nas articulações. Estas doenças estão associadas a hipersensibilidade tipo:
		
	 
	tipo III
	
	tipo II
	
	tipo tardia
	
	tipo I
	
	tipo IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506459403)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os linfócitos B são células efetoras da imunidade humoral contra as células tumorais por funcionarem como Células apresentadoras de antígenos ou por serem ativadas por linfocinas liberadas pelos linfócitos T CD4+. São exemplos de mecanismos de ação dos anticorpos contra as células tumorais:
		
	
	Exocitose
	
	Enxertos
	 
	Fixação do complemento
	
	Pinocitose
	
	Fagocitose

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais