Buscar

Avaliando o aprendizado - Ciências Sociais 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Simulado: CCJ0001_SM_201602648174 V.1 
	Aluno(a): VITOR DE BONA ZIMMERMANN
	Matrícula: 201602648174
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 09/06/2016 23:09:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603347192)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
		
	
	o emprego da razão e o de teses míticas.
	 
	o uso da razão e de fenômenos naturais.
	
	o uso de mitos e de eventos sobrenaturais.
	
	o uso da teologia e o do senso comum.
	
	o uso de lendas e mitos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603311433)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Unioeste 2012) Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
		
	 
	um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico
	
	o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
	
	a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
	
	o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais
	
	pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603320548)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	 
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603440388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Elas têm como objeto de estudo
		
	
	Tudo o que diz respeito às criações humanas.
	
	Tudo o que diz respeito às naturezas humanas.
	 
	Tudo o que diz respeito às culturas humanas.
	
	Tudo o que diz respeito aos conhecimentos humanos.
	
	Tudo o que diz respeito às mentes humanas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602788054)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UFPE 2008) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a ¿comunhão de valores morais¿ a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto:
		
	
	
	
	
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal

Outros materiais