Buscar

administração e gestão:conceitos e aplicações

Prévia do material em texto

Questão 1/10
(CEFET-RJ, 2010) Eficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123). 
Outro significado importante de eficácia é:
	
	A
	Incapacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
	
	B
	Capacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
	
	C
	Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
Você acertou!
o conceito correto de eficácia é: fazer as coisas de maneira adequada, resolvendo problemas, salvaguardando recursos aplicados, cumprindo seu dever e reduzindo custos. Trata-se do grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos e da capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
	
	D
	Incapacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
Questão 2/10
O anti-inflamatório Vioxx foi retirado do mercado apenas em 2004, em virtude da suspeita de que causava infartos e derrames. Mesmo após a divulgação dos riscos do remédio em 2000 e 2001 muitos médicos continuaram receitando a pílula, eles não enxergaram ou negligenciaram a informação. Um médico, como qualquer outra pessoa, é um processador de informações imperfeito. Trabalha com prazos apertados e deve tomar decisões de vida ou morte em circunstaâncias muito ambíguas. No caso do Vioxx, o retorno que os médicos recebiam dos pacientes, em geral, era positivo. Logo, apesar do acesso à informações sobre riscos, os médicos talvez tenham ficado “cegos” para a verdadeira extensão do perigo.
Assim, a concepção do homem para a teoria da tomada decisão é:
	
	A
	Homem econômico
	
	B
	Homem social
	
	C
	Homem com racionalidade limitada
Gabarito: O exemplo médico retratado acima ilustra a visão de homem com racionalidade limitada no processo decisório. A teoria de Simon sugere que a tomada de decisão é baseada em informações inadequadas, limitações de tempo e recursos para análises mais completas, além de restrições de memória, inteligência e percepção da informação disponível: a isto damos o nome de racionalidade limitada.
	
	D
	Homem motivacional
Questão 3/10
“ Em 2011 a Companhia Aérea brasileira TAM se uniu à Chilena LAN. Foi realizada uma fusão, ao unir-se com a LAN, a TAM conseguiu tirar de circulação uma concorrente que forçava a competição por preços mais baixos e amentar sua participação no mercado de aviação mundial. As sinergias poderão aumentar a receita operacional da LATAM (nome da companhia aérea criada a partir da fusão) entre 600 e 700 milhões de dólares”. 
Sobre a fusão TAM e LAN, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
	
	A
	A fusão da TAM e LAN representa a busca pela padronização dos serviços aéreos, pois hoje o mercado tem-se tornado, cada vez mais, uma grande “commoditie”, onde a busca pela padronização é um marco da sociedade em que vivemos.
	
	B
	A fusão da TAM e LAN é um claro exemplo de como as organizações lidam com o ambiente e de que maneira elas podem se adaptar a ele.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “b”. A fusão da TAM e LAN é um claro exemplo de como as organizações lidam com o ambiente e de que maneira elas podem se adaptar a ele. Nesse caso, a estratégia adotada foi a fusão, reduzindo assim a incerteza ambiental. Ela não busca a padronização dos processos, pois busca sim criar rotas exclusivas de operação, executar um serviço com diferenciais exclusivos; a fusão foi eficiente e eficaz, pelo menos com base no enunciado do exercício, pois a fusão foi o melhor método encontrado para solucionar o caso e esta trará um aumento da receita operacional entre 600 e 700 milgões de dólares; não se trata de integração vertical, pois o conceito de integração é Assim, a integração vertical seria a decisão da empresa de executar internamente não apenas a produção de bens e serviços- ao invés de comprar os mesmos- mas também de executar partes relevantes do processo administrativo, dentro da própria organização, como a distribuição e o marketing do mesmo, o que ão é o caso em questão (Rota 06).
	
	C
	A fusão da TAM e LAN não foi eficaz para a empresa, na medida em que a receita operacional irá reduzir, embora a capacidade de operação em solo internacional aumente.
	
	D
	A fusão da TAM e LAN não foi eficiente para a empresa, pois o método de fusão não é o mais recomendado nesse caso.
	
