Buscar

RESUMÃO ALTA COMPLEXIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMÃO ALTA COMPLEXIDADE
A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que:
R.: O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculos responsáveis pela respiração.
A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
R.: 10
Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Monitor multiparâmetro é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para:
R.: Registrar os parâmetros hemodinâmicos do paciente
Durante a execução do exame físico realizado em pacientes graves, a função neurológica pode ser mensura através da avaliação de alguns sinais sugestivos de lesão cerebral. Um paciente que apresenta posição de adução e flexão dos membros superiores, rotação interna dos membros inferiores e flexão plantar dos pés, caracteriza-se com sinais de:
R.: Decorticação
A asma se manifesta pela irritação da mucosa das vias aéreas com redução dos espaços e aumento na produção de muco: Diante disso responda de que maneira atua o medicamento relacionado abaixo:
R.: Corticóides atuando na inflamação e ampliando as vias aéreas.
O teste que deve preceder a realização da coleta de sangue arterial é:
R.: Teste de Allen
No Edema Agudo de Pulmão a sensação de afogamento é causada por
R.: Excesso de líquido nos espaços pulmonares
Você encontra-se como enfermeiro no setor de emergência de um hospital, quando deu entrada o paciente MSC de 17 anos de idade com o seguinte relato: dor abdominal, sonolência, náuseas e vômitos. Você observou que o paciente também apresentava hálito cetônico. Dentre os procedimentos e exame realizados, destacamos os seguintes resultados da gasometria arterial: PH 7,30 / HCO3 37 (mEq/L) / PaCO2 42 mmHg. Considerando os resultados acima citados, qual o distúrbio ácido-básico apresentado pelo paciente MSC?
R.: Acidose metabólica
Acerca da Insuficiência Respiratória (IR), marque a assertiva correta:
R.: O efeito espaço morto significa boa ventilação e má perfusão
Quais das drogas abaixo ajudam a reverter a isquemia miocárdica?
R.: AAS, nitroglicerina
Na assistência de enfermagem ao paciente em situação de urgência e emergência, o enfermeiro deve realizar a avaliação neurológica, utilizando a Escala de Glasgow. Acerca dessa escala, é correto afirmar:
R.: Sua pontuação varia de 3 a 15, sendo característica da lesão grave de 3 a 8, da lesão moderada de 9 a 12 e lesão leve de 13 a 15.
São componentes da Reanimação Cardiorrespiratória, exceto:
R.: avaliação dos niveis séricos de potássio
A 'respiração paradoxal' é manifestação relacionada a:
R.: Fratura de arcos costais.
O equilíbrio acido-base é um delicado processo harmônico químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo para a manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular e extracelular. Qualquer variação pode gerar um desequilíbrio que reflete em alterações no organismo. Sobre esse tema, responda a afirmação INCORRETA:
R.: Quando o pH sangüíneo aumenta, a respiração torna-se mais profunda e rápida à medida que o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono.
O PACIENTE QUE APRESENTA AS SEGUINTES COMPLICAÇÕES GÁSTRICAS - VÔMITOS CRÔNICOS E DOENÇA INTESTINAL INFECCIOSA, DIARRÉIA, COLITE ULCERATIVA - DEVE-SE INDICAR QUE TIPO DE NUTRIÇÃO?
R.: NUTRIÇÃO PARENTERAL
Para um cliente, internado no CTI há 6 dias, está sedado e possui diagnóstico médico de Sepse. Ao avaliar o cliente, o enfermeiro pode perceber que o cliente apresentou resposta lentificada ao toque da glabela. Com isso, pode-se afimar que segundo a Escala de Ramsay, o valor obtido após estas observações é de:
R.: 5
