Buscar

Introdução ao Estudo Do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferença entre analogia, costumes, princípios e leis. Assim, a lei é uma fonte principal, sendo fontes secundárias a analogia, os costumes, os princípios gerais do direito, a doutrina e a jurisprudência. A lei é o preceito jurídico escrito, emanado do legislador e dotado de caráter geral e obrigatório. Analogia é fonte formal mediata do direito, utilizada com a finalidade de integração da lei, ou seja, a aplicação de dispositivos legais relativos a casos análogos. O costume no direito é considerado uma norma aceita como obrigatória pela consciência do povo, sem que o Poder Público a tenha estabelecido. Doutrina é o conjunto de indagações, pesquisas e pareceres dos cientistas do Direito. A jurisprudência é uma função atípica da jurisdição, considerada também como uma fonte do direito. Princípios do direito são postulados que se encontram implícita ou explicitamente no sistema jurídico, contendo um conjunto de regras.
Jusnaturalismo Vs Juspositivismo. A Corrente do Jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem, para os jusnaturalistas o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um ideal de justiça. O direito natural é universal, imutável e inviolável, é a lei imposta pela natureza a todos aqueles que se encontram em um estado de natureza. o contrário do que defende a corrente jusnaturalista (jusnaturalismo), a Corrente Juspositivista (juspositivismo) acredita que só pode existir o direito e consequentemente a justiça através de normas positivadas, ou seja, normas emanadas pelo Estado com poder coercivo, podemos dizer que são todas as normas escritas, criadas pelos homens por intermédio do Estado.O direito positivo é aquele que o Estado impõe à coletividade, e que deve estar adaptado aos princípios fundamentais do direito natural.
Common Law e Civil Law: Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil. O que basicamente significa que as principais fontes do Direito adotadas aqui são a Lei, o texto. Common Law é uma estrutura mais utilizada por países de origem anglo-saxônica como Estados Unidos e Inglaterra. Uma simples diferença é que lá o Direito se baseia mais na Jurisprudência que no texto da lei. Jurisprudência, caso esteja em dúvida, trata-se do conjunto de interpretações das normas do direito proferidas pelo Poder Judiciário.
O que é uma norma jurídica e qual seu objetivo? É uma regra de conduta imposta, admitida ou reconhecida pelo ordenamento jurídico. Norma e lei são usadas comumente como expressões equivalentes, mas norma abrange na verdade também o costume e os princípios gerais do direito. Tem por objetivo principal a ordem e a paz social e internacional. Desempenha várias funções, que não devem ser confundidas com as finalidades ideais da norma (justiça, segurança, etc.). A norma jurídica, quando disciplina condutas, se caracteriza pela bilateralidade. Além disso, a norma jurídica prevê uma condição, que ocorrendo, forçosamente, produzirá um efeito jurídico.
Porque existem normas em sociedade? Porque sem elas a sociedade seria um completo caos.
Qual a diferença entre revogação e ab-rogação? Revogar determinada lei significa retirar-lhe sua eficácia, torná-la nula, uma vez que sua aplicabilidade é extraída do mundo jurídico. Ab-rogação É a revogação total de uma lei pela edição de uma nova. Lê-se lei em sentido amplo, abrangendo os decretos e demais regulamentos que também poderão sofrer ab-rogação. É também considerado o ato de tornar nulo ou sem efeito a norma jurídica anterior
.
Características das normas primárias e secundárias: Normas primárias e secundárias não são realidades independentes, mas apenas por razões didáticas é que podem ser vistas separadamente. Neste sentido, diz-se que a norma primária encontra-se no âmbito do proibido (o que se pode e o que não se pode fazer) apenas as normas primárias regulam condutas humanas. Já a norma secundária relaciona-se com a obrigação do juiz de impor o castigo quando acontece o seu pressuposto. As regras secundárias, cuja função mediata é também regular a conduta humana, mas a sua função imediata é regularem outras normas.
Características da lei: A lei é uma regra obrigatória, ela constitui os direitos e deveres numa comunidade e imperativa.
Como a lei é validada? A validade tem relação com o ingresso da norma no ordenamento jurídico, ou seja, uma norma será válida quando não contradizer norma superior e tenha ingressado no ordenamento atendendo ao processo legislativo pré-estipulado.
A lei pode retroagir? A regra adotada pelo ordenamento jurídico é de que a norma não poderá retroagir, ou seja, a lei nova não será aplicada às situações constituídas sobre a vigência da lei revogada ou modificada (princípio da irretroatividade).
Qual a diferença entre normas de eficácia e efetividade? A primeira,depende de a norma alcançar o resultado jurídico pretendido pelo legislador, enquanto a efetividade, do fato da observância efetiva da norma, parte das autoridades e seus destinatários.
Qual a diferença entre norma genérica, particular e individualizada?Normas Genéricas: são normas destinadas a pessoas que se encontram numa mesma situação jurídica, Normas Individualizadas: são normas destinadas a pessoas de um mesmo grupo, individualmente determinados. Normas particulares, que vinculam determinadas pessoas, como exemplo as que compõem um negócio jurídico, um contrato; ou as de uma lei específica que expressamente contenha disposições só aplicadas a casos particulares. 
Jurisprudência: É o termo jurídico que designa o conjunto das decisões sobre interpretações das leis feitas pelos tribunais de uma determinada jurisdição.

Outros materiais