Buscar

Discursiva libras e organização Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
 
“Houve a crise séria entre a cultura surda e a educação, pois ao percorrer a trajetória histórica do povo surdo e suas diferentes representações sociais vemos os domínios do ouvintismo relativos a qualquer situação relacionada à vida social e educacional dos sujeitos surdos. Houve fracassos na educação dos surdos devido à predominância do oralismo puro na forma de ouvintismo, entretanto, em últimos 20 anos começaram a perceber que os povos surdos poderiam ser educados através da língua de sinais”.
STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006. Pg. 15.
 
De acordo com os textos lidos, descreva no que é pautada a filosofia e metodologia oralista e sua relação com a pessoa surda.
Nota: 20.0
	Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 55 e 56.
 
Durante muito tempo as discussões a respeito da educação de surdos são impregnadas de uma visão médico-clínica. Essa postura foi assumida pela filosofia oralista, que acredita na normalização, preconizando a integração e o convívio dos portadores de surdez com os ouvintes somente através da língua oral. Com a busca da equivalência ao ouvinte, prioriza-se o ensino da fala como centralidade do trabalho pedagógico. A metodologia é pautada no ensino de palavras e tais atitudes respaldam-se na alegação de que o surdo tem dificuldade de abstração. Aprender a falar tem um peso maior do que aprender a ler e a escrever. Assim, o surdo é considerado como deficiente auditivo que deve ser curado, corrigido, recuperado. Como ressalta Jacinto (2001), com a valorização da modalidade oral, o oralismo torna-se hegemônico, e a língua de sinais é considerada 'tradicional' e 'acientífica'. Segundo essa visão, a utilização de sinais levaria a criança surda à acomodação e a desmotivaria para a fala, condenando-a a viver numa subcultura.
Resposta:Essa metodologia estava focada em ensinar o surdo a se comunicar através da fala, tratando o surdo apenas como um problema médico, sua identidade era atribuída socialmente pela falta da fala e não do que pelo déficit auditivo.A relação principal é formar as pessoas surdas para o mercado de trabalho, pois a falta da fala atrapalhava na concepção oralista. 
Questão 2/5
[...] A nomenclatura utilizada para denominar o gestor da escola é a de diretor. Ficou também evidenciado que as atribuições do cotidiano de trabalho desses diretores exigem competências e habilidades necessárias para atender aspectos políticos, administrativos, pedagógicos e sociais. Apareceram como atribuições mais frequentes: ser observador, ouvinte, ter conhecimento da legislação vigente, dirigir, acompanhar, coordenar, avaliar, responder pelas questões administrativas e pedagógicas da escola, delegar atribuições, integrar escola/família/comunidade, solicitar verbas, manter um clima harmonioso no ambiente escolar, preservar o bom funcionamento da escola e resolver conflitos decorrentes do dia- a- dia.
FRANCISCO, Denise Arina. SCHNEIDER, Elaine Cristina Araújo (Organizadoras). Ações, reflexões e desafios na formação do pedagogo na contemporaneidade [recurso eletrônico]. Novo Hamburgo: Feevale, 2010 (p 60)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva as principais características da formação de um diretor escolar.
Nota: 20.0
	A formação do diretor escolar deve contemplar: reflexões teóricas: entendimento das políticas educacionais no contexto sócio-político-cultural, instrumentalizando para a intervenção nos espaços políticos, pedagógicos e curriculares. Desenvolvimento de habilidades de interlocução entre os diferentes sujeitos do espaço escolar, visando a construção dos processos pedagógicos nas instituições educativas ou nos movimentos sociais, conduzidos pela obrigação com a democratização das relações sociais. Aproximação teórica sobre o planejamento e a gestão dos sistemas de ensino, considerando as ferramentas metodológicas e tecnológicas usadas como propiciadoras de diálogo interno e articulação com os movimentos da sociedade civil (p. 31-32)
Resposta:A formação do diretor escolar deve contemplar:reflexões teóricas, entendimentos de políticas educacionais no contexto sócio-político-cultural, instrumentalizando para intervenção nos espaços políticos, pedagógicos e curriculares.Desenvolvendo habilidades de interlocutor entre os diferentes sujeitos do espaço escolar conduzindo e organizando a democratização das relações sociais. Aproximando teorias sobre o planejamento e a gestão dos sistemas de ensino,considerando ferramentas metodológicas e tecnológicas usadas como propiciadoras de diálogos e articulação com a sociedade.
Questão 3/5
NUNES, Antonio Ozório. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Contexto, 2011. (p. 98.)
 