No Brasil, a implantação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) teve início na década de 1970. Atualmente, é uma unidade presente no contexto hospitalar. O surgimento da prática em UTI representou um marco dentro dos progressos obtidos pelos hospitais em nosso século, visto que, antes dela, os pacientes graves eram tratados nas próprias enfermarias, faltando assim, área física adequada, além de recursos materiais e humanos para uma melhor qualidade desse cuidado.(CINTRA E.A., NISHIDE V.M., NUNES W.A. Assistência de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo - 2° edição) Considerando que o enfermeiro atuante em setores de alta complexidade, entre eles a Unidade de Terapia Intensiva, analise as afirmativas abaixo: I. Para a confecção de um projeto de construção de uma UTI, é necessária a presença de um grupo multidisciplinar, ou seja, não apenas engenheiros e/ou arquitetos. II. A localização da UTI, deve permitir acesso direto e estar próximo a elevadores, serviços de emergência, centro cirúrgico, laboratórios entre outros setores. III. As paredes e tetos devem ser construídos com materiais com alta capacidade de absorção de sons. Após a análise das afirmativas abaixo, marque a única opção correta:
R.: I - II – III
A monitorização hemodinâmica permite o acompanhamento dos sinais fisiológicos de um paciente, possibilitando acompanhar e verificar possíveis alterações. São considerados meios de monitorização INVASIVAS:
R.: Catéter de swan ganz
Ao encontrar um cliente que está acordado, ventilando em ar ambiente espontâneamente, desorientado e localizando o estímulo doloroso, pode-se afirmar que sua pontuação em GLASGOW é:
R.: 13
Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
R.: A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
L.G.F, 80 anos, chega ao setor de emergência apresentando os seguintes sintomas: Desidratação, torpor, respiração profunda seguida de pausa inspiratória e aumento da frequência respiratória, hálito cetônico. Solicitado Gasometria Arterial: pH= 7,10; PaCO2= 20 mmhg; HCO3= 5 mEq/L; BE= -18. Qual o distúrbio ácido-básico que L.G.F apresenta?
R.: Acidose metabólica descompensada
No Edema Agudo de Pulmão a sensação de afogamento é causada por
R.: Excesso de líquido nos espaços pulmonares
O conceito de complexidade é muito amplo e irrestrito. No entanto, restringindo este conceito à condição clínica que o paciente apresenta ao chegar em uma unidade hospitalar de saúde pode-se classificá-lo como aquele que:
R.: Tem situação de risco e se coloca à disposição do tratamento para resolver a situação.
Não constitui um cuidado de enfermagem a ser destinado a um cliente com diagnostico médico de Edema Agudo de Pulmão:
R.: Manter garroteamento de MMSS e MMII.
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre quando o suprimento de sangue em uma área do cérebro se interrompe ou quando um vaso sanguíneo se rompe, extravasando sangue nos espaços que rodeiam as células cerebrais. Marque a alternativa correta sobre este tema:
R.: O AVE Isquêmico acontece como consequênciade uma redução crítica do débito sanguíneo devido à oclusão parcial ou total de uma artéria cerebral;
	Considere a avaliação gasométrica de um paciente em insuficiência respiratória em uma Unidade de Pronto Atendimento. Correlacione as situações clínicas propostas com os resultados gasométricos apresentados. Assinale a opção com a sequência numérica correta (de cima para baixo). (1) paciente de 50 anos com rebaixamento do nível de consciência (2) paciente de 20 anos com dispneia intensa devido à hipertermia maligna (3) paciente de 15 anos com gastroenterite infecciosa prolongada ( ) PO2 = 50 mmHg / PCO2 = 60 mmHg / HCO-3 = 26 / pH = 7,20 ( ) PO2 = 110 mmHg / PCO2 = 25 mmHg / HCO-3 = 22 / pH = 7,55 ( ) PO2 = 95 mmHg / PCO2 = 35 mmHg / HCO-3 = 15 / pH = 7,15
	
	 
	e) 3, 1, 2
	 
	a) 1, 2, 3
	 
	b) 3, 2, 1
	 
	d) 2, 3, 1
	 
	c) 2, 1, 3
O coração recebe seu suprimento sanguíneo através de duas artérias coronárias: Direita e esquerda que se ramificam e percorrem a superfície externa dos ventrículos e dão origem a ramos menores que penetram em todas as partes do coração. Neste contexto, as causas do IAM são diversas, caracterizando um quadro clínico nem sempre específico. Os locais e os tipos de infarto também têm sua variedade. Considerando o exposto assinale a alternativa correta.
R.: A CPK esta elevada logo nas primeiras horas e com seu pico máximo em 24 hs retornando ao normal em 2-3 dias. Seu valor normal é de 65-75UI/l. Esta enzima pode ter sua atividade influenciada por lesões por injeção IM.
Acerca da Insuficiência Respiratória (IR), marque a assertiva correta:
R.: O efeito espaço morto significa boa ventilação e má perfusão
No atendimento a uma gestante que apresenta eclâmpsia, a primeira conduta a ser realizada no atendimento emergencial é, segundo o algoritmo de trauma:
R.: Ofertar oxigenioterapia
São sinais de queimadura em via aérea, exceto:
R.: Aumento da temperatura corporaL
"É A SUCESSÃO RÁPIDA DE BATIMENTOS ECTÓPICOS VENTRICULARES QUE PODE LEVAR À ACENTUADA DETERIORAÇÃO HEMODINÂMICA, CHEGANDO MESMO A AUSÊNCIA DE PULSO ARTERIAL PALPÁVEL, QUANDO ENTÃO É CONSIDERADA UMA MODALIDADE DE PARADA CARDÍACA, DEVENDO SER TRATADA" . ESTE RELATO SE REFERE A QUAL MODALIDADE DE PARADA CARDÍACA?
R.: TAQUICARDIA VENTRICULAR SEM PULSO
Um paciente adulto apresenta queimadura de 2o grau comprometendo toda face anterior do tronco e todo membro inferior esquerdo . A superfície corporal envolvida é de:
R.: 73%
Quanto a manobra de heimilich é possível afirmar:
R.: Em bebês, deve-se preferir a manobra chamada de "golpe nas costas"
Que opção terapêutica apresenta evidências de redução significativa na mortalidade do paciente com choque séptico?
R.: Uso de vasopressores e inotrópicos como a Noradrenalina e Dobutamina, para recuperação hemodinâmica.
No atendimento inicial a vítima de trauma, a avalição neurológica deve ser constituída de:
R.: Avaliação do AVDI - acordado, resposta a estimulo verbal e doloroso , inconsciência
Constitui um antagonista para as intoxicações por carbamato:
R.: Atropina
A principal causa de óbito em um grande queimado na fase aguda é o choque hipovolêmico. Dessa forma, constitui um cuidado para a prevenção e /ou detecção precoce deste agravo na fase aguda do atendimento, exceto:
R.; Punção de acesso venoso para infusão de soluções coloidais
QUAL ITEM NÃO ESTÁ RELACIONADO A AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DO PACIENTE COMATOSO NO PARÂMETRO DA MELHOR RESPOSTA VERBAL?
R.: TRANQUILO E CALMO
O profissional enfermeiro quando na atuação no setor de emergência, se depara com vários pacientes apresentando distúrbios respiratórios, em alguns casos podendo ser fatais quando não abordados da maneira rápida e correta. Muitas dessas afecções respiratórias se apresentam de forma bastante similar, porém com etiologias diferentes, necessitando assim de um conhecimento prévio por parte do enfermeiro, das apresentações, fisiopatologias e abordagens. Analise as afirmativas abaixo: I. No caso da pneumonia, o enfermeiro deve avaliar sinais de hipoxemia e dispnéia . Os pacientes podem apresentar ainda tosse, produção de escarro e também murmúrio vesicular diminuído. II. Nos casos de asma aguda, o broncoespasmo é fator importante para a variação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, dentre eles a falta de ar associada aos estertores que são verificados quando o enfermeiro realiza a ausculta pulmonar. III. Nos casos de insuficiência respiratória aguda, os pacientes podem apresentar sinais e sintomas como: cianose, inquietação, alteração do nível de consciência entre outros. É correto apenas o que se afirma na apção:
R.: I – III
A AVALIAÇÃO DA ESCALA DE GLASGOW ESTA DIVIDIDA EM TRÊS CONDIÇÕES E O ESCORE DAS NORMALIDADES CHEGA A UM VALOR ESPECIFICO. MARQUE A RESPOSTA QUE CONFIRMA AS TRÊS CONDIÇÕES DA ESCALA E O ESCORE MÁXIMO DE NORMALIDADE
R.: ABERTURA OCULAR, RESPOTAS VERBAIS, RESPOSTAS MOTORAS E O ESCORE 15
Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Respirador artificial é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para.
R.: Permite ventilar o paciente de maneira invasiva
Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Bomba Infusora é utilizada durante a assistência do paciente de alta complexidade para.
R.: Permite que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
A derivação fornece uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo. Marque a alternativa correta referente as características das ondas eletrocardiográficas:
R.: Complexo QRS representa a contração Ventricular
Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Eletrocardiogramao é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para.
R.: Registrar o traçado eletrocardiográfico do paciente
Os medicamentos relacionados abaixo usados no tratamento do AVC isquêmico são:
R.: Aas, heparina e streptoquinase
A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que:
R.: O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculos responsáveis pela respiração.

Outros materiais