	E
	A fusão da TAM e LAN é um claro exemplo de integração vertical de processos.
Questão 4/10
(CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 7) Uma das mais importantes tarefas dos psicólogos organizacionais é avaliar a satisfação dos funcionários, fornecendo subsídios para que as empresas tomem medidas para melhorá-la. A respeito dos temas satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, analise as assertivas abaixo.
I. A satisfação no trabalho é uma variável de atitude que mostra como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho.
II. A satisfação no trabalho é muito difícil de ser estudada e mensurada. Por isso, poucos estudos e pesquisas são realizados, o que dificulta a compreensão científica desse fenômeno.
III. O comprometimento organizacional é outra variável de atitude, e suas várias definições contemplam a ligação do indivíduo com a organização.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	 I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas
	
	C
	I e III, apenas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “c”, pois tanto a satisfação quanto o comprometimento são atitudes perante o trabalho, ou seja, são compostos de crenças, afetos e comportamentos; além disso, apesar dos desafios em se mensurar a satisfação no trabalho, existem inúmeros estudos científicos dedicados a isso.
	
	D
	I, II e III.
Questão 5/10
(CONCURSO- Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca- 2014)
Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em:
	
	A
	Técnica- capacidade de enxergar a empresa como um todo.
	
	B
	Administrativa- modo como a empresa se relaciona com o meio em que se insere.
	
	C
	Humana- geração de cooperação entre os membros da equipe que está sendo liderada.
Você acertou!
Trata-se do conceito aprendido até aqui, a evolução das escolas de gestão nos mostra que os seres humanos são seres sociais, dotados de necessidades psicológicas e portanto devem ser analisados e compreendidos dentro de sua concepção humana, muito mais do que reduzidos à uma visão operacional e mecanicista, fatores como a motivação, satisfação, bem estar, liderança e clima organizacional devem ser considerados ao lidar com os indivíduos nas organizações.
	
	D
	Operacional- relacionada ao ambiente macroeconômico e sua relação com a empresa.
Questão 6/10
(ENADE 2009) Durante sua atividade profissional, os administradores precisam tomar inúmeras decisões que envolvem riscos com impacto no desempenho de suas organizações. Fazem-no num contexto em que não dispõem de informações suficientes e têm restrições de recursos e de tempo para coletar mais informações para apoiar o seu processo decisório. Além disso, possuem limitações cognitivas que impedem de alcançar uma solução ótima para os problemas que enfrentam. Com base no texto, é CORRETO afirmar que os administradores tomam decisões num contexto de racionalidade:
	
	A
	a) legal
	
	B
	b) formal
	
	C
	c) limitada
Você acertou!Gabarito: Para Sobral e Peci (2013), a teoria de Simon sugere que a tomada de decisão é baseada em informações inadequadas, limitações de tempo e recursos para análises mais completas, além de restrições de memória, inteligência e percepção da informação disponível: a isto damos o nome de racionalidade limitada.
	
	D
	d) plena
Questão 7/10
(FUNARTE, 2014) Um elemento marcante na maioria das grandes organizações é sua cultura organizacional. Essa cultura é reconhecida como responsável por promover uma convergência nos comportamentos, valores e atitudes dos indivíduos, perpassando toda a organização, mas que pode trazer também desafios à introdução de mudanças nos processos internos e na incorporação de novas práticas de gestão que rivalizem com aspectos nela consolidados. A cultura organizacional é formada por processos de consolidação de camadas, que vão interagindo e consolidando as bases da cultura da organização. Essas camadas são formadas por:
	
	A
	Valores, crenças, comportamento, pressupostos básicos tidos como óbvios;
Você acertou!
Cultura organizacional pode ser entendida como o todo complexo que inclui conhecimento, as crenças, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade, e que são levados para dentro das organizações, sendo expressas através dos valores, regras e crenças que podem ser visualizadas através da linguagem, dos heróis, das histórias, dos rituais, na comunicação, nos símbolos e nas interações entre os membros da empresa (Rota 03).
	
	B
	Tipos de autoridade, estrutura organizacional, grupos informais, tipo de orientação.
	
	C
	Padronização, interação, remuneração, ética.
	
	D
	Responsabilidade social, sustentabilidade, relação com os clientes e relação com os funcionários.
	