Hengemuhle (2004) citado no livro base da disciplina (GROCHOSKA, 2011) parte de uma concepção de um aluno integral e integrado, desenvolvendo a responsabilidade em todas as áreas. Para isso, o autor propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver. Nesse contexto, descreva o aprender a fazer.  
Nota: 20.0
	Aprender a fazer: Solução de problemas, elaboração de conceitos autônomos e críticos, capacidade empreendedora, elaboração de projetos, propostas, liderança, espirito de iniciativa, administração e resolução de conflitos. (p. 26)
Resposta:O aprender a fazer o aluno apto a solucionar problemas, elaboração de conceitos autônomos e critérios, empreendedorismo, elaboração de projetos, liderança, iniciativa, invenção ,imaginação e administrar conflitos.
Questão 4/5
A gestão escolar deve estimular, portanto, uma forma de educação que aporte “um caráter prático a fim de facilitar ao aluno a transição entre a escola e a realidade integral da existência, a fim, de capacitá-lo a compreender seu meio a se dirigir automamente.
WELLEN, Henrique. WELLEN Hericka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Intersaberes, 2012 p.176
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, percebe-se que o papel do gestor escolar depende de fatores determinantes: autoridade, responsabilidade, decisão, disciplina e iniciativa. Descreva a iniciativa como papel do gestor escolar.
Nota: 20.0
	A iniciativa, refere-se à capacidade de solucionar de forma crítica problemas de organização escolar, imprevistos e demais situações (p. 33)
Resposta:Refere-se a capacidade de solucionar de forma crítica problemas de organização escolar, imprevistos e demais situações que ocorram na aplicação do projeto político pedagógico.
Questão 5/5
Leia o quadrinho a seguir:
A partir das atividades desenvolvidas pelo profissional tradutor/intérprete de língua de sinais descreva algumas características fundamentais para o desempenho dessa função de acordo com o Código de Ética.
Nota: 20.0
	Espera-se que sejam destacadas as características principais como a imparcialidade, confiabilidade, discrição e fidelidade.
Texto 05: A Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais
Página 12 e 13.
 
O tradutor-intérprete da língua de sinais é a pessoa ouvinte bilíngue que traduz e interpreta a língua de sinais para a língua portuguesa em quaisquer modalidades que se apresentar, seja oral ou escrita (Decreto nº 5.626/2005).
Os tradutores-intérpretes desempenham papel de mediadores das relações sociais entre ouvintes e surdos, atenuando as barreiras comunicativas e linguísticas e estabelecendo a ligação entre esses dois mundos.
É importante destacar que uma tradução sempre envolve a modalidade da língua escrita. Já a interpretação sempre envolve as línguas falada (oral-auditiva) e sinalizada (visual-espacial).
O intérprete de LIBRAS precisa ter qualificação específica para atuarcomo tal. Isso significa ter domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e técnicas de tradução e interpretação.
Cabe a esses profissionais seguir preceitos éticos como imparcialidade, confiabilidade, discrição e fidelidade. Para a realização deste trabalho, é necessário que esses profissionais sejam capacitados em cursos específicos, oferecidos por entidades que atuam junto às pessoas com deficiência auditiva/surdez ou tenham certificação de proficiência em LIBRAS, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Resposta:Deve ser honesta, consciente, confidente e de equilíbrio emocional, deve manter atitude imparcial, deve interpretar fielmente,conhecer seu próprio nível de competência, ser prudente, deve adotar conduta adequada de se vestir sem muito adereços e deve ser remunerado para o serviço e deve considerar os diversos níveis da linga de sinais.

Outros materiais