Buscar

avaliação discursiva nota 96

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Psicolinguística
Prática Profissional: Linguística Aplicada
Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
	Data de início:
	30/05/2016 20:21
	Prazo máximo entrega:
	30/05/2016 21:36
	Data de entrega:
	30/05/2016 20:54
Questão 1/5
 
“A visão etnocêntrica faz com que o grupo do “eu” se perceba como melhor, o grupo que é natural, correto, superior, sendo o seu espaço apresentado como o espaço da cultura e da civilização em oposição ao ´outro` selvagem, bárbaro, atrasado, estigmatizado com toda a sorte de representações negativas.
 
BATISTA, JULIANA DE PAULA. Cultura e etnocentrismo: os direitos territoriais indígenas em uma perspectiva contra-hegemônica. 2010. P. 2-3.
 
 
Conforme explicitado no excerto, ao longo do século XIX, alguns pensadores sociais encaravam as diversidades étnico, sociais, econômica, a partir de uma idéia de estágios  de desenvolvimento dentro de uma escala evolutiva. Explique  como esta ideia se articula se articula com o etnocentrismo?
Nota: 20.0
	Segundo o livro-base: “Durante muito tempo os europeus pensaram que as suas sociedades estavam no patamar mais desenvolvido da escala evolutiva, enquanto as demais encontravam-se em estágios primitivos de civilização, já que não possuíam a mesma organização e costumes que o deles.” Pg 145.
Resposta:DURANTE MUITO TEMPO OS EUROPEUS PENSARAM QUE A SUA SOCIEDADE ESTAVAM NO PATAMAR MAIS DESENVOLVIDO DA ESCOLA EVOLUTIVA , ENQUANTO AS DEMAIS SE ENCONTRAVAM-SE EM ESTÁGIOS PRIMITIVOS DE EVOLUÇÃO, JÁ QUE NÃO POSSUÍAM A MESMA ORGANIZAÇÃO E COSTUMES QUE OS DELES. TINHAM UMA VISÃO SUPERIOR, SE ACHANDO MELHORES EM TODOS OS SETORES, SE ARTICULANDO UMA RELAÇÃO NEGATIVA AO OUTRO. 
Questão 2/5
“Em termos sociológicos, diz-se que a desigualdade é social na medida em que essa diferenciação é produto da interação entre sujeitos sociais; nesse sentido, tanto o acesso diferenciado às oportunidades como à riqueza econômica se realiza dentro de um sistema de relações de sentido e poder que geram distinção, estigma, vulnerabilidade, exclusão, tanto no nível individual como no nível coletivo. .”
 
Fonte: http://www.gestrado.org/?pg=dicionario-verbetes&id=127
 
Com base no excerto acima e no conteúdo estudado no livro base mencione um exemplo de desigualdade social justificando a escolha do mesmo.
Nota: 20.0
	a resposta correta deve abarcar as ideias de hierarquia, vantagens e/ou privilégios na distribuição de bens socialmente valorizados. Pode-se ainda apontar a desigualdade como um fenômeno social, onipresente, de diferentes configurações e que afeta a vida das pessoas e dos grupos sociais. E, por fim, exemplificar mostrando um exemplo: distinção salarial entre homens e mulheres na mesma função; disparidade entre o número de afrodescendentes e brancos no ensino superior; diferenças de acesso à educação entre a população mais pobre e a mais rica e daí por diante.  No livro-base ver pgs 14 e 15.
Resposta:A DESIGUALDADE É UM FENÔMENO SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL EXTERIOR AO INDIVIDUO, NÃO É DETERMINADO POR CONDIÇÕES NATURAIS, HERANÇAS GENÉTICAS OU CAUSAS BIOLÓGICAS, SENDO ASSIM É SABIDO QUE NINGUÉM NASCE IGUAL, MAS COM GRANDE FREQUÊNCIA A PESSOA NASCE COM CONDIÇÕES DESIGUAIS, EXISTEM HIERARQUIAS ENTRE AS PESSOAS, UM SUJEITO QUE EXERCE UMA POSIÇÃO SUPERIOR TEM VANTAGENS SOB AQUELES QUE TEM UMA POSIÇÃO INFERIOR. UMA DISTINÇÃO SALARIAL ENTRE HOMEM E MULHER NA MESMA FUNÇÃO, DIFERENCIAÇÃO NO ACESSO A EDUCAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO MAIS POBRE E A POPULAÇÃO QUE POSSUI UM PODER AQUISITIVO MAIOR. A DESIGUALDADE É UMA CRIAÇÃO HUMANA. 
Questão 3/5
Leia o seguinte fragmento de texto:
 
“Mikhail Bakhtin (1895-1975) apresentou uma nova concepção de linguagem, a enunciativo-discursiva, que considera o discurso uma prática social e uma forma de interação - tese que vigora até hoje. A relação interpessoal, o contexto de produção dos textos, as diferentes situações de comunicação, os gêneros, a interpretação e a intenção de quem o produz passaram a ser peças-chave”.
 
REVISTA Escola. Concepções de linguagem alteram o que e como ensinar. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/concepcoes-de-linguagem.shtml. Acesso em 05/05/2016.
 
De acordo com o fragmento de texto citado e o texto-base da aula 3 desta disciplina, o que se pressupõe a partir da visão da linguagem como interação? E, em conexão a esse pressuposto, por que a linguagem tem papel fundamental na educação?
Nota: 20.0
	Espera-se uma resposta próxima a: “A linguagem como interação pressupõe a construção de sentidos entre indivíduos que agem, pensam e se relacionam através da linguagem. Sendo assim, a linguagem – verbal ou não verbal - tem papel fundamental na educação, pois permite a construção de significados múltiplos para um conceito” (artigo-base aula 3, p. 49).
 
Resposta:SEM LINGUAGEM PODE- SE DIZER QUE O HOMEM NÃO É HUMANO, A LINGUAGEM É UMA FORMA DE INTERAÇÃO, DESSA FORMA, ELA É UMA PRATICA SOCIAL. A LINGUAGEM É UM CÓDIGO.
Questão 4/5
“(...) sendo a desigualdade o fato justificador da política social burguesa e a igualdade o seu parâmetro idealizado, nenhuma teoria poderia fornecer maiores subsídios à crítica dessa política do que a marxiana. Isso porque, (...) ela é a única teoria que aborda a questão da desigualdade de forma abrangente, isto é, tanto nas suas dimensões econômica, política e social, quanto nas suas versões capitalista e socialista.”
 
PEREIRA, Potyara AP. O sentido de igualdade e bem-estar em Marx. Revista Katálysis, v. 16, n. 1, p. 37-46, 2013. P. 38.
 
O excerto acima faz uma breve discussão acerca de uma questão fundamental na teoria marxiana. Isso posto, explique qual a base da desigualdade social para Karl Marx?
Nota: 20.0
	a resposta correta deve abordar que a base da desigualdade social para Marx é a detenção por alguns da propriedade dos meios de produção, enquanto outros são desprovidos de sua posse. Ver livro-base: “A concepção dicotômica vê a exploração econômica como o principal fator de desigualdade. Nesta perspectiva, os indivíduos que detêm os meios de produção – os burgueses têm acesso privilegiado aos bens sociais, em detrimento daqueles que não detêm os tais meios – os operários.” (p. 17)
Resposta:PARA ELE A DESIGUALDADE É UM FENÔMENO CAUSADO PELA DIVISÃO DE CLASSES, E POR TER DENTRO DESSAS DIVISÕES , CLASSES DOMINANTES, QUE UTILIZAM DA "MISÉRIA" GERADA PELA DESIGUALDADE PARA MANTER O DOMÍNIO EXISTENTES NESSAS CLASSES, GERANDO DESSA FORMA UM CICLO. 
Questão 5/5
O sistema de ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desafio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas.
 
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educação e Sociedade, v. 25, n. 88, p. 757-776, 2004. P. 758.
 
O excerto  faz referência ao reflexo das desigualdades raciais em nosso país no ensino superior. Assim, descreva qual a situação dos   negros no ensino superior. negros no ensino superior no Brasil.
Nota: 16.0
	historicamente os negros ficaram alijados do acesso ao ensino superior. “Em 2006, 5% dos negros tinham um diploma, contra 18% dos brancos.” (pg 132 do livro-base). Esta situação está mudando (muito lentamente) com a implantação do sistema de cotas.
Resposta:ANTIGAMENTE OS NEGROS TINHAM UM MENOR ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, FICANDO ALIJADOS. COM O SISTEMAS DE COTAS ESSA SITUAÇÃO VEM MUDANDO LENTAMENTE. OS NEGROS JÁ TIVERAM MUITAS MELHORAS EM RELAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR, MAS AINDA EXISTE MUITA DESCRIMINAÇÃO EM RELAÇÃO AO ACESSO DE NEGROS NO ENSINO SUPERIOR.

Outros materiais

Perguntas Recentes