	E
	Necessidades fisiológicas, princípios de segurança, valores sociais, autoconhecimento.
Questão 8/10
Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional, que, por sua vez, consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda em princípios e políticas de gestão implantadas pela organização. Estes elementos evidenciam a importância da cultura organizacional de uma empresa como o alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados. Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem sua política organizacional, e ainda que ela não seja clara, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas.
MARQUES, J. R. Importancia da Cultura Organizacional de uma Empresa. Instituto Brasileiro de Coaching, 2015. Disponível em: <http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/importancia-da-cultura-organizacional-de-uma-empresa/>
A cultura organizacional faz-se presente na perspectiva das organizações atuais, nesse sentido analise as afirmações abaixo.
 I. A cultura define o modo de se comportar das pessoas nas organizações.
II. Pode ser compreendida como uma maneira fora do comum de se pensar e fazer as coisas.
III. A diversidade manifesta-se em dois planos diferentes, os quais: no plano visível dos artefatos e no plano dos valores compartilhados.
IV. A diversidade de pessoas de diferentes padrões culturais e o multiculturalismo, que a globalização trouxe, tornou mais complexas à identificação da cultura organizacional.
Após a análise, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As afirmativas I e IV, apenas. 
Você acertou!
I. CORRETA. A cultura define o modo de se comportar das pessoas nas organizações. 
II. INCORRETA. É a maneira costumeira ou normal de se resolver as coisas.
III. INCORRETA. A cultura manifesta-se em três diferentes planos: no plano visível dos artefatos, no plano dos valores compartilhados e nas pressuposições básicas que se depositam no seu íntimo.
IV. CORRETA.  A diversidade de pessoas de diferentes padrões culturais e o multiculturalismo, que a globalização trouxe, tornou mais complexas à identificação da cultura organizacional.
	
	B
	As afirmativas II e IV, apenas.
	
	C
	As afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	As afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	As afirmativas II, III e IV, apenas.
Questão 9/10
Historicamente os brasileiros já estão acostumados com o racionamento de energia. O ápice desta foi a chamada “Crise do Apagão”, que ocorreu entre os anos de 2001 e 2002. Apagão é um termo que designa interrupções ou falhas na transmissão de energia, ocasionando blecautes de maior duração.Com relação ao racionamento de energia, e sob o ponto de vista da análise administrativa, identifique a seguir qual alternativa corresponde corretamente ao motivo principal causador da crise no Brasil, a que se refere o enunciado acima.
	
	A
	Sem dúvida, a principal causa foi a falta de chuva no território brasileiro.
	
	B
	O apagão ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, a ausência de planejamento e investimentos na geração e distribuição de energia por uma década.
Você acertou!
A crise energética brasileira nos anos 2000, que culminou com o Apagão, ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, o fator principal foi a falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e transmissão de energia durante mais de uma década. Com a escassez de chuva, o nível de água dos reservatórios das hidroelétricas baixou e os brasileiros foram obrigados a racionar energia. Assim, a ausência da função planejamento foi a principal motivadora de tal episódio, e não apenas a falta de chuvas (o que torna a alternativa “a” incorreta), ou a ausência de controle do nível de nossos reservatórios nas hidrelétricas (letra “c”), pois o controle por si só, sem um planejamento anterior, não levaria a nenhum resultado. A letra “d” está incorreta, pois não tem relação com o assunto proposto, o racionamento energético é um problema brasileiro desde o início dos anos 2000, e se estende até os dias de hoje, ainda o sistema Cantareira é responsável apenas pela captação e tratamento de águas para a Grande São Paulo. E a letra “e” está errada, pois não é somente a falta de uma boa direção, que ocasionou o apagão energético, e sim os fatores já elencados.
	
	C
	Ausência de controle do governo brasileiro acerca do nível de nossos reservatórios das hidrelétricas.
	
	D
	Falta de organização do governo Dilma e Alckmin na gestão do sistema Cantareira, principal reservatório de água doce do Brasil.
	
	E
	A principal causa foi a falta de educação ambiental dos brasileiros, que não cultivam hábitos de consumo consciente de energia.
Questão 10/10
(Enade 2006, Administração) As novas políticas de pessoal, recentemente implantadas na Confecção Norma Modas, trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores:
I. custos associados a doenças ocupacionais; 
II. violência no trabalho;
III.  nível de responsabilidade atribuída ao cargo;
IV. inclinações pessoais; 
V. absenteísmo e rotatividade.
Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
	
	A
	I, II e V.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “a”, pois a violência, o absenteísmo e a rotatividade são consequências (reflexos) diretas da insatisfação do trabalhador; insatisfação e o estresse no trabalho tendem a causar doenças ocupacionais, aumentando os custos da empresa para manter a saúde do trabalhador. Altos níveis de responsabilidade no trabalho não necessariamente são estressores, muito menos inclinações pessoais.
	
	B
	III e V.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	II, IV e V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes